fbpx

Segundo os palestrantes, quem atua em FM é um agente de mudança e implementação de novos processos e tecnologias

O último painel do Congresso Brasileiro de Facility Management, Property & Workplace 2020 teve como tema o “protagonismo do profissional de facilities como agente de mudança e implementação de novos processos e tecnologia”.

A temática foi debatida sob a ótica da sustentabilidade, pelos palestrantes Eduardo Prates, empreendedor na Eco Circuito, e Roberto Oranje, sócio administrador da Igatu Consult. A moderação foi feita por Andréa Cerqueira, gerente de Relacionamento com o Cliente na Allia Higiene e diretora de Marketing da ABRAFAC

“Nesse painel, é importante falar que a ABRAFAC tem prezado pela sustentabilidade e pelas ações sociais para ajudar o terceiro setor. Em todos os nossos eventos, a gente faz a compensação de carbono”, ressaltou Andréa.

Prates afirmou que o profissional de facilities tem um desafio gigantesco em mobilizar o público usuário. Assim, quem atua em FM é um agente de mudança e implementação de novos processos e tecnologias, sobretudo para a adoção de práticas de sustentabilidade.

“É preciso fazer boas escolhas, dentro de casa, no trabalho, e nada como jogos para dar esse estalo e mudar nosso comportamento”, afirmou Prates, sobre o uso da gamificação como forma de conscientização.

Assim, foi apresentado o conceito de mudança de comportamento por meio da psicologia comportamental. Entre as ferramentas mais utilizadas estão gamificação, comparação e transparência, adesão, entre outros.

“Você não muda as pessoas, mas pode influenciar o ambiente de escolha, conseguindo assim mudar hábitos e comportamentos”, considerou Oranje. “A lei fala em responsabilidade compartilhada e é uma sabedoria muito grande, para dizer que todos na cadeia são responsáveis. Mas como a gente faz a cadeia de responsabilidade ser um sucesso? É preciso entender o comportamento das pessoas. A gente não muda hábitos a partir da razão, mas pela emoção”.

Congresso híbrido e desafio lançado

Com o tema “Construindo o Futuro – Celebrando o Ambiente”, o Congresso Brasileiro de Facility Management, Property & Workplace 2020 foi realizado em um modelo híbrido de transmissão, ao vivo, com participações presenciais e online.

Com formato inédito, o evento teve a característica de ampliar a participação do público em geral, neste período de isolamento social, com público de todo o país assistindo gratuitamente aos painéis.

“O formato online do Congresso faz com que as perguntas surjam no chat a todo momento, tonando o evento mais dinâmico que no formato tradicional. A organização foi muito feliz em escolher este momento, pois estamos há mais de seis meses com distanciamento e um congresso híbrido, deu a oportunidade de muitas pessoas participarem”, afirmou Oranje.

Eduardo Prates também acredita que o novo formato foi exitoso. “Essa troca de conhecimentos no ambiente virtual tem um alcance maior, é uma comunicação exponencial que chega para mais pessoas. A mensagem do congresso como um todo ficou muito clara, que é a humanização das pessoas”.

Ao final do congresso, Eduardo Prates, junto a Andréa Cerqueira, lançou um desafio com o objetivo de contribuir para um ambiente mais sustentável. O objetivo é tornar as pessoas mais conscientes do consumo de plástico, com a campanha #sequestreseuplastico. Mais detalhes serão divulgados nas redes da ABRAFAC.

 

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This field is required.

This field is required.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.