fbpx

Svend Bie, Diretor da Dansk Facilities Management, avalia cenário do FM na Dinamarca

O mais meridional dos países nórdicos, a sudoeste da Suécia e ao sul da Noruega, delimitado no sul pela Alemanha, a Dinamarca se destaca no setor global de FM. Segundo o PIB medido em 2015, o país figura como a 37º maior economia do mundo e tem como forte os setores de: serviços (76,3%), indústria (22,4%) e agricultura (1,3%).

E é da terra de nomes como o escritor Hans Christian Andersen e do diretor Lars von Trier, que veio Svend Bie, Diretor da Dansk Facilities Management, para participar do Congresso & Expo ABRAFAC 2017. Svend foi um dos participantes do Painel FM of the World. Veja como foi a sua palestra a seguir! 

Com população de 5,6 milhões de pessoas, a Dinamarca conseguiu se sobressair com a Associação Dinamarquesa de Facility Management. “Ela foi estabelecida em 1991 por pessoas das maiores empresas do país. Tivemos o privilégio de estabelecer uma organização que abrange todos os profissionais de FM em empresas privadas e públicas, fornecedores e consultores, e atualmente é administrada por uma administração profissional, oferecendo reuniões, conferências, boletins informativos, cursos e uma revista para nossos membros”, explica Svend. Atualmente, a associação é composta por 800 pessoas de 200 empresas.

Segundo o palestrante, são 14 eventos realizados por ano, como conferência e grupos de networking“Nesse ano, vamos liberar um livro sobre como trabalhar sistematicamente com digitalização e FM profissional”, salienta Svend.

“Temos programas que comparam preços dos serviços prestados entre nossos membros. Oferecemos vários trabalhos para que todas as companhias parceiras se tornem cada vez melhores”. 

Tendências no FM da Dinamarca 

De acordo com a descrição de sua palestra, Svend aponta que na Dinamarca, bem como no resto da Escandinávia, “há um interesse crescente em como mover o foco de custo para valor. Muitas organizações veem as atividades de FM como grandes custos, portanto, estão sob uma pressão constante para economizar dinheiro”.

Na palestra, Svend afirma que essa é uma tendência importante para ser decifrada. “Acho que é um dos trabalhos mais importantes que temos pela frente e o FM precisa enfrentar. Cada grande companhia que consegue ter sucesso em seu negócio, tem como chave: menos custos e maior valor agregado. Mas não se trata de um produto mais barato que fica mais caro, mas sim produtos inovadores, com preços mais baixos. Por que o FM não faz parte dessa questão?” 

O palestrante acredita que o gerenciamento efetivo de instalações, combinando recursos e atividades, é vital para o sucesso de qualquer organização. “Se você oferecer para sua empresa uma solução que vai melhorar a capacidade da produtividade, isso vale muito mais do que você apresentar apenas o custo de produtividade no FM. Nos últimos anos, começamos a ver outras perspectivas”. 

Svend explica que a Big Data e a digitalização são importantes nesse contexto de pressão por redução de custos, colocando o FM no centro dos negócios. “A digitalização ajuda a deixar tudo mais prático e eficiente, enquanto a Big Data traz uma grande oportunidade para provar a sua capacidade em sua companhia”. Todavia, ele acrescenta que nenhum deles vão sozinhos melhorar os processos, se não houver uma reavaliação na cultura da organização. 

FM e a concentração

Para o diretor, a história do FM na Dinamarca segue um grande caminho em direção à escala e à concentração. “A mesma ideia de unirmos a limpeza, habitação, recepção, tudo no contexto de FM, já é uma concentração. Assim que FM foi determinado uma profissão, a concentração entre departamentos parece ter sido a regra. E isso teve um impacto grande”.

Svend aponta que isso é um desafio e mudanças no setor vão alterar a percepção de FM. “As atividades possuem diferentes tamanhos e o grande risco é não chegarmos a um contexto ideal”. 

“O grande desafio é que temos de nos tornar parceiros estratégicos em grandes negócios, sejam eles no setor privado ou público. Isso requer habilidades em um nível muito alto”, conclui. 

Associe-se agora para ter acesso exclusivo aos vídeos das palestras do Congresso e respectivas apresentações, além de garantir a entrada GRATUITA na edição 2018! 

 

Compartilhe nas redes sociais