fbpx

Com mediação da diretora de Marketing da ABRAFAC, Andrea Cerqueira, o último painel desta edição do Congresso & Expo ABRAFAC abordou o tema “Empreendedorismo em FM: a experiência das startups na criação de oportunidades de negócios”. Para falar do assunto, foram convidados Roberta Vasconcelos, da Beer or Coffee, Abel Costa, da Infraspeak, e Marcelo Sakai, da Mobicity.

Durante o debate, os participantes falaram sobre as soluções que oferecem e porque acreditam e investem no crescimento dos negócios na área de Facility Management.

Roberta Vasconcelos falou sobre como sua plataforma conecta profissionais e grandes empresas aos melhores espaços de trabalho do mundo. A Bee ror Coffee está presente em 160 cidades do Brasil. O objetivo é otimizar a mobilidade dos colaboradores, que podem trabalhar de qualquer unidade.

O trabalho é 100% remoto, portanto, existem colaboradores em vários países trabalhando para a Beer or Coffee. Esse é o chamado “anywhere office”. Atualmente, o escritório é o segundo maior custo de uma empresa.

Sobre o evento, frisou: “É muito importante para a troca de informação e renovação das boas práticas do setor de facilities. O painel foi muito interessante porque falamos de como a tecnologia tem ajudado o setor que são as startups que vem trazendo soluções para as empresas. Foi um bate-papo delicioso com os outros empreendedores. O evento só vem acrescentar boas conexões e conteúdo para crescermos juntos”.

Abel Costa, da Infraspeak, contou que esta é uma plataforma que nasceu no Vale do Silício Europeu. É uma solução onde facility managers conseguem supervisionar operações em tempo real e ter acesso a indicadores, evitando falhas e, consequentemente, satisfazendo clientes.

A ferramenta também permite o armazenamento de informações em apenas um local, para que colaboradores e clientes utilizem a mesma plataforma, compartilhando dados sobre o negócio.

Ele comentou sobre o painel: “Tivemos a oportunidade de ver essa integração da tecnologia e de startups que estejam muito focadas em entender qual é a necessidade do cliente de facilities, de como a tecnologia pode servir, ser eficiente, criar um ambiente de trabalho confortável e agradável. Como uma forma de motivação, maior produtividade dos usuários dessas plantas e tornar o que é o slogan da Infraspeak, que é ‘ser uma fonte de vida boa’.

Marcelo Sakai explicou que a Mobicity é uma solução que integra transportes de forma multimodal. A plataforma integra empresas como Uber, 99, Cabify, companhias de aluguéis de carro e pode ainda integrar patinete e fretado, entre outros.

“A Mobicity existe para automatizar a gestão de ofertas de transportes dentro das organizações. A gente estudou empresas e a ociosidade de frota para entender como isso pode ser utilizado”.

De um lado, existem os prestadores de serviço em um servidor. Do outro lado, estão os colaboradores que buscam a melhor experiência em mobilidade.

Para ele, o Congresso ABRAFAC possibilita reunir os atores do setor de facilities para servir o público, networking, comercial e inovação. “É importante que se tenha soluções integradas relacionada à Mobicity para conectar os diversos atores em pró da mobilidade das pessoas e o seu deslocamento diário. Que faz um trabalho em conjunto com as empresas de solução. Já conhecia o evento que auxilia na atualização, para ver como as empresas estão tratando os problemas e os fornecedores montando as soluções”.

Andrea Cerqueira, Diretora de Marketing da ABRAFAC, mostrou seu entusiasmo com esta edição. “O evento foi fantástico, superou todas as nossas expectativas, principalmente, sobre poder falar de sustentabilidade e diversidade. Tivemos uma tarde inteira discutindo sobre o tema no primeiro dia. É muito rico ver como as empresas já estão fazendo coisas que realmente fazem sentido para os seus usuários finais. Pensando nas próximas gerações e retenção do nosso maior ativo, que são os funcionários. No segundo dia, tivemos o painel de startup que foi uma delícia tocar. As pessoas estão interessadas em ver a tecnologia, como as grandes empresas estão conseguindo trazer oxigenação por meio das startups. O evento foi muito lindo!”.

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This field is required.

This field is required.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.