fbpx

Em um ano de muitos desafios, a associação conseguiu realizar com sucesso todos os eventos previstos e outras iniciativas

Resiliência é a palavra que define 2020 para a Associação Brasileira de Facility Management, Property & Workplace – ABRAFAC. O balanço de ações do ano mostra que todos os eventos previstos foram realizados, apesar dos desafios.

Em meio à pandemia de covid-19, foi necessário reinventar os modelos de eventos, sem que a qualidade do conteúdo fosse comprometida. Aderindo ao formato inovador do ambiente virtual, a associação não só obteve êxito ao enfrentar a crise como conseguiu também concluir todas as atividades programadas para o ano.

“2020 foi um ano de grandes desafios e de muita resiliência para o mercado de Property, Workplace e Facility Management, de uma maneira geral, mas foi gratificante ver como as empresas se organizaram, como o FM mais uma vez assumiu o papel de protagonismo nesse momento e como a ABRAFAC também conseguiu cumprir com todos os seus projetos, sendo uma das poucas instituições a não só manter o calendário de eventos, mas manter inclusive as datas previstas inicialmente. Isso mostra a força do nosso setor, a resiliência em tudo aquilo o que a gente faz e mostra o potencial do profissional da nossa área como agente de transformação e de manutenção da competitividade de todos os negócios”, afirma Thiago Santana, presidente da ABRAFAC.

Ao longo do ano, também foram realizadas iniciativas com o objetivo de engajar os profissionais do setor de Facility Management. Foram elas: Mulheres de Facilities, Facilities Unidos, Perfil ABRAFAC, Orgulho de ser FM e uma ação social para arrecadar fundos para o Instituto da Criança e do Adolescente.

Em 2020, a ABRAFAC também recebeu da consultoria em sustentabilidade Eccaplan o resultado de uma importante ação iniciada em 2019. A associação honrou o compromisso de neutralizar as emissões de gases de efeito estufa proveniente da realização de eventos ao longo de 2019 e 2020. O resultado foi a conquista do selo Evento o Neutro (leia mais aqui).

Confira as principais atividades de 2020

Prêmio ABRAFAC Melhores do Ano

A premiação é realizada há 15 anos pela ABRAFAC. O objetivo é promover conhecimento e valorização de projetos feitos por profissionais e empresas do setor de Facility Management. Além disso, o prêmio estimula a produção e disseminação de casos de sucesso dentro do segmento.

A cerimônia do 15º Prêmio ABRAFAC Melhores do Ano de 2020 destacou os vencedores da premiação em novembro. O evento foi transmitido ao vivo no YouTube da associação. A cerimônia pode ser acessada aqui.

Congresso ABRAFAC 2020

Com o tema “Construindo o Futuro – Celebrando o Ambiente”, o congresso foi realizado nos dias 06 e 07 de outubro, aberto para associados e não-associados da ABRAFAC. Neste ano, o evento teve formato inédito, com a característica de ampliar a participação do público em geral, neste período de isolamento social. O resultado foi a inscrição de mais de 2 mil pessoas, inclusive de outros países da América Latina e da Europa.

Durante os dois dias, os participantes foram incentivados a fazer doações para arrecadar fundos ao Instituto da Criança e do Adolescente. A instituição reúne as especialidades pediátricas do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP (Universidade de São Paulo).

O congresso completo pode ser revisto aqui.

Campanha Orgulho de Ser FM

Em setembro, a associação convidou os associados e profissionais do setor para participar da campanha #orgulhodeserFM. Para fazer parte, foi preciso apenas enviar uma foto para publicação nas redes sociais da ABRAFAC.

A iniciativa foi realizada para marcar a edição 2020 do Congresso ABRAFAC, o mais importante evento de FM do Brasil, para valorizar o setor e reconhecer os profissionais e os esforços para atuação nesta nova realidade.

Veja aqui a galeria de fotos 

Ação solidária

Ação social da ABRAFAC que teve inicio no Congresso se estendeu até 15 de novembro com o objetivo de trazer novos associados. Neste caso, os novos membros tiveram um desconto de 50% na anuidade. Deste valor promocional, metade foi destinada ao Instituto.  Novos sócios Pessoa Jurídica também teiveram desconto de 10% na anuidade e 20% dos valores recebidos foram doados para o instituto.

FM Debate – Cases

Em agosto, a ABRAFAC realizou o FM Debate – Cases. O objetivo dos webinares foi permitir o compartilhamento de cases de implantação de serviços, tecnologias e processos, preferencialmente que geraram algum tipo de resultado positivo para seus clientes.

O momento para a realização do evento virtual foi escolhido por ser um período de desafios que exigem soluções criativas. Assim, em meio à pandemia de Covid-19, as empresas puderam discutir formas de se reinventar e obter sucesso. Os eventos online ocorreram sempre às quintas-feiras, com uma hora de duração.

Em 20 de agosto de 2020, a Athié Wohnrath participou do FM Debate Cases. Na ocasião, Alexandre Mirandez, diretor de Arquitetura Predial da Athié Wohnrath, e Maria Regina Ramos, head de Arquitetura de Educação da empresa, detalharam a experiência da empresa com o Colégio São Luís. O tema foi a arquitetura a serviço da geração aprendente.

Por sua vez, em 13 de agosto, o Grupo Brasanitas realizou o primeiro webinar da série. Na ocasião, o tema abordado foi “Combate à Covid-19: preparação por meio dos protocolos para as indústrias”.

No mesmo dia, a CI&T também esteve presente na estreia do FM Debate – Cases. Na ocasião, o tema foi “Retorno aos escritórios: itens práticos e importantes na gestão de mesas”.

