fbpx

Jornalista é responsável por ações de comunicação que levam informações de qualidade sobre o setor de Property, Workplace e Facility Management.

Levar informações de qualidade à população sobre Property, Workplace e Facility Management. Esta é a missão do jornalista Mateus Videira, que elabora planos de comunicação contemplando diversas estratégias de conteúdo e engajamento.

Mateus é diretor de marketing da Associação Brasileira de Property, Workplace e Facility Management – ABRAFAC. Desde que assumiu o cargo, busca transformar a forma como a ABRAFAC se comunica com seus associados e com o público externo, apostando em uma diversidade maior de conteúdos e estratégias de engajamento.

O trabalho de Mateus ganha ainda mais relevância em meio à pandemia de covid-19, quando a maior parte da comunicação é feita de forma virtual. O contato com o público neste período tem a responsabilidade de substituir muitos encontros presenciais e, ao mesmo tempo, ter a mesma eficiência e sensibilidade. 

“Neste momento em que termos que nos manter isolados, estamos buscando levar informação e conteúdo de qualidade às pessoas de maneira virtual. Estamos com uma agenda cheia de eventos, ações pontuais como entrevistas, materiais por escrito e iniciativas para valorizar os setores de Property, Workplace e Facility Management. Esse é o momento para nos reinventarmos e vejo que a ABRAFAC está no caminho certo para isso”, ressalta Mateus.

O diretor de marketing detalha sua trajetória profissional e as principais tendências de marketing para os setores de Property, Workplace e Facility Management ao Portal ABRAFAC.

A entrevista integra a série Perfil ABRAFAC 2ª edição, que teve início em 2020 com o objetivo de homenagear os membros que fazem parte da história de sucesso da associação.

Confira: 

Portal ABRAFAC – Quais foram os principais trabalhos realizados como diretor de Marketing da ABRAFAC, desde o início de sua atuação, em janeiro deste ano, até os dias atuais?  

Mateus Videira – No início, buscamos entender quais eram as principais necessidades da ABRAFAC e que gaps poderíamos aproveitar para promover a associação de uma forma mais objetiva, qualificada e eficaz. A partir disso, elaboramos um plano de comunicação com metas a curto, médio e longo prazos. Com esse plano desenvolvido, temos trabalhado para transformar a forma como a ABRAFAC se comunica com seus associados e com o público externo, apostando em uma diversidade maior de conteúdos e estratégias de engajamento.

Portal ABRAFAC – Quais são seus principais objetivos e perspectivas nesta função?  

Mateus Videira – O principal objetivo é fazer com que as pessoas e as empresas vejam a ABRAFAC como uma associação que possa ajudá-las e que elas procurem a gente. E isso só será possível com muito trabalho, transparência e inovação, coisas que estamos buscando implementar na ABRAFAC.

Quanto às perspectivas, são as melhores possíveis. Temos uma diretoria empolgada e com muita vontade de fazer as coisas acontecerem. Não podemos olhar apenas para nós, mas para as necessidades do mercado de Property, Workplace e Facility Management, e neste cenário de pandemia elas são diversas. Cabe a nós realizarmos um bom trabalho para contribuir com o desenvolvimento destas áreas.

Portal ABRAFAC – Atualmente, considerando a pandemia de covid-19, quais são os principais desafios enfrentados pela área de Marketing nos setores de Property, Workplace e Facility Management?  

Mateus Videira – Os desafios são muitos. Estamos presenciando uma nova realidade, novas demandas e um cenário em que muitas tendências foram aceleradas. Não basta pensarmos no próximo mês ou na próxima semana. Como uma associação séria e há tantos anos no mercado, cabe a nós anteciparmos essas perspectivas que se apresentam e ajudar as empresas e os nossos parceiros a navegarem com sucesso daqui para a frente.

Nesse sentido, a área de marketing entra divulgando e fazendo com que conteúdos de qualidade cheguem às empresas e às pessoas. Manter todos informados e dar as condições para que todos entendam o que estamos passando, as consequências, as perspectivas e as oportunidades.

Portal ABRAFAC – Que ações estão sendo realizadas pela ABRAFAC para auxiliar na superação destes desafios?  

Mateus Videira – Neste momento em que termos que nos manter isolados, estamos buscando levar informação e conteúdo de qualidade às pessoas de maneira virtual. Estamos com uma agenda cheia de eventos, ações pontuais como entrevistas, materiais por escrito e iniciativas para valorizar os setores de Property, Workplace e Facility Management. Esse é o momento para nos reinventarmos e vejo que a ABRAFAC está no caminho certo para isso.

Portal ABRAFAC – Recentemente, você completou um ano como analista de Marketing na JLL. Quais foram os principais aprendizados que você obteve na empresa?  

