fbpx

Anualmente, Prêmios de Excelência são anunciados para coincidir com o Dia Mundial do Facility Management.

A Associação Brasileira de Property, Workplace e Facility Management – ABRAFAC está sendo mais uma vez a porta de entrada para o reconhecimento internacional de brasileiros no setor. Três projetos vencedores do Prêmio ABRAFAC Melhores do Ano 2020 estão concorrendo ao FM Global.

Anualmente, Prêmios de Excelência são anunciados para coincidir com o Dia Mundial do Facility Management. Neste ano de 2021, a premiação será realizada em 12 de maio. O evento é organizado pela Global FM, associação mundial que reúne o setor.

A premiação integra as comemorações globais do Dia Mundial do FM, também organizado pela Global FM com o objetivo de celebrar a contribuição significativa dos profissionais de Facility Management e da indústria global do setor, que tem um impacto de US $ 1,15 trilhão para a economia mundial.

Drones no gerenciamento de propriedades

Gianlucca Piva de Oliveira

Um dos projetos vencedores foi “O uso de drones no gerenciamento de propriedades”, destaque na categoria Gestão Imobiliária e Propriedades do Prêmio ABRAFAC 2020 pela empresa Cushman & Wakefield. Os responsáveis são Gianlucca Piva de Oliveira, Stela Maris Hirata e Cezar Calabró.

“O projeto é relevante, pois combina inovação e tecnologia, para aplicação de uma solução inédita no gerenciamento de propriedades. Em um mercado estabelecido como o de real estate, sem dúvidas aumenta o valor agregado dos serviços que oferecemos aos nossos clientes. Além de pioneiro, faz parte de uma diretriz ambiciosa que busca controles mais eficazes”, detalhou Gianlucca, que é gerente de operações da empresa.

Ainda segundo Gianlucca, o Prêmio ABRAFAC 2020 refletiu no no maior engajamento da equipe e ainda agradou ao cliente. “A repercussão foi extremamente positiva, já que divulgou o trabalho realizado não só pela equipe da operação Cushman & Wakefield, mas também o empreendimento E-Business Park e o nosso cliente. Internamente, é visto como um ‘case’ de inovação e incentivo para iniciativas inovadoras. A Cushman & Wakefield tem sua eminência também quando se trata de busca por soluções disruptivas e um exemplo é o projeto ‘o uso de drones no gerenciamento de propriedades’”, disse.

Ao concorrer ao prêmio global neste ano, a equipe acredita que o projeto é de utilidade pública e pode permitir diversas aplicações e resoluções de problemas. Assim, o intuito da participação, segundo o gerente, é divulgar mundialmente a metodologia utilizada, os resultados alcançados e as perspectivas futuras.

“Fomos apoiados desde o início, houve a contribuição dos diversos integrantes da ABRAFAC, incluindo a secretaria, coordenação e presidência. Recebemos a orientação do formato necessário para que o nosso trabalho fosse aceito como candidato ao prêmio Global FM, e somos gratos”, afirmou Gianlucca.

“Temos a convicção que o projeto pode ser um acelerador no que tange à presença de tecnologia e inovação nos setores Property, Workplace e Facility Management. Os desdobramentos desse trabalho são vários, desde o monitoramento aéreo das áreas dos empreendimentos, de seus entornos e edificações, bem como a interação com os seus usuários”, completou.

Confira a entrevista com Gianlucca, detalhando o projeto.

IoT para aparelhos de ar-condicionado

Bruno Eduardo Medina

O projeto “IoT para aparelhos de ar-condicionado: Uma solução para a gestão centralizada de múltiplos equipamentos” também foi um dos vencedores do Prêmio ABRAFAC 2020. O destaque foi na categoria Tecnologias.

Os membros da equipe responsável pelo projeto, pela empresa Robert Bosch Ltda., são Bruno Eduardo Medina, Daniel Dentello e Douglas Pacífico.

“É com muita satisfação e orgulho que recebemos a notícia de que representaríamos o Brasil nesta edição do FM Global. Este reconhecimento de uma inovação 100% desenvolvida localmente demonstra nosso protagonismo no mercado internacional de Facilities, e incorpora o lema do Grupo Bosch, que é “Tecnologia para a vida”, ressaltam os profissionais.

“Este prêmio é um símbolo da união dos profissionais e das empresas de nosso setor. Através da divulgação dos projetos nele inscritos, a ABRAFAC compartilha as boas práticas e promove as iniciativas de excelência em nosso ramo, alavancando o aprendizado e o desenvolvimento da área de Facilities no Brasil”, afirmam também.

Confira a entrevista com o engenheiro Instalações Industriais da Robert Bosch Ltda, Bruno Eduardo Medina, detalhando o projeto.

A educação do futuro, hoje

Sérgio Athié

Além disso, também concorre ao prêmio global o projeto “Colégio São Luís Jesuítas – A educação do futuro, hoje”, de autoria do sócio-diretor da Athié Wohnrath, Sérgio Athié. O destaque foi na categoria Space Planning do Prêmio ABRAFAC 2020.

“Esse projeto para nós é muito especial. Nós entramos muito fortes no setor de educação e o Colégio São Luís estava em um esquema muito tradicional e eles nos convidaram para um concurso de ideias. Eles compraram um terreno incrível ao lado do Parque do Ibirapuera e nós fizemos realmente uma transformação enorme no colégio, na forma de ensinar e na metodologia de ensino”, afirmou Athié, na ocasião.

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This field is required.

This field is required.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.