fbpx

Assunto será debatido na quarta-feira, 7 de outubro, das 16h15 às 16h40

“O desempenho ambiental dos edifícios depende do comportamento de seus usuários. Muitas vezes temos hábitos arraigados que prejudicam a eficiência dos sistemas prediais, e nem nos damos conta. A boa notícia é que é possível induzir novos hábitos e atitudes e obter melhoras que não seriam alcançadas com medidas impositivas”, afirma Roberto Oranje, sócio-administrador da Igatu Consult.

Ele é um dos um dos palestrantes convidados do painel “Protagonismo do profissional de facilities como agente de mudança e implementação de novos processos e tecnologias” do Congresso Brasileiro de Facility Management, Property & Workplace. O assunto será abordado no segundo dia do evento, na quarta-feira, 7 de outubro, das 16h15 às 16h40.

A moderação será feita por Andrea Cerqueira, gerente de relacionamento com o cliente na Allia Higiene e diretora de Marketing da ABRAFAC. Além de Roberto Oranje, também integrará o painel Eduardo Prates, empreendedor na Eco Circuito. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas AQUI. Para conhecer a programação completa, acesse aqui.

“Vamos falar do protagonismo do profissional de facilities como agente dessa mudança para implementação de novos processos e tecnologias. Iremos abordar a percepção, a interação e a comunicação entre usuários e equipes de facilities como ingredientes fundamentais nesta relação. Daremos exemplos de como induzir o comportamento e compartilhar a responsabilidade pelo desempenho do edifício”, explica Oranje.

Eduardo Prates, por sua vez, detalha que, em tempos de pandemia, as pessoas foram forçadas a refletir e revisitar nossos valores como pessoa, e como profissionais, muitos tiveram que se reinventar ou se adaptar.

“Para a tão esperada retomada, iremos continuar no mesmo caminho, com os mesmos padrões de consumo e comportamento? Ou iremos evoluir para um novo patamar, respeitando e valorizando os recursos naturais que hoje temos a nossa disposição? Quais são os custos para nosso ar, nossos rios e oceanos, nossa biodiversidade, e solo?”, diz, trazendo questionamentos que serão abordados no painel.

Ainda segundo Prates, as tendências em inovação estão diretamente voltadas para operações mais transparentes e com maior responsabilidade socioambiental, que naturalmente se traduzem em processos de melhor eficiência operacional, seja no consumo de água, energia ou resíduos.

“Uma nova tecnologia ou processo só gera bons resultados quando é bem gerenciada e implementada. O profissional de facilities tem um papel fundamental e um grande desafio para atender novas expectativas e crescentes exigências de seus clientes e público usuário, e ao mesmo tempo, ter a habilidade de engajar esse mesmo público para que cada um contribua para os mesmos objetivos”, considera.

O congresso

Promovida pela Associação Brasileira de Facility Management, Property & Workplace – ABRAFAC, a edição deste ano do Congresso ABRAFAC, o mais importante evento do setor de FM do Brasil, será realizada nos dias 6 e 7 de outubro.

O congresso vai reunir os maiores especialistas do Brasil e terá como tema “Construindo o Futuro – Celebrando o Ambiente”.

O evento será realizado em um modelo híbrido de transmissão, ao vivo, totalmente online. Assim, será possível ampliar a participação do público em geral, neste período de isolamento social. Associados e não-associados da ABRAFAC poderão fazer parte desse momento, que será uma grande conexão entre profissionais do setor, acadêmicos e organizações em todo o país.

SERVIÇO

O quê: Congresso ABRAFAC 2020 – Painel “Protagonismo do usuário como agente de mudança e implementação de novos processos e tecnologias”, dia 7 de outubro (quarta-feira), das 16h15 às 16h40.

Quando: 6 e 7 de outubro, terça e quarta-feira

Onde: online por meio da ferramenta Zoom. Inscrições AQUI.

Evento gratuito

Para conhecer a programação completa e outras informações, ACESSE AQUI.

Por Jéssica Marques/Foco 21 Comunicação

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This field is required.

This field is required.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.