fbpx

Bill O’Neill, Chairman do IFMA, palestrou sobre o atual e o futuro do mercado do FM 

Um dos convidados do Congresso & Expo ABRAFAC 2017, que ocorreu nos dias 4 e 5 de outubro de 2017, no Tivoli Mofarrej Hotel, em São Paulo, foi Bill O’Neill, Chairman do IFMA (International Facility Management Association), que palestrou sobre o atual e o futuro do mercado do FM. 

Bill já havia subido ao palco para falar sobre Construções Inteligentes, substituiu Tony Keane, Presidente e CEO da IFMA. Dessa vez, o especialista abordou o contexto da profissão em diferentes regiões do mundo no Painel Internacional: FM 2025. 

“Para os próximos 10 anos, existem muitas coisas que requerem nossos esforços e tempo, mas precisamos de certeza que temos a estratégia correta e que as associações transmitam isso”, analisou Bill. 

“O desafio é como criar essas iniciativas para fazer com que nossas associações cresçam e possam convergir e participar como parceiros de uma maneira real dentro do mercado”.

Bill usou como exemplo a facilidade e importância de Gestores de Facilities participarem de associações. “Talvez o seu prefeito não seja membro da nossa associação, mas você pode fazer parte do conselho. Como você é da comunidade, pode participar”. 

Para Bill, cursos são importantes para solidificar a profissão no mundo. “Nos nossos cursos, fazemos a integração de serviços de FM. Temos peritos que tomam conta dos nossos sistemas de elevadores, de alarmes, da parte exterior e combinamos com os setores internos que trabalham 24 horas conosco”. 

“No mercado global existe uma falta de confiança na capacidade de subcontratante. Isso foi o que percebemos por meio dos relatórios. Ouvimos que o setor de ‘Acquisition Marketing’ ainda é a chave para aumentar o escopo de serviços oferecidos”. Bill acrescentou que isso pode constatar que os seus provedores de serviço não são suficientes ou eles não estão olhando atentamente para os seus negócios e oferecer soluções. 

“A lacuna está fechando aqui no Brasil, com crescimento de 9,3%. O mercado global espera se aproveitar do crescimento do setor e edificações com fins comerciais”. 

O especialista revelou que o FM ainda é uma fonte de domínio do serviço, devido as taxas e a emergência de uma unidade global de FM. “Isso pode ajudar as pessoas que são gerentes de FM com melhores práticas”. 

“Dentro da universidade, ouvi muitas histórias do tipo: ‘isso aqui não é o meu trabalho, outra pessoa que deve fazer isso’. Tentamos mudar essa visão nos últimos 25 anos. Hoje, investimos na integração. Cada profissional faz o seu trabalho e não há mais ruídos na comunicação, profissionais colocando a culpa um no outro, empurrando a responsabilidade de serviços.” 

Bill afirmou que os padrões e certificações são a oportunidade para agora se alcançar o sucesso da profissão. Além disso, ele vê a integração como grande tendência. “Queremos ter a certeza que estamos integrando as estratégias de FM sob todos aspectos do prédio”. 

“Também queremos expandir a rede do profissional de FM. Imagine se você não pudesse compartilhar novidade, perguntar e pesquisar sobre a profissão? Podemos tornar todas as questões que parecem banais, valiosas para o Gestor”. 

Bill também indicou a relevância da força de trabalho na indústria. “Agora é possível a mobilidade de carreira dentro de empresa em âmbito global. Grandes empresas nos questionam como são formados profissionais conosco e se eles estão aptos para trabalhar em qualquer parte do mundo”. 

“O setor de FM no Brasil terá um crescimento explosivo. O conhecimento pode ajudar a expandir a profissão em toda a América do Sul”. 

Associe-se agora para ter acesso exclusivo aos vídeos das palestras do Congresso e respectivas apresentações, além de garantir a entrada GRATUITA na edição 2018! 

Compartilhe nas redes sociais