fbpx

Portal ABRAFAC ouviu o COO LatAm da empresa, que detalhou medidas para evitar proliferação do vírus e consequências na rotina de trabalho.

Por Jéssica Marques 

Diversas empresas do Brasil e do mundo já estão sofrendo as consequências da pandemia do coronavírus. Os cuidados estão sendo redobrados para evitar o contágio em clientes e funcionários.

O Portal ABRAFAC conversou com o COO LatAm da Corporate Solutions JLL, Luis Ricardo Ronca. A empresa atua na área de consultoria imobiliária e gestão de investimentos. O executivo detalhou os procedimentos adotados para evitar a proliferação do vírus no ambiente de trabalho e aos clientes.

De acordo com Ronca, a JLL também está tomando medidas para mitigar o impacto nos negócios. Isso porque a pandemia afeta diversos setores direta ou indiretamente devido à forma de contágio da doença.

“São decisões a curto e a médio prazo que visam, em primeiro lugar, preservar a nossa equipe. Assim como todas as empresas, também nos preocupamos com a continuidade dos negócios e, por isso, estamos tomando ações para passar por este momento difícil e permanecermos prontos para quando a situação voltar à normalidade”, afirmou o COO.

Confira a entrevista, na íntegra:

Portal ABRAFAC – Como a empresa está lidando com a pandemia do novo coronavírus que vivemos, atualmente?

Luis Ricardo Ronca – A pandemia de coronavírus (COVID-19) é nosso foco no momento. Apesar da delicada situação global, a JLL permanece forte e unida. Estamos orgulhosos de como estamos agindo para enfrentar esse desafio. Para nós, o mais importante é a segurança de nossa equipe e de suas famílias.

Portal ABRAFAC – Quais medidas foram tomadas para evitar a proliferação do vírus entre funcionários, clientes e parceiros?

Luis Ricardo Ronca – São várias. Imediatamente logo após a primeira detecção do vírus, criamos uma página global com orientações. Esse material possui tradução para português e espanhol e é atualizado frequentemente, inclusive com colaborações de nosso time local.

Para ajudar nossos clientes a lidar com as implicações do coronavírus em seus locais de trabalho, ativos e no mercado imobiliário global, criamos uma página de recursos do coronavírus no JLL.com. Nela, você encontra o nosso relatório de pesquisa global, que compartilha informações sobre os efeitos do coronavírus nos principais setores imobiliários, e as amplas implicações para investidores e ocupantes. Além disso, oferecemos um webinar sobre trabalho remoto e preparação para o local de trabalho, além de conteúdo relacionado sobre a continuidade do local de trabalho. Estamos preparando novos conteúdos para compartilhar com nossos colaboradores, nossos parceiros e nossos clientes.

Você pode consultar um dos materiais que disponibilizamos para clientes neste link.

Portal ABRAFAC – E quanto às ações de conscientização da população?

Luis Ricardo Ronca – Seguimos a recomendação da OMS e as legislações locais de cada país. Também estamos considerando necessidades específicas nos setores de assistência médica, varejo de supermercado, petróleo, gás e hotelaria, entre outros, e reunimos esforços estratégicos para apoiar esses clientes.

Portal ABRAFAC – Qual é o impacto do coronavírus nas empresas de facilities, em geral?

Luis Ricardo Ronca – Neste momento, é difícil prever impactos com precisão. A trajetória exata do surto e o efeito econômico resultante são desconhecidos. De maneira imediata, a primeira alteração é o fluxo de pessoas que os escritórios deixam de receber.

De forma ampla, sugerimos uma abordagem de planejamento do cenário, em vez de apostar em eventuais previsões ousadas, com foco em uma preparação para uma desaceleração de leve a moderada e de natureza transitória, ou para uma desaceleração mais severa e sustentada.

Portal ABRAFAC –E como a JLL está sendo afetada?

