fbpx

Projeto ‘Realidade Aumentada RA – Aplicada nas Operações Prediais’ foi vencedor da categoria Gerenciamento, operação, manutenção e utilidades

O analista de Engenharia da Temon Serviços, Gustavo Noan Nascimento, foi destaque no Prêmio ABRAFAC Melhores do Ano de 2020. O projeto vencedor foi o “Realidade Aumentada RA – Aplicada nas Operações Prediais”, que levou o primeiro lugar na categoria Gerenciamento, operação, manutenção e utilidades da premiação.

“O prêmio estimula pessoas, gera oportunidades, conecta áreas de atuação diferentes e para mim, o principal, dissemina conhecimento. O objetivo de não reter aquilo que pode ser compartilhado, ajudar pessoas e elevar o nível do nosso segmento, certamente são grandes incentivos para a realização do prêmio”, afirmou o vencedor.

Confira a entrevista na íntegra com Gustavo Noan e os detalhes do projeto:

Portal ABRAFAC – Em que consistiu o seu projeto, que foi vencedor do Prêmio ABRAFAC Melhores do Ano?

Gustavo Noan Nascimento – O projeto consiste na utilização da tecnologia de Realidade Aumentada (RA), aplicada nas operações prediais. A Realidade Aumentada é um método altamente visual e interativo, que permite apresentar informações digitais no contexto do ambiente físico, através de um dispositivo. Logo no primeiro contato com a tecnologia, enxergarmos o potencial e a oportunidade de aplicação em campo, podendo elevar o nível cognitivo de aprendizagem e assertividade dos técnicos. Os resultados não foram diferentes, o uso da RA nas operações prediais, que hoje conta com quase 30 edifícios sob responsabilidade da Temon Serviços, possibilitou que os técnicos sejam mais capacitados, processos mais confiáveis, etapas melhor executadas, e com riscos e possíveis falhas mitigados.

Entre os pilares priorizados durante a concepção do projeto, vale ressaltar a importância da Inovação e Tecnologia, e da capacitação de pessoas, que sempre fizeram parte do DNA da Temon. Por meio da inovação e tecnologia, tínhamos como objetivo expandir a fronteira da O&M – Operação e Manutenção – tradicional, usando de fato ferramentas e soluções inovadoras existentes no mercado. Com o treinamento e a capacitação de pessoas, foi possível disseminar conhecimento e nos tornamos mais assertivos no reestabelecimento de sistemas críticos quando requeridos. Trouxemos um novo olhar para os nossos serviços, em um projeto que envolveu e contou com a contribuição de todo o Grupo Temon.

Portal ABRAFAC – Como foi o processo de elaboração desse projeto?

Gustavo Noan Nascimento – A Temon Serviços sempre fomentou internamente a discussão sobre a transformação digital e a busca por soluções que pudessem melhorar nossos processos e oferecer a melhor performance aos nossos clientes. Em uma dessas conversas, vimos a oportunidade ideal para trazer a Realidade Aumentada, e aplicá-la no cotidiano da operação e manutenção predial. No princípio por se tratar de algo novo, nunca antes visto no segmento, optamos por iniciar com um piloto e entender as dificuldades.

A partir daí conseguimos mensurar a velocidade de implantação, testar a usabilidade e a aderência dos nossos clientes. Dentre as etapas, estão: mapeamento in loco dos procedimentos essenciais, elaboração, filmagem, edição, upload na plataforma de RA e implantação no contrato. E claro, não seria possível sem o investimento, participação e toda a confiança que a direção da empresa depositou no projeto.

Portal ABRAFAC – Que desafios foram enfrentados, sobretudo em meio à pandemia de Covid-19?

Gustavo Noan Nascimento – Sem dúvidas está sendo um ano diferente para todos nós, receber este prêmio em um momento tão difícil nos traz um sentimento especial, que reforça a nossa missão de olhar sempre para o futuro.

Durante os meses que estivemos em isolamento social, infelizmente o avanço com nosso cronograma de implantação teve alguns ajustes e as datas foram prorrogadas, especificadamente devido à necessidade de estar presencialmente nos empreendimentos para mapeamento e levantamento dos pontos de aplicação. Mas no decorrer deste período, sobretudo em razão do distanciamento, a ferramenta foi positivamente útil para operação e manutenção dos edifícios sobre nossa responsabilidade. Os nossos técnicos tinham ali disponível a qualquer momento, os procedimentos operacionais em Realidade Aumentada para qualquer tipo de intervenção ou manobras.

Portal ABRAFAC – Em sua visão, qual a importância do Prêmio ABRAFAC Melhores do Ano?

Gustavo Noan Nascimento – A experiência que tivemos internamente com todo nosso time foi surpreendente. O senso de pertencimento e o engajamento de todos, foi sem dúvidas um dos maiores legados deixados pela participação. Ver todos torcendo e com a expectativa da conquista, fortaleceu ainda mais nossa equipe, que inquestionavelmente, está ainda mais forte e ansiosa pelos próximos desafios.

Os benefícios são muitos, o prêmio estimula pessoas, gera oportunidades, conecta áreas de atuação diferentes e para mim, o principal, dissemina conhecimento. O objetivo de não reter aquilo que pode ser compartilhado, ajudar pessoas e elevar o nível do nosso segmento, certamente são grandes incentivos para a realização do prêmio .

Portal ABRAFAC – De que forma o destaque no prêmio contribui para o desenvolvimento de sua vida profissional, dentro do setor de Facilities?

Gustavo Noan Nascimento – Existe uma frase do Abraham Lincoln que gosto muito, na qual diz: “A melhor maneira de prever o futuro, é criá-lo”.

Resume bem o que pude experimentar nessa fase da minha carreira, conduzir o projeto, transformar ideias em realidade, despertar habilidades que não exercia, isto se concretiza com o reconhecimento do prêmio, me faz olhar para trás e entender que na verdade, as decisões que faremos no ano que vem, serão influenciadas em grande medida pelas decisões que tomamos hoje, nos próximos minutos.

Tecnologia sempre me fez brilhar os olhos. Sinto-me privilegiado por ter nascido nesta geração, e acompanhar a transformação digital que o mundo vive, não somente ver com meus próprios olhos, mas fazer parte dela. Ter o sentimento de que pude contribuir de alguma forma com o mundo de Facilities e com a Temon, mesmo que em uma pequena parcela, é um prazer enorme. O que temos construído será lembrado por décadas. É só o começo, o futuro é brilhante.

Sobre a premiação

O Prêmio ABRAFAC Melhores do Ano é realizado há 15 anos pela ABRAFAC – Associação Brasileira de Facility Management, Property & Workplace. O objetivo é promover conhecimento e valorização de projetos feitos por profissionais e empresas do setor de Facility Management. Além disso, o prêmio estimula a produção e disseminação de casos de sucesso dentro do segmento.

Neste ano, foram 42 trabalhos inscritos, com representantes de seis estados no prêmio e mais de 5.500 votos feitos online, por conta da pandemia de Covid-19.

A cerimônia do 15º Prêmio ABRAFAC Melhores do Ano destacou os vencedores da premiação na noite de quinta-feira, 05 de novembro de 2020. O evento foi transmitido ao vivo no YouTube da associação. A cerimônia de premiação pode ser acessada aqui.

 

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This field is required.

This field is required.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.