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Publicado em 26 de fevereiro de 2021

Evento aconteceu na quinta-feira (25/02) e contou com as participações do sócio-fundador da ABRAFAC, José João Fiasco, e o diretor de Facilities & Maintenance da Telefônica Brasil, Caio Silveira Guimarães, além da presidente da ABRAFAC, Irimar Palombo.  

A Associação Brasileira de Property, Workplace e Facility Management – ABRAFAC abriu o calendário de eventos de 2021 com o FM Tactics. O debate virtual foi realizado na tarde desta quinta-feira, 25 de fevereiro, com o tema “O Futuro e a Integração das Áreas de FM, Property e Workplace”.

O FM Tactics consiste em uma série de programas virtuais promovidos pela ABRAFAC. Por meio do espaço online, profissionais e empresas do mercado de Facility Management compartilham com a comunidade melhores práticas, novos produtos e casos de inovação do segmento.

“Neste evento, os profissionais relevantes que nós trouxemos vieram com o coração aberto para falar de suas experiências, não só do momento, mas do passado e do que eles esperam para o futuro”, disse a diretora de eventos da ABRAFAC, Maristela Serpejante Porfirio.

Na ocasião, a presidente da ABRAFAC, Irimar Palombo, realizou a abertura oficial do calendário de eventos e ressaltou os objetivos de ações da associação, como o FM Tactics. “Nós, nesta nova gestão, estamos centrando nossas energias nas organizações e nos profissionais de Property, Workplace e Facility Management, sejam eles agentes públicos, contratantes, consultores, administradores ou empresas prestadoras. Estamos focados no desenvolvimento do nosso mercado e trabalhando para que nossa associação seja reconhecida como uma entidade acessível, representativa, colaborativa e em constante evolução”, disse.

Os participantes do FM Tactics foram o consultor e sócio-fundador da ABRAFAC, José João Fiasco, e o diretor de Facilities & Maintenance da Telefônica Brasil, Caio Silveira Guimarães. Ambos falaram sobre passado, presente e futuro do setor de Property, Workplace e Facility Management, detalhando experiências vivenciadas durante a pandemia de COVID-19.

Flexibilidade 

Caio Silveira Guimarães é formado pela Escola Politécnica de Engenharia da USP e possui 25 anos de experiência em indústrias de Real Estate, Varejo, Telefonia e Banking. Atuou em empresas como Luciano Wertheim, Gafisa, Itaú-Unibanco, Walmart e Telefônica, nas quais liderou equipes de Gestão Imobiliária, Gestão de Projetos, Expansão, Novos Negócios, Procurement, Engenharia e Facilities.

“A forma mais produtiva que a gente acha que pode contribuir com a discussão para falar sobre futuro é dar um pouco de contexto e falar de onde a gente vem. Não só a Vivo, mas todo mundo nesse contexto de pandemia, por onde a gente passou em 2020, o que a gente aprendeu e para onde a gente imagina que a gente vai caminhar”, afirmou.

Segundo o diretor, mesmo antes da pandemia algumas diretrizes e conceitos já eram presentes na empresa, como por exemplo o de mobilidade, com a opção para os funcionários de home-office duas vezes na semana. Desta forma, o cenário pandêmico acelerou processos que a Vivo já pensava em realizar. Portanto, a palavra-chave para o futuro é flexibilidade, pois o modelo de ocupação não pode ser estático, sobretudo com o conceito de “anywhere office” cada vez mais presente.

Outro aprendizado relatado pelo diretor é o de que não existe um projeto final, mas sempre uma versão “beta”, que poderá ser adaptada de acordo com as circunstâncias. “O mercado deve entender que a visão dos ativos vai ser diferente, centralizada no cliente, com necessidades específicas. O que a gente faz no Property, Workplace e Facility Management tem que refletir nisso”, complementou.

Setor em foco 

Por sua vez, José João Fiasco detalhou as experiências de modo geral no setor. O profissional possui mais de 45 anos de atuação nas áreas Técnica e de Gestão em empresas nacionais e multinacionais de bens de capital e serviços, dos setores industrial, tecnologia, imobiliário e de construção civil.

Segundo Fiasco, os objetivos e planos para o futuro acabaram virando necessidades do presente. Além disso, o cenário evidenciou o protagonismo da área de Property, Workplace e Facility Management de uma forma nunca vista antes. “Até pouco tempo atrás, nós só éramos lembrados por algo que não fazíamos, quando alguma coisa dava errado, como quando quebrava um ar-condicionado. Hoje, o profissional de Facility Management está envolvido nas decisões estratégicas das empresas, sejam elas de localização, tamanho, espaço ou quais forem. Hoje, o profissional do setor é consultado e faz parte da decisão”, avaliou.

Fiasco ressaltou que este é um momento em que os profissionais de Facility Management não podem perder, pois agora que o setor está em foco, é tempo de tirar vantagem do aumento desta importância dentro das organizações.

“Para mim, o futuro é a profissionalização e a capacitação. Eu acho que o futuro está nas pessoas e os profissionais de Facility Management precisam se preocupar com o seu crescimento e educação formal na profissão. Isso passa pela regulamentação da profissão, certificação, desenvolvimento de cursos universitários ou de especialização. Nós precisamos definir como nós queremos profissionalizar e capacitar nossos profissionais. O melhor veículo para que isso seja feito é através de uma associação de classe e já temos a ABRAFAC, que desde 2004 se preocupa com isso”, ressaltou.

O vídeo do evento está disponível no canal da ABRAFAC no YouTube. Acesse aqui.

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