fbpx

Empresa atua nas áreas de arquitetura, engenharia e design para diversos segmentos.

Em meio à pandemia do coronavírus, a IT’S Informov enxergou oportunidades para otimizar processos. Em meio às diversas mudanças causadas por esse período, a empresa identificou maneiras de aproveitar melhor o tempo e ganhar mais assertividade, por meio do compartilhamento de ideias.

De acordo com o diretor-executivo da IT’S Informov, Murilo Toporcov, a empresa estava preparada tecnologicamente para enfrentar momentos de dificuldade, como a pandemia, por exemplo. Este fator foi essencial para a rapidez nas ações.

A IT’S Informov atua nas áreas de arquitetura, engenharia e design para diversos segmentos. A ABRAFAC conversou com o diretor-executivo, Murilo Toporcov, e com o diretor comercial e de Novos Negócios, Daniel Iannicelli. Confira a seguir:

Portal ABRAFAC – Como a empresa está lidando com a pandemia do novo coronavírus que vivemos, atualmente?

Murilo Toporcov – Em um primeiro momento, era natural que ficássemos meio perdidos, mas graças ao fato de estarmos preparados tecnologicamente, rapidamente colocamos todo escritório em home office.

O momento transcende o que achávamos que era a referência de “disrupção”. Vivemos um dia após o outro e buscamos nos adaptar a essa nova realidade. Estamos mais produtivos porque estamos mais focados e menos dispersos. É nítido que o tempo que deixamos de gastar com locomoção foi transformado em horas produtivas.

Por outro lado, também nos perdemos no tempo, pulando de conferência em conferência. Um exemplo foi a reunião que fiz com um cliente. Durou 17 minutos. Batemos um papo inicial, falamos sobre 3 projetos e fizemos um bate papo final. Metade da equipe do cliente estava no RJ. Quanto tempo consumiria da nossa jornada em tempos anteriores? Vale a reflexão.

Portal ABRAFAC – Quais medidas foram tomadas para evitar a proliferação do vírus entre funcionários, clientes e parceiros?

Murilo Toporcov – Home Office para o escritório, como mencionei. Em relação às obras, paralisamos todas no início da pandemia. Organizamo-nos e, após 15 dias, voltamos com força total e com uma operação que dá orgulho de ver.

Em todas as obras, sem exceção, realizamos a medição da temperatura na entrada, conferência de EPIs [Equipamentos de Proteção Individual] e máscaras, Diálogo Diário de Segurança abordando o tema covid-19 e higienização de todos os canteiros e obras. Diariamente recebemos o relatório de todas as obras. Vale lembrar que isolamos as pessoas dos grupos de risco. Criamos um canal de comunicação para monitorarmos os casos, bem como disponibilizamos os testes de covid-19 sem custo.

Portal ABRAFAC – Que mudanças em processos da empresa foram feitas por conta da pandemia e das medidas de isolamento?

Murilo Toporcov – Podemos falar que o grande recurso que era disponível e ninguém utilizava é o Microsoft Teams. A comunicação melhorou muito e está muito mais rápida. Automaticamente os processos têm melhorado muito em função disso. Trabalhamos com projetos, temos um portal para cada um que centraliza os grupos de trabalho, informações e possibilita vídeo conferência de maneira prática, isso tem otimizado muito nosso tempo.

Portal ABRAFAC – O que mudou com relação aos projetos?

Murilo Toporcov – Conseguimos ser mais assertivos porque compartilhamos mais as ideias.

Portal ABRAFAC – Que medidas criativas a empresa tomou para lidar com os problemas que surgiram em decorrência da pandemia?

Murilo Toporcov – Criamos um totem personalizado com álcool em gel que possui um QRCode com todo nosso manual de boas práticas contra a covid-19. Qualquer um pode acessar com o celular. Outra ideia foi descobrir que conseguimos mudar o fundo de tela do Microsoft Teams. Disponibilizamos fundos de tela do escritório da IT’S, o que além de possibilitar privacidade ao funcionário em home office, oferece uma forma do colaborador matar a saudade do escritório. Foi uma solução sem custo, divertida e que teve adesão de todos.

