fbpx

Wagner Lamarca detalhou a transformação digital no setor

O diretor de Operações da Vivante, Wagner Lamarca, foi convidado para detalhar o impacto das novas tecnologias na gestão de Facilities. O palestrante falou sobre o tema na tarde desta terça-feira, 06 de outubro, no Congresso Brasileiro de Facility Management, Property & Workplace 2020. O executivo afirmou que quando se fala em transformação digital, o primeiro ponto abordado é o sensoriamento. O processo está cada vez mais simples e menos custoso para as empresas, segundo o diretor.

Entre os exemplos apresentados de tecnologia na gestão de Facilities estão o sistema de avaliação e solicitação, aparelhos de gestão de temperatura e umidade, sistemas de refrigeração fancoletes e splits, painel de controle do cliente, sistemas de energia, entre outros.

“O grande desafio das empresas é uma questão interna de mudança de cultura. Não adianta querer trazer tecnologias se você não conseguir começar a trabalhar a mudança de cultura dentro da sua organização. Isso é de médio a longo prazo”, disse.

“Não adianta imaginar que você vai trazer um sensor, mobile ou tablet para o eletricista que trabalha com a caneta atrás da orelha que ele vai mudar da noite para o dia. É preciso fomentar o assunto internamente e ter uma empresa que tenha processos. Se não tiver processos muito bem implementados, onde a gente consiga identificar o começo, meio e fim, começando com a mudança de cultura e comunicação, não adianta segurar a bandeira de tecnologia sozinho, sem fomento por meio do RH e do comercial. É um conjunto de esforços”, completou.

Lamarca afirmou também que, no início, a Vivante inclusive contratou consultoria para realizar essa mudança de cultura. “A gente investiu muito em processo. Se o processo está muito bem implantado e a cultura começa a abrir a mente para a tecnologia, tudo o que for trazido vai ser muito mais fácil”, considerou.

Por Comunicação ABRAFAC

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This field is required.

This field is required.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.