O Papel do Real Estate na Descarbonização de Edificações
epleto de conteúdo imprescindível para atualização profissional, o Congresso ABRAFAC 2024 abordará como o setor pode ser um agente efetivo na luta contra as mudanças climáticas através da redução nas emissões de carbono nas edificações.
Tema central do painel “Transformação Sustentável: O Papel do Real Estate na Descarbonização de Edificações”, a pauta será apresentada por Juliana Hasegawa, Juliana Pelegrini e Vladimir Iszlaji.
Entre as discussões promovidas durante a palestra está a importância de práticas sustentáveis no design, na construção e na operação de edifícios, enfatizando a adoção de tecnologias verdes e materiais de construção ecologicamente corretos.
Serão destacados os benefícios econômicos e ambientais da eficiência energética e da gestão sustentável dos recursos, mostrando como essas práticas contribuem para a redução da pegada de carbono e o alcance das metas globais de descarbonização.
O painel também apresentará cases de sucesso de empresas e projetos que implantaram estratégias de descarbonização, promovendo insights práticos e inspiradores para os congressistas.
Será discutido ainda o panorama atual das edificações no Brasil e no mundo, destacando as tendências emergentes e os desafios enfrentados. A importância do Greenleasing – um contrato que inclui cláusulas de sustentabilidade, constituindo uma ferramenta eficaz para fomentar práticas verdes.
Os painelistas abordarão ainda quais os cuidados necessários para a implementação das estratégias, assim como a necessidade de uma avaliação contínua e a colaboração entre todos os stakeholders envolvidos para garantir que os objetivos de sustentabilidade sejam atingidos de maneira eficaz e eficiente.
Juliana Hasegawa é Gerente de Projeto Sênior – Interiores Corporativo na CBRE. Graduada em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, com Pós-graduação em Interdisciplinary Design for the Built Environment, Cambridge Institute for Sustainability Leadership, University of Cambridge (UK); LEED Green Associate, U.S. Green Building Council; PMP® Certification, Project Management Institute.
Juliana Pelegrini é arquiteta ítalo-brasileira, graduada pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, com mestrado em Tecnologia da Arquitetura pela Universidade de São Paulo com foco no design de edifícios de alta performance, visando sustentabilidade, descarbonização e qualidade do ambiente interior. Com mais de 24 anos de experiência, trabalhou no Brasil e em Londres, colaborando com profissionais renomados, como as equipes de Calatrava e Foster & Partners. Atualmente é Diretora e Sócia do Studio Symbios, consultoria especializada em Environmental e Light Architecture. Palestrante internacional da ASHRAE, em seu programa global de Distinguished Lecturers (DL), além de ser membro votante dos Comitês Técnicos: T.C. 2.8 (Building Environmental Impacts and Sustainability); e T.C. 7.1 (Integrated Building Design). Na Região XII (Flórida, América Central e América do Sul), atua como RVC das Atividades Estudantis e foi a primeira mulher a presidir o Capítulo Brasil da ASHRAE (2021-2022).
Vladimir Iszlaji é Bacharel em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo – FAU-USP, certificado no curso de Cidades pela Universidade de Harvard e com MBA em ESG pelo IBMEC. Desde 2015 atua na Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias – ABRAINC, atualmente é Diretor de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente, além de membro das Câmaras Ambientais da Indústria da Construção e de Áreas Contaminadas da CETESB, também integra a Comissão Permanente de Acessibilidade da Prefeitura de São Paulo – CPA.
Congresso ABRAFAC & Expo FM
Painel –“Transformação Sustentável: O Papel do Real Estate na Descarbonização de Edificações”
10/10/24 – 15h35