fbpx

Objetivo é promover visibilidade, empoderamento e garantir networking

Por Jéssica Marques

O reconhecimento de mulheres na área de Facility Management está cada vez maior. Exemplo disso é a realização do Prêmio Mulher Destaque em Facilities, que homenageia as profissionais do setor.

A premiação é realizada pelo Grupo Mulheres de Facilities desde 2018 e tem como objetivo promover visibilidade e empoderamento para estas profissionais, além de garantir networking. É o que explica a presidente do grupo e organizadora do prêmio, Rosângela Dobre Manteigas.

“A importância da premiação é a própria noção de visibilidade e empoderamento, mas no sentido bom e não em ser melhor que o homem em uma competição de gênero. É uma forma de mostrar que existem profissionais extremamente competentes, que se destacam, mas não têm oportunidade de mostrar o seu trabalho. É uma maneira de dar visibilidade àquelas que se destacam pelo que fazem”, afirmou.

Podem concorrer ao prêmio mulheres que atuem na área de Facilities em empresas públicas, de economia mista, privada, entidades sem fins lucrativos, escolas, hospitais, hotéis, entre outros.

Neste ano de 2020, as indicações das finalistas foram feitas em duas etapas: a primeira de forma espontânea, por meio de participantes do Grupo de Mulheres de Facilities e a segunda por indicações das associações, de empresas do setor e da Revista Infra.

Ao todo, foram eleitas oito finalistas, que durante o ano de 2020 serão avaliadas por uma bancada de jurados. A vencedora levará o título de Mulher Destaque em Facilities.

Além disso, a profissional que ficar em primeiro lugar vai ganhar um troféu e uma viagem, como na edição anterior, em que a Mulher Destaque foi Irimar Palombo.

A segunda colocada também será agraciada com um troféu e um prêmio que ainda será definido pela organização. Além disso, os nomes serão divulgados em publicações para profissionais do setor.

Indicadas

Para as mulheres que foram indicadas, está sendo uma honra participar de uma premiação que destaca profissionais do setor.

Confira o depoimento de algumas das selecionadas:

Andrea Braune – gerente de Facilities Brasil da Dow Química

“Fui o segundo ano em que fui indicada. É um orgulho e uma honra de ter sido pela segunda vez consecutiva, porque é uma indicação do mercado e dos colegas de profissão. É mais que um reconhecimento do meu trabalho e trajetória.

Eu acho que fui indicada pela minha trajetória, engajamento nos grupos de mercado e da empresa. Além disso, projetos que participei com relação à acessibilidade, diversidade, e inclusão são um diferencial, acabo envolvendo os profissionais da área de Facilities.

A importância deste prêmio é a valorização do profissional de Facilities, não só pelas mulheres, mas porque a premiação acaba valorizando toda a categoria.”

Ana Machado – gerente de infraestrutura para a América Latina na Shell Brasil Petróleo

“Eu fiquei muito lisonjeada porque não participo ativamente do grupo. Acho importante porque é um reconhecimento que a gente tem. Essa é uma atividade muito masculina ainda e ter mulheres assumindo cada vez mais cargos proeminentes e de direção em uma área que era 100% composta por homens é um despertar muito grande, mostra a força das mulheres, o quanto elas cresceram em termos profissionais e quanto estão abraçando desafios cada vez maiores.

A premiação também mostra um equilíbrio de gênero. Por que só os homens conseguem fazer coisas complicadas e que demandem decisões rápidas e gerenciamento de conflitos e mulheres não? Não é desmerecendo a atividade masculina, mas os homens já têm isso mais que sacramentado e a mulher levou muito tempo para poder ganhar seu espaço.

Ganhar o espaço em áreas que eram totalmente masculinas no passado recente é importante, mostra o crescimento profissional das mulheres.

Por sua vez, a minha indicação mesmo não participando do grupo, mas sendo atuante na área de Facilities mostra meu desenvolvimento profissional e pessoal, porque evidencia as barreiras que eu fui vencendo ao longo da minha vida até estar no lugar em que eu cheguei.”

Lívia Lourenço – gestora de Facilities e Embaixadora do IFM Community Brazil na JLL

“Ter sido indicada em primeiro lugar para concorrer à Premiação Mulher Destaque em Faciliteis 2021 – 2022 é a demonstração de que estamos no caminho certo. Ser uma profissional na área de Facilities é se renovar todos os dias, é ter brilhos nos olhos e amor pela profissão.”

Vanessa Zietlow – Head of Facilities na 99

“Foi uma incrível surpresa ser escolhida em um grupo de mulheres de Facilities entre tantas profissionais competentes na nossa categoria. Ao longo do ano, concorrer ao lado de seis mulheres que todos os dias inovam e inspiram outras mulheres será um grande desafio.

Ser uma profissional de Facilities é algo que me fascina e me desafia a ser cada dia melhor. Vamos em frente, qualquer mulher que ganhar o prêmio este ano me deixará muito feliz!”

 

 

 

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This field is required.

This field is required.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.