fbpx

“A associação tem uma importância fundamental na missão de desenvolvimento e valorização dos profissionais de facilites, gerando conteúdo, organizando eventos e debates. A ABRAFAC –Associação Brasileira de Facility Management, Property & Workplace também tem papel fundamental no desenvolvimento do mercado, apoiando e fomentando a produção de normas técnicas e trazendo experiências internacionais para debater maneiras inovadoras de fazer Facilities.”

Com esta visão, Alexandre Ventura Martins está sempre presente na associação. O histórico do profissional na ABRAFAC começa desde a fundação em 2004, quando foi convidado, ao fim da cerimônia de fundação, pelo então presidente Amilcar, para ser um dos primeiros associados, tornando-se um dos sócios fundadores.

“Na ocasião, a empresa que eu trabalhava, a Dalkia do Brasil, era a gestora de Facilities do edifício. Eu como Gerente Técnico de São Paulo era responsável por este e outros empreendimentos, além de apoiar a área comercial em novos projetos”, relembra Ventura.

“Naquele momento, o conceito de Facilities ainda era muito novo, mas começava e ser conhecido e a ABRAFAC foi um dos vetores para esse conhecimento, agregando inúmeros profissionais e formadores de opinião das áreas de manutenção, zeladoria, gestão de serviços e limpeza em um novo conceito de ‘full service’, então chamado de Facilities”, conta também.

No mês de julho, a associação comemorou 16 anos de atuação. Por esse motivo, foi criada a série Perfil ABRAFAC, com homenagens aos membros que fizeram toda a trajetória de sucesso acontecer. Entre eles está Alexandre Ventura Martins.

“Desde sua fundação, sempre estive presente, de maneira discreta e mais constante. Fiz parte dos conselhos deliberativos nos anos de 2010 a 2012, 2012 a 2014 e agora em 2018 a 2020”, detalha.

Carreira em Facilities

Ventura é engenheiro mecânico. Em 1999, obteve o título de especialização em sistemas de Ar-Condicionado e Refrigeração Industrial pela FEI. Em 2010, concluiu o MBA em Gestão Estratégica e Econômica de Projetos com ênfase no PMI, na FGV e em 2017 na FIA, Administração no CAPExecutivo.

Atualmente, é sócio-diretor da UTS Tecnologia, empresa dedicada a fornecer e manter soluções de automação,sistemas de segurança predial e patrimonial, tornando os empreendimentos seguros e inteligentes.

“Comecei a minha carreira sendo engenheiro fiscal no IPT – Instituto de Pesquisas Tecnológicas de São Paulo, locado em um projeto para a Telesp, que em seguida foi privatizada. Após isso, fui trabalhar na então recém-chegada Dalkia do Brasil, inicialmente como gestor de contratos e posteriormente como Gerente Técnico Regional”, relata.

Após 9 anos trabalhando na Dalkia (1998 a 2007), foi convidado para implantar a nova divisão de Facilities no Brasil da Construtora alemã Hochtief, onde atuou, além de projetos de Facilities, também na modelagem de operações de PPP´s e assistência técnica da construtora.

Ficou na Hochtief de 2007 a 2012. Neste ano, foi convidado para trabalhar no Rio de Janeiro na Personal Service como Gerente de Desenvolvimento, tendo a missão de tornar a operação de limpeza e serviços da Personal em uma operação técnica em projetos de Facilities em diversos grandes clientes de óleo, gás e shopping center.

Esteve na Personal até 2016 e, após um curto período trabalhando como consultor de Facilities na ACRUX, se associou a alguns amigos na Unisecurity Tecnologia e sistema, que posteriormente se tornou a UTS Tecnologia.

“Estou no mercado de Facilities desde 1998. Sem querer foi dirigido para isso, incialmente gerenciando contratos de Facilities de maior complexidade técnica como CPD´s, hospitais e indústrias, passando por dar apoio técnico a áreas comerciais no desenvolvimento de soluções de facilites e finalmente fazendo implantações. Nesses anos, tive a sorte de conhecer diversos seguimentos e operações de Facilities, sua beleza e complexidade e peculiaridades, pessoas, processos, regiões e sotaques”, relata.

“A área de Facilities é a base sólida onde se apoia qualquer empresa para realizar a sua missão de oferecer o seu produto ou serviço. A importância do setor de Facilities como é hoje, maduro e competente, é fundamental para garantir o melhor ambiente de trabalho e de negócios, para os seus colaboradores e clientes”, avalia Ventura.

“Facilities são pessoas cuidando de pessoas, a missão de um gestor de Facilities é proporcionar o melhor ambiente de trabalho possível para o seu cliente e usuário. Para isso, conta com processos, tecnologia e principalmente pessoas treinadas e motivadas”, finaliza.

 

Por Jéssica Marques/Foco 21 Comunicação

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This field is required.

This field is required.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.