fbpx

Focada no desenvolvimento do mercado, das organizações empresariais e dos profissionais que atuam nos setores representados, a ABRAFAC – Associação Brasileira de Facility Management, Property e Workplace dará início às atividades do ano com o webinar “ABRAFAC Vem Com TudoOriginalmente programado para ser híbrido, o evento será realizado em 23 de fevereiro, às 17h30, exclusivamente online, como forma de respeitar os protocolos de prevenção à Covid-19. 

Na pauta do dia, a presidente da ABRAFAC, Irimar Palombo, e o VP Mauro Campos destacarão as atividades previstas para 2022. Já Amilcar João Gay Filho e Ana Maria Duarte serão os responsáveis pela apresentação do escopo de atuação do novo Comitê de Property, que tem como um dos seus propósitos o desenvolvimento de um compêndio sobre sustentabilidade em parceria com o Comitê de Desafios de Workplace, direcionado aos profissionais que atuam nesta desafiadora área. 

Um dos temas mais debatidos no momento no cenário empresarial e com forte relação com o FM, ESG – Environmental, Social and Corporate Governance (em português, pode ser entendido como melhores práticas ambientais, sociais e de governança) não poderia ficar de fora deste evento. Para falar a respeito, foram convidadas duas renomadas profissionais, Camila Seixas e Luciana Oriqui. 

Mestre em desenvolvimento sustentável e especialista em gestão de resíduos sólidos, Camila Seixas destaca ser necessário repensar as práticas adotadas no setor do FM, para que ele se torne cada vez mais ESG. “Decisões de investimento estão sendo tomadas levando em consideração esta prática. ESG é um processo de melhoria contínua. Estabelecer prioridades e metas é fundamental, sendo necessário integrá-las à estratégia de negócio da empresa, tornando-a mais competitiva e preparada para o presente e o futuro”, argumenta.

Sócia-diretora da Circular Químicos, pesquisadora colaboradora pela Unicamp e especialista em ESG, Luciana Oriqui apresentará alguns indicadores ESG. Segundo ela, critérios ESG definem o posicionamento do setor em relação a operações voltadas à sustentabilidade. “O engajamento de um Facility Manager, considerando esses fatores econômicos, ambientais, sociais e de governança em seus planejamentos estratégicos, contribuirá para o crescimento consciente da organização, a perenidade de sua marca no mercado e, inclusive, para o gerenciamento de talentos e valuation da empresa”, afirma.

Ainda na programação do evento, será lançada a Recomendação ABRAFAC n° 01, que destaca a “Gestão do Uso Racional da Água”, elaborada pelo Comitê Desafios do Workplace. À frente do projeto, Cláudia Jiamelaro Walder, do SESC – Serviço Social do Comércio de São Paulo relata a preocupação com a escassez dos recursos hídricos e o uso de forma consciente e sustentável.

Por isso, o Comitê decidiu reunir informações para a elaboração de recomendações para os profissionais que atuam no FM, contribuindo na operação de suas instalações. O material conta com orientações de diversas entidades e normas técnicas para nortear os usuários quanto ao uso e à conservação da água em edificações. 

Serviço

Evento ABRAFAC Vem Com Tudo 

23 de fevereiro, às 17h30

Online e gratuito 

Inscrições AQUI no https://app.glueup.com/event/abrafac-vem-com-tudo-50649/

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Associe-se
Área de Associado