Mateus Videira – Mais do que uma oportunidade incrível, a JLL tem sido a minha casa, até porque a grande parte do período tem sido realizado remotamente. Por característica, costumo vestir realmente a camisa dos locais em que trabalho, mas a JLL fez isso comigo naturalmente por ser uma empresa séria e inovadora, que se preocupa com os seus clientes, claro, mas também com as suas pessoas e com todos que nos cercam. Tenho líderes e uma equipe que me inspiram a me desafiar todos os dias para ser melhor, pessoal e profissionalmente. A JLL é uma empresa com mais de 200 anos globalmente e que em 2021 completa 25 anos no Brasil com a missão de criar grandes oportunidades, espaços incríveis e moldar o futuro do mercado imobiliário por um mundo melhor. É um orgulho fazer parte disso!

Portal ABRAFAC – Como estes aprendizados podem contribuir para as áreas de atuação da ABRAFAC?  

Mateus Videira – De diversas formas! Trabalhando em uma empresa com atuação global, surgem muitas ideias e algumas delas servem de inspiração para a nossa atuação na ABRAFAC. Entender as necessidades das empresas e dos clientes são coisas fundamentais e que para a associação são ainda mais relevantes, porque trabalhamos para dar as condições de eles atuarem com qualidade no mercado. Além disso, traz uma mentalidade diferente para a ABRAFAC, um pensamento que não há limites para cumprir com o que sonhamos.

Portal ABRAFAC – De forma geral, qual é a importância do Marketing nos setores de Property, Workplace e Facility Management?  

Mateus Videira – Costumo dizer que nada é bem feito se não tiver uma boa estratégia de marketing e ser comunicado de forma eficaz. A comunicação e o marketing norteiam qualquer coisa que você planeja para ter sucesso. Do que adianta você ter um excelente produto se o seu marketing é ineficaz e se você não sabe se comunicar com o seu público? É neste cenário que entra a nossa diretoria: utilizar a expertise e o talento de quem colabora com a ABRAFAC para tornar a associação ainda mais uma referência no setor.

Portal ABRAFAC – Quais são as principais tendências do Marketing para estas áreas?  

Mateus Videira – As tendências de marketing são muitas! Mas posso citar aqui algumas que são fundamentais para o trabalho que realizamos na ABRAFAC, como a valorização da experiência em tempo real com os nossos parceiros, colaboradores e público, a produção de conteúdos interativos, sermos mais humanos e comprometidos com o nosso propósito e trabalhar ativamente com dados e ferramentas de performance de conteúdo. Além disso, para finalizar, saber usar o conteúdo que é gerado pelos usuários, porque eles podem ser importantes na nossa estratégia.

Portal ABRAFAC – Qual sua formação acadêmica e em quais empresas trabalhou ao longo de sua carreira?  

Mateus Videira – Me formei em jornalismo pela Faculdade Cásper Líbero. Hoje, tenho 22 anos, mas tive a oportunidade de trabalhar em veículos de comunicação importantes e tradicionais, como a Gazeta Esportiva e o UOL. Nessas duas experiências, acumulei uma bagagem muito boa realizando a cobertura de grandes eventos, como Copa do Mundo, Fórmula 1 e Jogos Olímpicos, além de outras competições nacionais de diversos esportes e modalidades.

Depois de uma pequena experiência, mas inigualável em âmbito pessoal no exterior, decidi entrar na área da comunicação corporativa, onde ganhei um outro tipo de conhecimento, mas que em conjunto com o que já havia vivenciado me tornaram um profissional mais completo. Trabalhei em uma agência até receber o convite para fazer parte do time de Comunicação e Marketing da JLL.

Neste momento, tenho realizado alguns cursos na área de marketing, marketing digital e planejando minha próxima experiência acadêmica nessa área que está em constante transformação para me manter atualizado.

Portal ABRAFAC – Como surgiu seu interesse pelo setor de Facility Management e quais serão seus próximos passos em sua trajetória profissional? 

Mateus Videira – Trabalhando na JLL, tive o primeiro contato com o setor de Facility Management produzindo alguns conteúdos e reportagens. Em seguida, fui convidado para fazer parte do IFM Community, da JLL, onde aprendi ainda mais sobre a atuação dos profissionais e do setor como um todo. A partir daí, tentei me especializar e me manter sempre em contato para agora, como diretor de marketing da ABRAFAC, contribuir da melhor forma possível com a associação.

Quando penso em próximos passos só consigo pensar em seguir aprendendo. Como disse, tenho planos para me especializar ainda mais na área de marketing, conhecer algumas especificidades da parte digital com que tenho um contato menos recorrente e aperfeiçoar qualidades e conhecimentos que já possuo. Estando capacitado e atualizado, os passos serão dados naturalmente e as oportunidades de crescimento aparecerão. Trabalho em uma empresa que valoriza os bons profissionais, aqueles dedicados e isso me motiva a sempre buscar ser melhor.

 

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This field is required.

This field is required.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.