fbpx

Gravamos na sexta-feira passada o último dia da nossa cobertura do EFMC 2017, realizado em Madrid na Espanha. O evento teve como tema “Consolidando o Escopo Global de Gerenciamento de Instalações” e a ABRAFAC esteve presente com o nosso vice-presidente, Thiago Santana, e com o nosso diretor tesoureiro, Cristiano Mantovani.

Se você perdeu a nossa experiência dos primeiros dias, acesse aqui e aqui.

Nesse último dia, assuntos como sustentabilidade e tecnologia estiveram em pauta nos debates, porém, muitas palestras tocaram em um assunto em comum: as consequências, apresentadas em estudos, sobre novos locais de trabalho, nas arquiteturas flexíveis. Qual o impacto disso na produtividade dos colaboradores durante o trabalho?

Algumas pesquisas foram mostradas e, entre elas, uma focou sobre a questão do ruído, levantando um importante debate. O excesso de tecnologia também entrou em pauta, com grande potencial de ser uma vilã no trabalho de FM.

O Thiago foi um dos debatedores de um painel mostrando o ponto de vista do Brasil e as diferenças geográficas e econômicas em relação ao mercado de FM pelo mundo.

No último dia, também ocorreram premiações para pesquisadores e estudantes. Na Europa, esse desenvolvimento acadêmico em FM é maior. Um dos vencedores nasceu da união de FM com setores públicos, algo não muito comum.

A última palestra reuniu alguns nomes que já assumiram a presidência do EuroFM em anos anteriores. Foi levantada a questão do associativismo, que é diferente tanto nos EUA quanto na Europa. 

A conclusão que o Thiago e o Cristiano tiveram é como esse tipo de evento é importante para criar novas pontes com outras associações ao redor do mundo.  Além disso, terminam a cobertura fazendo um convite especial.

Assista ao vídeo e deixe seu comentário!

Compartilhe nas redes sociais
25 jun 2019

Tecnologia e modelo de gestão em condomínios comerciais

O artigo trata do uso de tecnologias em condomínios comerciais associado a um modelo de gestão, tendo a prospectiva estratégica como uma ferramenta de auxílio na construção de cenários desejáveis ao empreendimento, devido as mudanças no ambiente dos negócios, que vão em direção da digitalização.

Compartilhe nas redes sociais
30 maio 2019

Arquitetos e Facilities – A importância da conexão para a geração de valor

Muitos arquitetos questionam sobre quem procurar nas empresas para apresentar seus portfólios e como conseguir ser escolhido numa concorrência. Por outro lado, os colegas da área de facilities demandam arquitetos ou escritórios de arquitetura corporativa para melhoria do espaço de trabalho que sejam bons, baratos e rápidos.

Compartilhe nas redes sociais