Luis Ricardo Ronca – Estamos tomando medidas para mitigar o impacto nos negócios. São decisões a curto e a médio prazo que visam, em primeiro lugar, preservar a nossa equipe. Assim como todas as empresas, também nos preocupamos com a continuidade dos negócios e, por isso, estamos tomando ações para passar por este momento difícil e permanecermos prontos para quando a situação voltar à normalidade.

Portal ABRAFAC – Que mudanças em processos da JLL foram feitas por conta da pandemia e das medidas de isolamento?

Luis Ricardo Ronca – A JLL já tem uma política muito bem estabelecida de trabalho remoto. Inclusive, possuímos uma área dedica a workplace, que tem, dentre suas competências, a de dar consultoria para outras empresas que buscam esta solução. Ativamos nosso BCP e mantemos reuniões usando tecnologia. Estamos promovendo webinars com cursos internos, motivação e até happy hours online, para manter a motivação dos colaboradores. O importante é manter nosso time feliz onde quer que cada um de nós esteja.

Portal ABRAFAC – Até que ponto home office apresenta-se como uma solução?

Luis Ricardo Ronca – Na parte de gerenciamento, o home office é bem estruturado. Muitos clientes estão seguindo o mesmo modelo. Na nossa empresa de manutenção, em que o técnico precisa estar no campo, estamos montando escalas, revendo as preventivas essenciais para continuidade do negócio e atendendo as eventuais emergências. Em nosso site, temos vários materiais que orientam clientes e parceiros a como gerir equipes remotamente, por exemplo, ou como o colaborador pode se organizar para ser produtivo durante o período de trabalho remoto.

Seguem alguns exemplos: clique aqui e aqui

Portal ABRAFAC – Que outras soluções estão sendo aplicadas para diminuir os impactos no funcionamento da empresa?

Luis Ricardo Ronca – A nossa área de HSE (Saúde, Segurança e Meio Ambiente) tem trabalhado em conjunto com os nossos times de Recursos Humanos, Jurídico, Comunicação e Orientações na definição e na comunicação das nossas diretrizes neste período. Na nossa intranet local, por exemplo, concentramos todos os comunicados enviados sobre a pandemia, além de protocolos e vídeos informativos. O canal é atualizado com frequência e serve como guia para a equipe. Para o trabalho remoto ser bem-sucedido, o nosso time de Tecnologia da Informação disponibilizou todas as ferramentas e o suporte necessário. As pessoas com atividades não compatíveis com o home office também são orientadas a preservar o distanciamento social, recorrendo a conferências virtuais ao invés de reuniões presenciais.

Paralelamente à comunicação, os nossos times avançaram na execução dos respectivos Planos de Contingência e Continuidade de Negócios e têm trabalhado para manter a empresa saudável também financeiramente.

Portal ABRAFAC – Diante do atual cenário, de que forma o setor de facilities pode contribuir no enfrentamento dessa crise?

Luis Ricardo Ronca – O setor pode contribuir com o enfrentamento da pandemia seguindo as orientações e determinações da OMS e garantindo, assim, que os mais altos padrões de controle sejam aplicados.

Portal ABRAFAC – Em sua visão, essa crise é comparável a alguma outra que o setor de facilities já viveu? Por quê?

Luis Ricardo RoncaEsta é a primeira pandemia na história recente do mundo. Assim, não há precedentes tanto para o setor de facilities como para os demais. Todos estamos tendo que agir de maneira rápida, precisa e clara para atuar da melhor forma possível.

Portal ABRAFAC – O que você tem a dizer para os profissionais da empresa que estão atuando na linha de frente diariamente?

Luis Ricardo Ronca Quero agradecer muito a nossa equipe que está trabalhando nos locais dos clientes e em tarefas de missão crítica. O equilíbrio de nossa equipe está no modo trabalhar em casa, com foco em atender produtivamente os clientes, e movimentar os negócios o máximo possível. É fundamental que continuemos dedicando o nosso tempo de trabalho de maneira produtiva, contribuindo para a manutenção do ritmo econômico. À medida que passarmos pela crise da saúde, o próximo obstáculo fará com que a economia volte a funcionar rapidamente, e estaremos prontos.

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This field is required.

This field is required.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.