Executivo conta os benefícios da parceria com a ABRAFAC  e analisa como a tecnologia é fundamental para oferecer soluções nas áreas de segurança, inteligência e operações

 

  • Quem é a Genetec e qual é a importância da parceria com a ABRAFAC?

A Genetec é uma empresa de tecnologia canadense, fundada em 1997, que é pioneira no uso do protocolo IP com um vasto portfólio de soluções nas áreas de segurança, inteligência e operações. Nosso carro-chefe é o Genetec Security Center, uma plataforma de arquitetura aberta que unifica o monitoramento por vídeo, controle de acesso, reconhecimento automático de placas automotivas (ANPR), comunicação e análise de dados.

Nossa atuação vai muito além de segurança, pois uma câmera hoje é um sensor que pode trazer informações importantes, que podem contribuir de modo significativo para aperfeiçoar as operações e dar maior inteligência a diversas áreas do negócio.  Nós, da Genetec, não vendemos produtos, mas soluções completas, abertas e facilmente integráveis aos softwares, hardwares e outros dispositivos de segurança, que são customizadas para atender às demandas específicas das diferentes verticais e até mesmo de cada empresa. Por isso, nós acreditamos que a parceria com a ABRAFAC é uma excelente oportunidade para disseminarmos nossa marca e as soluções oferecidas, já que tem como associados profissionais das áreas de Facility Management, Property e Workplace, que atuam nas mais diversas empresas do País.

 

  • Castro, muitas pessoas que vão escolher seu software de monitoramento não sabem muito bem o que devem levar em consideração na hora da escolha. Pode dar algumas dicas para ajudar nossos associados a escolher a melhor solução?

É fundamental, em primeiro lugar, pensar a longo prazo e se perguntar: “O que eu preciso ter em termos de segurança e quais informações provenientes de um sistema de monitoramento podem ser utilizadas em benefício do dia a dia do meu negócio?” O próximo passo é avaliar se a solução a ser adquirida é aberta, ou seja, se integrará facilmente ao seu legado e a novas ferramentas que estão e podem surgir no mercado. Desta forma, você evita se prender a um único fornecedor. Outro fator a avaliar é se o sistema é unificado, porque esta característica torna a gestão de segurança mais fácil, prática e assertiva, pois possibilita que o operador veja em uma única tela todas as informações que necessita, podendo avaliar os diferentes eventos e priorizar as ações. E, por último, com a entrada em vigor da Lei Geral de Proteção de Dados é imprescindível saber se a solução contempla cibersegurança, para assegurar a proteção dos dados e a privacidade dos usuários, estando assim em conformidade com a nova lei brasileira.

 

  • Como você mencionou, hoje sabemos que uma câmera pode proporcionar não apenas imagens, mas também dados valiosos para as áreas de negócios, que muitas vezes não são aproveitados. Você poderia falar um pouco disto?  Da transformação de dados em informação?  Como a tecnologia pode apoiar o profissional de facilites na tomada de decisões?

Esta é uma das razões que nos motivou a nos associarmos à ABRAFAC, pois seus associados são responsáveis por áreas essenciais em qualquer negócio e são também os primeiros beneficiados, com a adoção de uma solução de gestão de segurança completa, aberta e unificada. Pensando em um dia comum de trabalho, por exemplo, é importante que a área de Facility Management saiba, por exemplo, quantas pessoas entraram no edifício, quais são as áreas que são mais visitadas, o fluxo por andares, se áreas estratégicas estão tendo acessos controlados etc.  Já em um supermercado, as pessoas de marketing precisam saber em quais corredores circulam mais pessoas, quais são as gôndolas que atraíram mais atenção, qual é a lotação de cada área, em qual horário há maior ou menor movimento etc.  Em um hospital é fundamental também controlar o acesso das pessoas, especialmente em áreas que requerem atenção especial como radiologia, salas cirúrgicas e farmácias. Enfim, cada vertical tem suas especificidades, que precisam ser observadas, monitoradas e controladas para o bem dos negócios, dos colaboradores, fornecedores, parceiros e clientes.

 

  • Fale um pouco da retomada deste novo normal e como vocês estão vendo isso? E das verticais nas quais a Genetec está mais presente no Brasil e no mundo?

Nós acreditamos que a maioria das organizações no Brasil e no mundo devem adotar um modelo híbrido de trabalho, especialmente nas áreas administrativas, porém fábricas, comércios, laboratórios e outros tipos de empresa continuarão a exigir o trabalho presencial. Pensamos também que os cuidados com higiene e com aglomerações devem persistir por mais alguns anos. Neste sentido, nossas soluções podem ajudar as empresas a controlar quem deve ou não estar em seus espaços físicos e em quais áreas, monitorar todo o processo logístico e de vendas, bem como a movimentação em estacionamentos e áreas externas. Será necessário, por exemplo, checar se funcionários adoeceram em uma área, o que pode representar risco de contaminação para outras pessoas e alertar somente os envolvidos, sem prejudicar o negócio ou causar pânico entre os demais profissionais, por exemplo. O fato é que uma solução eficiente de gestão de segurança será ainda mais necessária e benéfica para os mais diversos tipos de negócios. Porém, alguns setores já estão mais conscientes desta necessidade como indústrias no geral, grandes varejistas – especialmente supermercadistas, hospitais, aeroportos, portos e rodovias.

 

  • Vocês podem nos contar sobre um case de sucesso? Como é feito esse suporte?  Como é a relação de apoio e suporte técnico?

Nós atuamos como consultores, primeiro fazendo uma verdadeira imersão no negócio dos clientes para entender suas dores e necessidades específicas, o próximo passo é apontar os pontos fortes, que merecem ser aperfeiçoados, e os pontos fracos, que precisam ser eliminados. Nossas propostas sempre partem do pressuposto de que a operação não pode e não deve parar durante o processo de implementação. A assertividade desta estratégia se confirma por termos no portfólio clientes respeitados no mercado, como Petrobras, Vale, Natura, Banco Santander, Banco Itaú etc.

 

  • Como a Genetec está trabalhando coma LGPD? O sistema já está adaptado?

Nossas soluções estão totalmente adequadas às exigências da Lei Geral de Proteção de Dados Brasileira, assim como ao GPDR europeu. Isto porque estamos constantemente investindo em atualizar nossos sistemas agregando características para atender às necessidades que surgem no mercado, assim como novas exigências regulatórias.

 

  • Como nossos associados podem contatar a Genetec?

José Castro

e-mail:  jacastro@genetec.com

Celular/Whatsapp: 11 97292 8566

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Associe-se
Área de Associado