fbpx

 

Evento realizado no Centro de Convenções Rebouças comemora os 15 anos da Associação, com participação de especialistas brasileiros e quatro grandes nomes mundiais do setor: Erik Jasper, Ilse Toonders, John Carrillo e Neil Shah. Mercado de Facilities movimenta em torno de R$ 100 bilhões por ano no Brasil.

Começou nesta terça-feira, 1º de outubro, o 14 Congresso & Expo ABRAFAC 2019, promovido pela Associação Brasileira de Facilities – ABRAFAC no Centro de Convenções Rebouças, em São Paulo. Com um público de 1000 inscritos, esta edição do maior evento do setor de facilities no país já é um sucesso de participação e está repleta de simbolismos, neste ano em que a Associação completa 15 anos de existência, como ressaltou na Cerimônia de Abertura o presidente da entidade, Thiago Santana.

O compromisso da ABRAFAC com a sustentabilidade e a responsabilidade social no setor tem permeado cada iniciativa da entidade nessa trajetória. Além disso, pequenos gestos também reforçam o papel da ABRAFAC nas discussões no mercado de facilities. Acessibilidade, compromisso com o meio ambiente e solidariedade também marcam o congresso e a exposição.

“Todos os nossos eventos têm neutralização de carbono. Em 2019 foram reduzidas mais de 10 toneladas de emissões equivalentes de CO2”, afirmou Santana. “Também estamos com uma ação, da Fundação Pró-Sangue, e nossa meta é chegar a 100 bolsas de sangue doadas”.

O presidente frisou que o Congresso deste ano está pautado em três grandes pilares principais: a série de normas ISO 41000, tecnologia e a importância das pessoas na realização dos negócios.

“São dois dias intensos, mas certamente na quinta-feira, quando vocês voltarem ao ambiente de negócios, há uma série de coisas que serão discutidas aqui que serão aplicadas no trabalho de vocês”, disse Thiago Santana à plateia que lotou o auditório no Centro de Exposições Rebouças.

União e envolvimento

O vice-presidente jurídico da Cebrasse (Central Brasileira do Setor de Serviços), Percival Maricato, afirmou que a união e o envolvimento do setor dependem das atividades que estão sendo realizadas no evento.

“Representamos praticamente 70% do PIB e temos dificuldades em reduzir tributos, aprovar novas funções que surgem dentro da economia e do mercado. Sabemos que o setor é inovador. As inovações, novas tecnologias, novas funções profissionais devem ser acolhidas com muita agilidade pelo governo, pela máquina pública. Precisa muita agilidade nesse sentido”, disse.
Maricato afirmou ainda que, para que isso ocorra, o caminho é o Congresso, a troca de opiniões, o associativismo, a união e a atividade incansável que está sendo feita pela ABRAFAC no reconhecimento de toda a atividade.

Inovação para a transformação

Arnaldo Basile, presidente executivo da Abrava (Associação Brasileira de Refrigeração, Ar-Condicionado, Ventilação e Aquecimento) falou, durante a abertura do evento, em nome de entidades que estão ligadas a questões de climatização.

“Temos que levar em consideração que nessas reformulações e adequações, a busca por inovações tecnológicas e os processos construtivos estão cada vez mais industrializados e cada vez menos desenvolvidos nos campos de atuação, nos canteiros de obras. Isso leva a um desenvolvimento técnico e industrial mais apurado”, disse.

“É uma tendência mundial que o Brasil já adota. As empresas ligadas a facilities na área de construção civil já têm esse enfoque. A prestação de serviço, a terceirização acaba sendo mais bem adequada para as necessidades do consumidor, sempre com o olhar voltado para a segurança”, afirmou também.

O Congresso & Expo ABRAFAC é o mais importante evento do calendário de Facilities brasileiro, um mercado que movimenta em torno de R$ 100 bilhões por ano no universo constituído por milhares de edifícios, condomínios e empresas no país.
O evento conta com uma programação especial, com temas que possuem grande relevância para o universo de Facilities, no qual empresários, especialistas e gestores apresentam cases, tendências e o que há de mais inovador no segmento.

Veja mais imagens em nossa página no Facebook
Hiperlink https://www.facebook.com/Abrafac/

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This field is required.

This field is required.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.