fbpx

“Como o Brasil não possui a cultura de associativismo, o grande papel da ABRAFAC é a disseminação de conteúdos relevantes e estimular a participação / benchmarking dos interessados nestes assuntos, visando elevar o nível de conhecimento desta atividade tão importante para o mundo Corporativo em todos os segmentos de negócios”.

É assim que a Associação Brasileira de Facility Management Property & Workplace – ABRAFAC é definida por Luciano Brunherotto, que está presente desde a fundação. Foi diretor de Marketing na gestão 2013/2014 e presidente na gestão 2015/2016/2017/2018. Atualmente, é membro do Conselho Consultivo da ABRAFAC na gestão 2019/2020.

Em julho, a ABRAFAC comemorou 16 anos e deu início à série de reportagens que homenageia os membros que fazem parte dessa história. Entre eles, está Luciano, que se destaca desde a fundação por ser participativo e atuar nas mais diversas frentes da associação.

“Sou uma grande idealista do segmento de Facilities e sempre acreditei na minha paixão por servir. Busquei desde o início engajar-me com grupos de benchmarking de Facilities, fui Presidente dos GAS – Grupo de Administradores de Serviços em duas gestões e assim decidi também dar a minha contribuição através da ABRAFAC, associação que representa o segmento no Brasil”, conta Luciano.

“Com isso eu ainda conquistei o título de Embaixador de Facilities no Brasil para o EuroFM, estou como Presidente do Comitê de Facilities, Serviços e Utilities do IBREI – Instituto Brasileiro de Relações Empresariais Internacionais e Secretário do Comitê da ABNT ISO 41000 – Facility Management”, detalha também.

Destaque em Facilities

Luciano é engenheiro civil pela FEI, com especialização em Contabilidade e Finanças pela FGV e MBA em Gerenciamento de Facilidades pela USP. Atualmente, é sócio-diretor e fundador da empresa de consultoria e tecnologia ARO.

“Iniciei minha carreira como engenheiro de Manutenção na ABB, fui supervisor de Facilities na Arthur Andersen, Harris e Natura. Consolidei minha carreira executiva como Gerente de Facilities no Santander, Sodexo e Takasago e por último assumi a posição de diretor de Operações do Hopi Hari, até fundar a minha própria empresa de consultoria e tecnologia ARO”, afirma.

Em meio tantos anos de experiência no setor de Facilities, Luciano afirma que o segmento é responsável pela segunda ou terceira maior despesa das empresas. Com este fato, fica enfatizada a importância desta área de atuação.

“É responsável por zelar e organizar os ambientes de trabalho que são hoje, mais do que nunca, itens relevantes para atrair e reter talentos nas empresas, além de cuidar da infraestrutura predial e utilidades (energia, água etc.), elementos que garantem a continuidade dos negócios para as organizações”, considera.

“As pessoas, como usuários e como prestadores de serviços internos, estão no centro de toda a estrutura organizacional das companhias, onde o gestor de Facilities tem a grande missão de ter processos robustos para integrar estas pessoas de forma sustentável, ou seja, viável economicamente e ambientalmente”, finaliza Luciano.

Por Jéssica Marques/Foco 21 Comunicação

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This field is required.

This field is required.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.