Durante bate papo os profissionais falaram sobre os projetos premiados
O início do mês de agosto foi marcado pela realização online do evento em torno dos Ganhadores do Prêmio Melhores do Ano ABRAFAC 2021 e Ganhadores do Global FM 2022 com transmissão pelo canal da ABRAFAC no Youtube.
Com apresentação de Bruna Grieco Lavini, diretora de eventos da ABRAFAC, o evento iniciou com as premissas e valores da associação junto ao mercado de Property, Workplace e Facility Management, assim como os agradecimentos aos patrocinadores Neowrk (Diamante); Sodexo, Verzani & Sandrini e AKMX Arquitetura e Engenharia (Ouro); Athiê Wohnrath; Atlas Schindler; Grupo Brasanitas; Infraspeak e Orion (Prata).
Entre os participantes do encontro estavam Aline Navarrete, workplace management em Serasa Experian; Ademar Gallo, engenheiro eletricista e Hervelly Ferreira, chefe corporativa em sustentabilidade, ambos da Robert Bosch e Ana Cláudia Morrissy Machado, Facilities Manager Brazil na Shell.
De antemão, a anfitriã parabenizou os participantes pela conquista do prêmio. Com a palavra, Ademar falou sobre o projeto de neutralidade de CO2 na América Latina e explanou sobre os dados arregimentados ao longo do processo.
Como complemento, Hervelly destacou a abrangência da iniciativa em toda a região e os resultados obtidos em todas as plantas da Bosch. “Esse é um assunto em pauta, assim como o comprometimento das empresas em âmbito global”, enfatizou Bruna.
Já Ana discorreu sobre as mudanças de processo na limpeza de carpetes nas plantas da Shell. “Num primeiro momento, em 2018, percebemos a mudança, mas não descemos nos detalhes. Mas com a pandemia, e principalmente a forma de transmissão do vírus, a higienização do carpete passou ao centro das atenções”, relembrou.
Assim como o carpete, Ana também lembrou que o ar condicionado virou vilão. “Mas fomos acompanhando a realização de vários estudos que mostraram que o carpete bem limpo é uma excelente forma de revestimento”.
Ao aprofundar sobre o processo adotado em um site, Ana e sua equipe conferiram que o procedimento adotado a seco resultou uma economia mais de 30 toneladas de CO2/ano. “Esse projeto tomou corpo e mostrou a importância de olhar as operações atentamente”.
Aline destacou o projeto em workplace e as discussões com as equipes oriundas de diferentes segmentos na companhia. “Como nós tínhamos mudado a sede em São Paulo no final de 2019, o site passou a virar um modelo referência para o global em design”, lembrou ela, que completou: “Adotamos quatro formas de trabalhar pós pandemia: híbrido, hub, home, room”.
Da inscrição à vitória
Com isso, a profissional Aline também falou sobre as informações levantadas durante o processo e a experiência adotada na companhia – motivos que a levaram se inscrever no prêmio.
Na visão de Gallo, a questão da neutralidade e a forma de reportar os dados sobre emissão de poluentes foi o gancho para inscrever o projeto no Prêmio ABRAFAC. “Somos cerca de 20 co-autores e compilamos todos os dados para preparar um material bem completo, que trouxe um resultado muito positivo e repercussão boa na empresa”.
Na visão de Heverlly, a motivação do time foi o primeiro aspecto positivo, com o compartilhamento em todas as unidades, inclusive na matriz sediada na Alemanha. “Isso foi muito importante para o negócio, além da inspiração para outros profissionais para aprender”, pontuou.
“O grande diferencial do prêmio é justamente o compartilhamento”, enfatizou Bruna, encaminhando a palavra à Ana, que lembrou que a área ainda é relativamente nova e pouco conhecida. “O que é um FM, o que está sob seu guarda-chuva?”, indagou a profissional.
Segundo ela, o ponto nevrálgico ao mostrar cases de sucesso é tirar as pessoas da zona de conforto. “É essa chacoalhada que nosso mercado precisa para fazer diferente e ousar”, enfatizou.
“A aptidão do setor somada ao prêmio da ABRAFAC adicionaram valor ao mercado e à profissão”. Ainda de acordo com Ana, o prêmio é um dos melhores canais para exposição de idéias e inspiração para profissionais e empresas.
Questões como as estratégias relacionadas aos profissionais de FM e o compartilhamento de informações também foram apontadas pelos participantes sobre os novos horizontes do setor.
Multidisciplinaridade foi outro tema abordado, assim como as mudanças na vida profissional de cada um dos participantes. Satisfação e percepção de valor também foram apontadas como reconhecimento pelos profissionais.
As soluções criativas encontradas pelos ganhadores do prêmio também foi outro fator apontado como estímulo ao crescimento do mercado. Para encerrar, Bruna salientou o fato de três projetos brasileiros conquistarem o prêmio global.
Confira a íntegra em: https://www.youtube.com/watch?v=_PN0WZHvYqk
Prêmio ABRAFAC 2022
Em 22 de agosto serão divulgados os 12 trabalhos finalistas do Prêmio ABRAFAC 2022 (inscrições encerradas). No mês de setembro os participantes enviarão as apresentações dos cases para apreciação.
Na etapa seguinte, nos dias 25 e 26 de outubro, haverá votação pública dos trabalhos nas modalidades pessoa física e pessoa jurídica.
Dia 27 de outubro será o grand finale da 17ª edição do prêmio com a divulgação e apresentação dos seis finalistas durante o Jantar do Prêmio ABRAFAC 2022.
Faça sua inscrição aqui para participar do jantar e prestigie os profissionais e o mercado de FM!