fbpx

Evento online fez o pré-lançamento do programa de certificação ABRAFAC

Em meados de dezembro aconteceu o esperado evento “Que futuro estamos criando?”, que marcou o pré-lançamento do programa de certificação ABRAFAC. Online, o encontro contou com apresentação de Lívia Lourenço e Irimar Palombo, respectivamente diretora executiva e presidente da ABRAFAC, com participação especial de Marcia Ferrari, diretora de certificação da entidade e co-fundadora e presidente da Infra Women Brazil.

Ao dar as boas vindas aos participantes, Irimar apresentou um overview das realizações ao longo de 2022, com destaque para a evolução da consolidação da CBO. “A ABRAFAC desempenhou um importante papel junto ao Ministério do Trabalho com participação da FIPE/USP para o reconhecimento da nossa existência como profissional de FM e grupo no mercado”, enfatizou.

A digitalização da associação, a consolidação dos canais de comunicação da entidade e a promoção de networking, além dos esforços para multiplicar a ISO ABNT NBR 41.000 junto ao mercado também foram listados pela presidente.

“Contamos com representantes em diversas esferas e demais entidades no Brasil, além de 1.500 associados, 65 empresas e, para fechar o ano com chave de ouro o ano apresentamos o programa de certificação ABRAFAC”, anunciou a presidente, que aproveitou para agradecer aos voluntários e patrocinadores.

A ABRAFAC e seus comitês contam com apoio dos patrocinadores Neowrk (Diamante); AKMX Engenharia, Guima Conseco, Sodexo e Verzani & Sandrini (Ouro); Atlas Schindler, Athiê Wohnrath; Bona; Grupo Brasanitas; Deskbee; Infraspeak, Netglobe, Orion, Skedway; Space Plan e Work Place (Prata). 

Competência e confiança

Ao abrir sua participação, Marcia listou o que é a certificação, como funciona, por que fazer e quem pode fazer. “O projeto foi preparado com muito carinho pela equipe composta por Frederico Behmer, Regina Umetsu, Paulo Antonioli com apoio da diretoria executiva da ABRAFAC”.

“A ideia da certificação não é nova, mas fará com que a ABRAFAC – a mais importante associação do setor – ateste a competência e profissionalismo dos que atuam em FM, property e workplace de modo a proporcionar confiança aos contratantes e reconhecimento aos profissionais que atuam no mercado”, explicou Marcia.

Com cinco competências básicas, a certificação ABRAFAC será dividida nas categorias C11.FM 1: mínino de três anos na área com atuação como analista técnico com segundo grau completo; C11.FM2: mínimo de cinco anos na área com atuação como coordenador, supervisão ou chefia com curso superior completo; C11.FM3: mínimo de oito anos com atuação como gerência ou diretoria com curso superior completo.

“Em todos os casos, para se certificar o candidato deverá preencher ainda requisitos como experiência profissional, formação educacional, estudo de caso, prova de ética e passar por exame sobre as competências técnicas”, explicou Márcia. “Assim começamos a dar uma cara para o mercado de FM”.

Para participar do programa de certificação, os interessados devem compreender a estratégia de negócio das corporações contratantes, fazendo com que a política de FM integre formalmente todas as demais políticas da empresa.

Ao todo são 12 passos para a obtenção do certificado que começam com a divulgação das informações sobre o programa no site da ABRAFAC no início de 2023. Na etapa seguinte o candidato deverá fazer a pré-inscrição, validação da qualificação e confirmar a inscrição e efetuar o pagamento.

Depois disso deverá fazer o módulo básico, com estudo de caso e revisar os conteúdos para definir a data do exame. Após a realização do exame, correção e confirmação do resultado o candidato aprovado receberá a certificação. 

Quem for reprovado deverá refazer o módulo básico e seguir o processo novamente. “A certificação é dinâmica e acompanha o processo de melhoria contínua, entregando o que o mercado e o cliente precisam”, finalizou a palestrante. 

Assista o conteúdo do episódio na íntegra: 

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This field is required.

This field is required.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.