fbpx

Em 30 de novembro de 2017, ocorreu a reunião inicial de instalação da Comissão de Estudos brasileira (ISO/ABNT – CEE 267) que está trabalhando em conjunto com mais de 48 países na validação e tradução das NORMAS para o mercado brasileiro.

Na ocasião, representando a ABRAFAC (Associação Brasileira de Facilities), Luciano Brunherotto foi indicado como Secretário da Comissão. “Assim como a evolução das normas em décadas anteriores, que enriqueceram o setor de Gerenciamento de Facilidades definindo padrões de qualidade e sustentabilidade, a ISO 41.000 pode ajudar a estabelecer a profissão no Brasil”. Leia mais sobre o assunto aqui.

Recentemente, a ISO 41.001 – Facility management/Management systems /Requirements with guidance for use, foi publicada seguindo o objetivo de ajudar as equipes de FM a atingir um alto nível de eficiência.

De acordo com o portal ISO – International Organization for Standardization, a nova norma de sistema de gestão se baseia nas melhores práticas internacionais e torna-se uma referência para o desenvolvimento e condução de um regime efetivo de FM estratégico, tático e operacional.

Essa norma também visa auxiliar as organizações que procuram terceirizar o FM, já que os prestadores de serviços que seguirem com o padrão, podem fornecer uma garantia em relação à sua abordagem e processos.

Stanley Mitchell, presidente da ISO / TC 267 (o comitê técnico da ISO que desenvolveu o padrão), disse que a ISO 41.001 ajudará as organizações de várias maneiras, estabelecendo uma abordagem comum e um conjunto de processos que podem ser consultados em todo o mundo.

O ISO 41.001 é o primeiro padrão do gênero para gerenciamento de facilities e tem o potencial de fazer uma diferença real para as organizações, melhorando a saúde e a segurança da força de trabalho, reduzindo seu impacto no meio ambiente e economizando custos e eficiências consideráveis”, declarou Stanley.

Compartilhe nas redes sociais