Portal ABRAFAC – O que a empresa acredita que já pode tirar de lição com este período?

Murilo Toporcov – Nossa maior lição é que nossos colaboradores são nossa maior riqueza. Que se tivermos unidos e remando para o mesmo lado, não tem correnteza que nos leve.

Portal ABRAFAC – Alguma mudança adotada para este momento de quarentena será mantida após a normalização da rotina?

O Home Office, com certeza, será definitivamente introduzido em nossa cultura. Melhoraremos muito a comunicação através das ferramentas de compartilhamento que estamos usando hoje.

Portal ABRAFAC – Até que ponto home office apresenta-se como uma solução nas áreas de atuação da empresa?

 Murilo Toporcov – Todas as áreas se adaptaram e conseguiram produzir normalmente. Algumas até melhoraram suas performances. Acho que teremos um novo normal muito mais remoto do que físico.

Portal ABRAFAC – Qual é o impacto do coronavírus nas empresas, em geral, em sua visão?

Murilo Toporcov – Impactará no escritório, em um primeiro momento, de forma que todos os fluxos, distanciamento e higienização terão que ser repensados. Mas o maior impacto será mais para frente, pois teremos que repensar as novas formas de trabalhar e como conseguiremos conviver sem medo. Desenhar projetos para o futuro será muito mais complexo.

Portal ABRAFAC – Em sua visão, essa crise é comparável a alguma outra que o setor de facilities já viveu? Por quê?

 Murilo Toporcov – Essa crise tem sido a mais impactante e a nada se compara. Algo que nunca imaginaríamos que poderia acontecer, quebrou todos os paradigmas. Lutamos conta algo invisível e incontrolável. As áreas de Facilities tiveram que se desdobrar para dar apoio 360° à empresa. Fazer todo o processo de migração para Home Office, higienização, controle do site vazio, renegociação de serviços, redução de frota, e por aí vai. Tudo ao mesmo tempo e, em alguns casos, ações que podem garantir o futuro e até a sobrevivência da empresa.

Portal ABRAFAC – O que você tem a dizer para os profissionais da empresa que estão atuando na linha de frente diariamente?

Murilo Toporcov – Que são nosso maior orgulho. Guerreiros que vão para o “front” fazer acontecer. Na semana passada, em reconhecimento a isso, enviamos uma cesta básica, com máscaras e álcool em gel para todos os colaboradores que estão na linha de frente, para que pudessem levar para suas famílias.

Visão do colaborador

O diretor comercial e de Novos Negócios da IT’S informov, Daniel Iannicelli, detalhou como está sendo o trabalho durante a pandemia de covid-19. Confira:

Portal ABRAFAC – Como está sendo para você trabalhar durante essa pandemia em que vivemos atualmente?

Daniel Iannicelli – Com o trabalho 100% em home office, existe um aumento de produtividade. Por um lado, isso é positivo, mas, por outro, ainda não temos condições de trabalho perfeitas para esse tipo de trabalho.

Portal ABRAFAC – Que cuidados você costuma tomar para se proteger?

Daniel Iannicelli – Como estamos em home office, os cuidados são apenas quando nos deslocamos para algum lugar. Os cuidados que tomamos são deixar os sapatos fora de casa, lavar as mãos com água e sabão. Se vamos ao mercado, ou outro lugar com aglomerações de pessoas, colocamos todas as roupas para lavar imediatamente.

Portal ABRAFAC – Você está preocupado com o novo coronavírus? Por quê?

Daniel Iannicelli – Sim. Com a retomada da economia.

Portal ABRAFAC – Na sua visão, qual o papel do Facility Management no combate à proliferação do vírus?

Daniel Iannicelli – Preparar o ambiente de trabalho para a volta segura dos colaboradores pós-covid-19.

Portal ABRAFAC – Como o seu trabalho contribui para o país neste momento de crise?

Daniel Iannicelli – Como arquitetura, ajudamos empresas no desenvolvimento de layouts de ocupação física para o pós-covid-19.

 

Por Jéssica Marques/Foco 21 Comunicação

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This field is required.

This field is required.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.