fbpx

Obras estão paradas, mas conexão entre funcionários continua sendo realizada a distância

Por Jéssica Marques

O Portal ABRAFAC entrevistou a Workplace Arquitetura Corporativa. A reportagem é mais uma da série que mostra como o Setor de Facilities está atuando para enfrentar a pandemia do novo coronavírus.

Por conta da proliferação da Covid-19, algumas medidas precisaram ser tomadas para a preservação da vida dos funcionários e clientes da empresa. De acordo com a diretora executiva e fundadora da Workplace, Thais Trentin, a principal preocupação no momento é respeitar o distanciamento social, mas manter todos conectados.

“Mantemos uma rotina diária de conexão, troca de conhecimento e, principalmente, de contato com clientes, no qual aproveitamos este período para desenvolver com mais tranquilidade projetos de qualidade e alinhamentos, que antes eram feitos com tempo muito apurado”, disse Thais.

Confira a entrevista, na íntegra:

Portal ABRAFAC – Como a empresa está lidando com a pandemia do novo coronavírus que vivemos, atualmente?

Thais Trentin – A principal preocupação da Workplace é respeitar o distanciamento social, entretanto, proporcionando ao colaborador um ambiente que ele se sinta conectado, produtivo e com esperança que o futuro, em breve, trará projetos incríveis e inovadores. Mantemos uma rotina diária de conexão, troca de conhecimento e, principalmente, de contato com clientes, no qual aproveitamos este período para desenvolver com mais tranquilidade projetos de qualidade e alinhamentos, que antes eram feitos com tempo muito apurado.

Portal ABRAFAC – Quais medidas foram tomadas para evitar a proliferação do vírus entre funcionários, clientes e parceiros?

Thais Trentin – A implantação imediata do teletrabalho e a paralisação das nossas obras

Portal ABRAFAC – Que mudanças em processos da Workplace Arquitetura Corporativa foram feitas por conta da pandemia e das medidas de isolamento?

Thais Trentin – A Workplace já tinha a governança de salvar todos os documentos e arquivos em rede para compartilhamento das informações e alguns colaboradores, quando necessário, trabalhavam de forma remota. Portanto, o impacto por conta da pandemia foi minimizado. Seguimos fazendo reuniões com os times, agora de forma remota, mas com a participação ativa de todos.

Portal ABRAFAC – Como as obras e projetos foram afetados? Houve alguma paralisação?

Thais Trentin – 90% das nossas demandas foram impactadas, trabalhamos com muitas empresas multinacionais e a ordem está sendo “pausar” ou até mesmo cancelar novos projetos.

Os projetos conseguimos desenvolver em home office, mas as obras foram paralisadas e devem ser retomadas após a liberação do convívio social, seguindo todas recomendações da OMS.

Portal ABRAFAC – Como a empresa lidou com estas questões?

Thais Trentin – Sempre com muita tranquilidade, transparência e colaboração. Os próprios colaboradores se mostraram muito predispostos a mudarem suas rotinas com uma diretriz de ‘tamo junto’ para enfrentar tudo isso. Isso foi muito gratificante porque é resultado de uma construção feita ao longo de meses com nossos talentos humanos.

Portal ABRAFAC – Que medidas criativas a empresa tomou para lidar com os problemas que surgiram em decorrência da pandemia?

Thais Trentin – Ações no momento da Covid-19

Internas: Teletrabalho – rápida ação de proteção aos colaboradores com Home Office desde 18 de março

WP Morning: alinhamento na primeira hora do dia para manter a conexão humana e alinhamento das atividades

WP Reload – programa diário de sessões para atualização e troca de conhecimento entre colaboradores

Portal ABRAFAC – Houve alguma alteração no ritmo do trabalho administrativo? Quais?

Thais Trentin – Na primeira semana organizamos a estrutura nas casas dos colaboradores para que o trabalho pudesse ser desenvolvido e com isso não tivemos nenhum impacto efetivo.]

Portal ABRAFAC – Até que ponto home office apresenta-se como uma solução nas áreas de atuação da empresa?

Thais Trentin – Esta questão do teletrabalho potencializa foco e produtividade, estamos desenvolvendo projetos num ritmo mais eficaz, mas importante manter reuniões diárias de alinhamento para manter todos conectados com as diretrizes e valores da empresa.

Portal ABRAFAC – E quanto às ações de conscientização da população, como estão sendo feitas?

Thais Trentin – Contribuímos com ações diárias em nossas redes sociais, dando dicas e informações para que as pessoas cuidem da sua produtividade, mas na mesma proporção cuidem da sua saúde emocional e a melhora da relação com seu lar, com novo olhar para família, pets, plantas.

