fbpx

Apresentação foi feita por Alana Lisboa, diretora de Gestão Interna da Escola Nacional de Administração Pública – ENAP; e Li Chong, coordenador de Gestão em Engenharia e Arquitetura da Controladoria Geral da União – CGU 

 

Quais são os desafios e oportunidades para o Facility Management no setor público? Esta pergunta foi respondida em uma palestra no primeiro dia do Congresso ABRAFAC, na manhã desta quarta-feira, 18 de agosto de 2021.

O tema foi abordado por Alana Biagi Lisboa, diretora de Gestão Interna da Escola Nacional de Administração Pública – ENAP; e Li Chong, coordenador de Gestão em Engenharia e Arquitetura da Controladoria Geral da União – CGU.

Na ocasião, os palestrantes apresentaram os detalhes da relação do setor de Facility Management com os respectivos órgãos públicos. A parte prática foi relatada, tendo sido citados aspectos como viabilidade, custo econômico, operacional e administrativo.

Além disso, foram trazidos também os desafios e as oportunidades que envolvem a implementação do Facility Management na administração pública, considerando a ENAP e a CGU.

Também foram apresentados os detalhes dos “trâmites burocráticos” necessários neste tipo de contratação.

Os convidados foram recebidos pelo Anfitrião ABRAFAC Marcos Maran.

“O Facility Management é uma atividade que vem se desenvolvendo bem na área privativa, mas só recentemente na área pública é que apareceram as primeiras licitações sobre Facility Management em entidades públicas, entre elas a gente pode falar da Caixa Econômica Federal, Ministério da Economia, Tribunal de Justiça de São Paulo, Prodesp, Sabesp, entre outros”, pontuou Maran.

Ao final do painel, a presidente da Associação Brasileira de Property, Workplace e Facility Management – ABRAFAC, Irimar Palombo, também fez considerações sobre o tema.

“No primeiro semestre, nós tivemos várias licitações do setor público. Na realidade, o setor público, em muitos momentos, entrou em contato com a ABRAFAC tirando algumas dúvidas e acho que a coisa está melhorando e aquecendo muito”, afirmou.

Doações

Antes do intervalo para o almoço, a presidente da ABRAFAC convidou os participantes a acessarem um QR Code na tela para fazer doações à ONG Madrinhas da Vida.

“Nós separamos este momento para falar sobre um assunto nobre e muito importante para o nosso desenvolvimento como pessoa e como cidadãos”, disse Irimar.

“A ONG Madrinhas da Vida atua diretamente na melhoria da vida de inúmeras crianças, adolescentes e famílias. Elas garantiram que toneladas de alimentos chegassem a pessoas em situação de vulnerabilidade. Também promovem ações socioeducativas, dentre outros programas voltados para a comunidade”, detalhou.

Além disso, ao acessar outro QR Code, os participantes também puderam responder a uma pesquisa e concorrer a diversos brindes.

Sobre o Congresso ABRAFAC e Expo FM 2021

O Congresso ABRAFAC, realizado em 18 e 19 de agosto, reúne os maiores especialistas do setor, apresentando as últimas novidades, tendências e inovações. São profissionais que compartilham conteúdo de qualidade para elevar a carreira dos participantes para outro nível. Neste ano, o tema do evento é “Property, Workplace e Facility Management – Juntos com um novo olhar para o futuro”.

Por sua vez, a 15ª Expo FM está sendo realizada, pela primeira vez, em parceria com a Associação Brasileira do Mercado de Limpeza Profissional – ABRALIMP. O evento está com um modelo inovador de feira, 100% digital.

A Expo FM reúne virtualmente estandes das mais conceituadas empresas do setor, além de trazer atrações, oportunidades de negócio e ferramentas de networking acessíveis a um toque, do conforto de casa.

A feira é transmitida através de uma plataforma onde as pessoas têm a sensação de estarem fisicamente no pavilhão. Assim, é possível “andar” virtualmente pela feira, conhecer os estandes, os produtos dos expositores. As portas de entrada ficam abertas de 17 a 25 de agosto.

O Congresso ABRAFAC e Expo FM 2021 contam com apoio do Grupo Brasanitas, Sodexo, Vivante, Atlas Schindler, Genetec, Siemens, Spartan do Brasil e Studio Conceito.

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This field is required.

This field is required.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.