Os debates estão disponíveis no canal do YouTube da ABRAFAC (acesse aqui)

Perfil ABRAFAC

Em julho, a ABRAFAC comemorou mais um aniversário. Para celebrar seus 16 anos de existência, a associação prestou homenagem a seus membros históricos, que compõem seu Conselho e que ajudaram a construir esta trajetória de sucesso, com a série Perfil ABRAFAC.

Ao longo do mês, foram publicadas 18 reportagens que contam as histórias desses profissionais do setor de Facility Management e a atuação junto à ABRAFAC.

Para conferir as entrevistas, clique aqui para ler as entrevistas

FM Debate 360º

De 15 a 18 de junho, a ABRAFAC realizou o FM Debate 360º. Foram quatro dias de discussões transmitidas no canal da ABRAFAC do Youtube, das 17h às 18h30, sob a temática geral “Da Pandemia à Estratégia – A perspectiva do Facility Management frente ao `novo normal´”.

A cada dia, foi realizada uma nova discussão do Facility Management dentro dos temas – WORKPLACE SOLUTIONS, SERVICE SOLUTIONS e TECH & SYSTEMS – norteada pela realidade vivenciada por epidemiologistas, infectologistas e especialistas que conhecem os bastidores que estão ditando esta nova realidade.

Especialistas em Workplace Solutions, Services Solutions e Tech e Systems estiveram presentes nos painéis para apresentar soluções e responder perguntas. Entre os aspectos abordados estiveram procedimentos, processos, boas práticas e tecnologias para que as empresas pudessem se preparar e se adaptar em meio à pandemia, garantindo a segurança, saúde e bem-estar do público.

Os vídeos dos quatro dias estão disponíveis aqui.

FM Day

O Dia Mundial do Facility Management foi celebrado em 13 de maio, em um evento realizado pela ABRAFAC. A comemoração foi feita por meio de um ciclo de palestras transmitido no canal do YouTube da associação (acesse aqui)

O tema do FM Day deste ano foi “Celebrando nosso Ambiente”. Além do debate sobre o assunto, o dia do Facility Management foi marcado pelo lançamento oficial em português da Série de Normas ABNT ISO 41000 (incluso a norma certificável, a NBR ISO 41001:2020).

FM Debate – Rio de Janeiro

Em 31 de março, foi realizado o FM Debate no Rio de Janeiro com o tema “Setor Elétrico: As nuances entre mercado livre e geração distribuída”. O evento foi feito no Centro Empresarial Mário Henrique Simonsen, presencialmente, antes da pandemia.

Participaram da discussão os engenheiros eletricistas Fernando Cavalcante e Cláudio Moisés de Oliveira. O debate foi mediado pelo diretor da ABRAFAC Alexandre Roxo.

Facilities Unidos

Em abril, a ABRAFAC deu início à série de reportagens Facilities Unidos. Ao longo do ano, foram publicadas entrevistas com o objetivo de auxiliar empresas do setor durante a pandemia de Covid-19.

O objetivo das publicações foi promover a profusão de ideias e compartilhar alternativas que estão sendo adotadas por empresas de Facilities neste período. Assim, a oportunidade permitiu que novos conceitos pudessem surgir para auxiliar o setor a enfrentar os desafios.

Confira aqui as publicações

Mulheres de Facilities

Para celebrar o mês da mulher, a ABRAFAC promoveu em março a Campanha Mulheres de Facilities em homenagem às profissionais do Setor de FM, que enviaram para a entidade fotos individuais ou com outras colegas de trabalho. As imagens foram publicadas em nossas redes sociais. 

FM Debate – Rio de Janeiro

Em 31 de março, foi realizado o FM Debate no Rio de Janeiro com o tema “Setor Elétrico: As nuances entre mercado livre e geração distribuída”. O evento foi feito no Centro Empresarial Mário Henrique Simonsen, presencialmente, antes da pandemia.

Participaram da discussão os engenheiros eletricistas Fernando Cavalcante e Cláudio Moisés de Oliveira. O debate foi mediado pelo diretor da ABRAFAC Alexandre Roxo.

FM Debate – Tactics

Em 24 de março, foi realizada mais uma edição do FM Debate Tactics. O tema foi “A MP 915/19 e o potencial para o mercado de Facility Management na gestão pública”. A discussão foi transmitida online no site da ABRAFAC, de forma gratuita.

Participaram do FM Tactics o secretário de Gestão do Ministério da Economia, Cristiano Rocha Heckert, e a diretora da central de compras da Pasta, Lara Brainer. Assista aqui.

FM Debate – São Paulo

O primeiro FM Debate de 2020 foi realizado em 19 de fevereiro, com o tema “Desafios e Oportunidades na Gestão de Serviços de Manutenção”. O encontro foi em São Paulo, na sede da Porto Seguro.

O objetivo do evento foi abordar as boas práticas realizadas na área de manutenção preventiva e as formas de melhorias para a atuação neste segmento. Os palestrantes convidados foram Wilson Olivo, da Bosch, Danilo Horta, da Porto Seguro, e Luiz Mauro Nascimento Reis, do Grupo Verzani & Sandrini.

 

 

 

Eleições 2020

Neste ano ocorreram também as Eleições ABRAFAC para escolha da nova Diretoria Executiva da entidade para o biênio 2021-23, que foi eleita em 10 de novembro pelos membros do Conselho de Administração da ABRAFAC. Confira aqui.

 

 

 

 

 

 

 

Por Jéssica Marques/Foco 21 Comunicação

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This field is required.

This field is required.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.