Compartilhamento e racionalização dos espaços no radar
Suhaila Mourad e Franklin Brasil, responsáveis pelo painel “Workplace Transformation”, mediado por Alexandre Ventura apresentaram as tendências que convergem para um mesmo ponto central: a racionalização dos espaços.
Suhaila apresentou ao público presente no segundo dia do Congresso ABRAFAC o case da “Qualicity”, no qual a Qualicorp – plataforma de planos de saúde e seguro – transformou uma edificação de 1897 no centro histórico da capital paulista em um moderno hub de negócios para uso compartilhado respeitando as características originais do local.
Já Franklin Brasil focou na racionalização da ocupação na área pública, com as tendências para o segmento. Com a consolidação da Lei 14.011/2020 que regulamenta a contratação de serviços de FM em único contrato tomador.
Com isso, a área passou a contar com definições de parâmetros para uso compartilhado de salas e edifícios, bem como dimensionamento de ambientes que gerou em 2021 uma economia de R$ 500 milhões. Nas palavras de Brasil, “o lucro da incompetência passou para lucro o lucro da eficiência”.
#ABRAFAC
#CONGRESSOABRAFAC2022