fbpx

Segundo episódio da série sobre Norma NBR ISO 41000 esclareceu diversos pontos

É fato que a Norma ABNT NBR ISO 41001 ainda gera muitas dúvidas. Tanto que o FM Debate apresentou o “2º Encontro – Norma ABNT NBR ISO 41001 para Todos” com a participação do conselheiro Frederico Behmer.

Segundo episódio sobre a série ISO 41000, o bate papo online com apresentação da diretora de eventos Bruna Lavrini e boas-vindas da presidente Irimar Palombo, enfatizou as dúvidas recorrentes que os profissionais têm, mas não sabem exatamente para quem perguntar.

Na pauta do episódio foram tratadas questões como certificação, nomenclatura e aplicabilidade da norma, entre outros assuntos. E Behmer abriu esclarecendo: “um organismo de certificação é quem avalia se o sistema, produto ou pessoa atende aos requisitos de certificação”.

O convidado também pontuou que, tanto sistemas, quanto produtos ou pessoas podem ser submetidos aos diferentes tipos de métodos de avaliação. “A certificação é válida por um período determinado, após o qual pode ser realizada a recertificação”, disse.

“No caso da ISO 41001 a recertificação deve acontecer a cada três anos”, acrescentou o convidado, que seguiu chamando a atenção para a importância dos organismos cobertos por pela acreditação.

Acreditação é justamente o reconhecimento formal por um organismo independente que referendará que um organismo de certificação opera de acordo com normas internacionais. “Aqui no Brasil, por exemplo, a entidade que faz as acreditações é o INMETRO”, exemplificou o convidado. “No entanto, certificação e acreditação são dois processos intimamente ligados, porém, distintos, na escala da garantia de qualidade”, esclareceu.

A acreditação desempenha papel de supervisão que sustenta a qualidade, a imparcialidade e a competência do processo de certificação. Já a certificação propriamente dita é uma auditoria para verificar se uma empresa, produto ou profissional está em conformidade com os critérios estabelecidos em uma norma.

Passo a passo

Outra dúvida recorrente trazida ao debate foi se a aplicação da norma se restringe apenas às grandes corporações. “Não existe um tamanho específico. Um Sistema de Facility Management (SFM) é escalonável e adequado para empresas maiores ou menores”, explicou Behmer. O especialista lembrou ainda que no mercado a prevalência de organizações de FM certificadas é justamente de pequeno e médio porte.

Já a questão da certificação para sites foi outro tema trazido à tona. “A certificação não se aplica ao site ou aos imóveis e sim para o sistema de gestão de facilities – SFM”, disse. “Ou seja, mesmo que se tenha 20 sites não são necessárias 20 certificações”.

“Em resumo, quem é certificado não é a empresa ou o prédio. Quem é certificado é o SFM (Sistema de Facility Management). E o SFM não existe sem a aderência de algum facility (instalação)”, complementou. Outro ponto abordado foi a auto-certificação. Ou seja, qualquer organização com um SFM em conformidade com a ISO 41001 pode fazer uma auditoria própria.

Além disso, Behmer enfatizou o passo a passo para a obtenção da certificação: auditoria interna; auditoria externa e auditorias externas conduzidas por organismos certificadores.

“Portanto, é fundamental escolher uma certificadora prestigiada – e com acreditação – para as normas mais utilizadas. Não existe a obrigação de ser certificado, por isso é importante avaliar se a certificação faz sentido para a organização”, recomenda Brehmer.

O FM Debate conta com apoio dos patrocinadores Neowrk (Diamante); AKMX Engenharia, Guima Conseco, Sodexo e Verzani & Sandrini (Ouro); Atlas Schindler, Athiê Wohnrath; Bona; Grupo Brasanitas; Deskbee; Infraspeak, Netglobe, Orion, Skedway; Space Plan e Work Place (Prata).

Para assistir o conteúdo do episódio na íntegra, acesse: https://www.youtube.com/watch?v=_gd-i83vEis

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This field is required.

This field is required.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.