fbpx

Reconhecimento da Profissão de FM avança no Ministério do Trabalho

A ABRAFAC vem desempenhando um importante papel para o reconhecimento da profissão de facility management junto ao Ministério do Trabalho no Projeto de Atualização da CBO (Classificação Brasileira de Ocupações) para classificação da função no mercado de trabalho brasileiro.

Com participação da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (FIPE) da Universidade de São Paulo (USP), a CBO é um documento que classifica e descreve todas as profissões, reconhecendo, nomeando e codificando os títulos e conteúdos das ocupações das profissões no país.

Em suma, trata-se do reconhecimento da existência de uma determinada ocupação no mercado de trabalho, para fins exclusivamente classificatórios, sem função de regulamentação profissional. Além disso, a CBO tem como unidade de descrição da Família Ocupacional um conceito ampliado de emprego que abrange várias ocupações sob um mesmo título.

Por sua vez, cada Família Ocupacional é descrita por meio da aplicação de um método intitulado DACUM para descrição das ocupações, que se baseia no princípio de que “quem melhor descreve uma ocupação é quem a desempenha” e que permite o amplo levantamento de um conjunto de atividades realizadas pelo profissional.

Segundo o método, a descrição e a análise ocupacional são desenvolvidas por meio de dinâmicas de grupo – denominadas Painéis de Convalidação – com profissionais que efetivamente trabalham na ocupação a ser descrita, reconhecidos como profissionais de alto desempenho em suas funções.

O resultado dessas dinâmicas são detalhados em cada Família Ocupacional e suas ocupações, como descrito em: www.mtecbo.gov.br e http://www.mtecbo.gov.br/cbosite/pages/pesquisas/BuscaPorCodigo.jsf

Andamento

O painel de convalidação foi substituído por reuniões virtuais, organizadas através de entrevistas individuais realizadas durante o mês de agosto. Logo após, em 01 de setembro foi realizada uma videoconferência.

Na ocasião a presidente e o vice-presidente da ABRAFAC, Irimar Palombo e Mauro Kyriazi Campos, respectivamente, foram convidados a participar do projeto CBO do Ministério do Trabalho para a inclusão da ocupação Gerente de Facility Management. Além deles, também estiveram presentes na reunião virtual diversos associados e conselheiros da associação.

A videoconferência contou ainda com a participação da equipe técnica do Projeto CBO da FIPE e da equipe de Coordenação da Classificação Brasileira de Ocupações do Ministério do Trabalho (CCBO).

Como resultado do encontro a ocupação e seus sinônimos foram incluídos na Família Ocupacional 1421:  gerentes administrativos, financeiros, de risco e afins, com código CBO próprio, cuja publicação acontecerá em meados de 2023 após a atualização do site do Ministério do Trabalho.

Compartilhe nas redes sociais

Uma Resposta para "Reconhecimento da Profissão de FM avança no Ministério do Trabalho"

  1. Desejo registrar o apoio importante da CEBRASSE, para viabilização dessa importante ação, em prol de nossa categoria e agradecer a iniciativa da ABRAFAC.
    Parabéns à todos os envolvidos!

    Sucesso ao mercado de FM!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This field is required.

This field is required.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.