Portal ABRAFAC – Qual é o impacto do coronavírus nas empresas de facilities, em geral?

Thais Trentin – A pandemia é uma crise de ordem sanitária, acredito que as novas práticas serão adotadas para manutenção dos espaços e o facilities tem um importante papel em orquestrar para que o ambiente se adeque e se mantenha dentro deste novo cenário.

Portal ABRAFAC – De modo geral, como a empresa está sendo afetada por este período?

Thais Trentin – Enxergo dois impactos – o primeiro econômico, com tantas perdas é importante pensar estratégias de como construir junto com as empresas este novo ambiente de trabalho e o segundo é entender que a empatia transforma, nos dá oportunidade de fazer junto com o outro, de nutrir este olhar humano nas empresas, nos processos, nos projetos. Um sentimento que agrega, de fato, e nos fortalece para que a consciência de que ‘tudo vai passar’ aconteça e que chegue um novo momento muito melhor para se viver.

Portal ABRAFAC – Que outras soluções estão sendo aplicadas para diminuir os impactos no funcionamento da empresa?

Thais Trentin – Estamos discutindo novos caminhos, novas oportunidades, novas entregas, pensando em possibilidades que não seriam possíveis se mantivéssemos o modus operandi anterior e isto traz uma satisfação para o time de criar novas soluções mesmo num cenário que muitos encaram com negativismo. Oferecendo ajuda e sendo ajudada. Se nós defendíamos o Human Centric nos ambientes de trabalho – o ser humano no centro das tomadas de decisão, antes de toda esta situação, agora está diretriz se tornou vital para todos, não só para Workplace.

Portal ABRAFAC – Diante do atual cenário, de que forma o setor de facilities pode contribuir no enfrentamento dessa crise?

Thais Trentin – Cuidado redobrado na limpeza, higienização e manutenção dos espaços. Sendo um apoio preciso as discussões de RH sobre o futuro do trabalho e as mudanças necessárias que virão como legado desta pandemia.

Portal ABRAFAC – Em sua visão, essa crise é comparável a alguma outra que o setor de facilities já viveu? Por quê?

Thais Trentin – Não, infelizmente é uma crise sem precedentes, mas traz um olhar humano, como nunca colocado antes. Alguns especialistas em sociologia apontam esse momento com disrupções comparadas as duas Guerras Mundiais que tivemos, entretanto, com a velocidade da informação e a conexão globalizada como nunca vivemos.

Portal ABRAFAC – O que você tem a dizer para os profissionais da empresa que estão atuando na linha de frente diariamente?

Thais Trentin – Felizmente, conseguimos resguardar a todos sem ter a necessidade, neste momento, de manter uma operação na linha de frente.

Portal ABRAFAC – E qual recomendação faz para a sociedade?

Thais Trentin – Fiquem em casa! Se desenvolvam e se conectem com as pessoas, buscando novas possibilidades de fazer isso acontecer. Com a mente concentrada e calma podemos encontrar novos caminhos nunca ante imaginados. Acho que este é o legado de tudo isso.

Portal ABRAFAC – Na sua visão, qual o papel do Facility Management no combate à proliferação do vírus?

Thais Trentin – Um profissional preparado para organizar a linha de frente, zelando e cuidando por espaços mais adequados para enfrentar tudo isso, contribuindo na orientação e comunicação dos envolvidos sejam colaboradores, parceiros ou fornecedores. Um profissional vital neste momento para este enfrentamento.

Portal ABRAFAC – Como o seu trabalho contribui para o país neste momento de crise?

Thais Trentin – O mundo está nos dando a oportunidade de rever muitos pontos em nossas vidas, a relação com o trabalho é uma delas. Teremos que repensar nossos escritórios e adaptar ao novo jeito de produzir e estabelecer conexões entre pessoas.

Pensando no impacto que o ambiente de trabalho gera nos colaboradores e até mesmo na questão de retenção de talentos, teremos que unir esforços para proporcionar espaços mais flexíveis, adaptáveis e, de fato, atrativos. Temos que oferecer espaços de integração e colaboração para que os funcionários cultivem o sentimento de pertencimento à companhia.

Haverá um legado, após este movimento que todos estamos vivendo, quais empresas entenderão que a mesa de trabalho poderá ser ANYWHERE OFFICE. Com isso, nós da Workplace queremos ser um ponto de apoio na condução desta transformação dentro do seu ambiente de trabalho.

Podemos auxiliar as empresas na implantação desta nova cultura, na equação trabalho remoto + conexão com pessoas. Acreditamos que o momento é de somar! Somar nossos potenciais para atravessarmos tudo isto juntos e assim ficarmos mais unidos e fortes.

 

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This field is required.

This field is required.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.