fbpx

FM Debate abordou como a ferramenta pode ser estratégica para o FM

Em sua edição mais recente o FM Debate trouxe o tema análise de dados. Intitulado “Como se beneficiar usando Data Analytics para uma gestão centrada em dados”, o evento online apresentou informações úteis para os profissionais de facility management, property e workplace.

Com apresentação da diretora de eventos Bruna Lavrini, o encontro contou com a participação da presidente Irimar Palombo, que destacou a missão e a visão da ABRAFAC ao dar as boas vindas aos participantes.

Além disso, Irimar também reiterou o convite para o Congresso ABRAFAC & Expo FM, que acontece nos dias 25, 26 e 27 de outubro, o mais importante evento do calendário de Property, Workplace e Facility Management do país acontece de forma 100% presencial no Centro de Convenções Rebouças, na capital paulista. Saiba mais em: https://abrafac.org.br/congresso-expo-2022/.

José Fontebasso Neto, professor e especialista do Laboratório de Inteligência Artificial da Universidade Católica de Santos foi o palestrante e Martha Simas, membro do comitê de Property e Saúde, foi a mediadora.

Dados úteis para a tomada de decisão

Processo de inspeção, limpeza, transformação e modelagem de dados, o data analytics objetiva descobrir informações úteis, bem como informar conclusões úteis para a tomada de decisões.

“Como nos beneficiamos da ferramenta para um papel estratégico do FM? Basicamente ele provê uma série de informações escondidas que não são identificadas com buscas comuns”, esclareceu o palestrante.

Segundo Fontebasso, a análise estatística e a transformação dos dados em informações úteis para os negócios auxiliam na resolução dos problemas. “Eventualmente prevendo até o que vai acontecer”, pontuou.

Ainda de acordo com ele, os dados podem ser textos, valores numéricos, imagens advindos das mais variadas fontes, como, por exemplo, notas fiscais, formulários digitais, pedidos, etc…

“Como ferramenta de apoio ao FM devemos pensar que o profissional gerencia processos reativos, então o desempenho medido através do tempo de resposta e solução é uma característica importante”, esclareceu o palestrante.

Com isso, o data analytics pode reduzir a reatividade dos processos e inconvenientes através da análise dos padrões de comportamento. “Nos EUA 70% das empresas desconhecem a necessidade de atualização de seus equipamentos ou se estão dentro das normas”, apontou o especialista.

Na sequência, ele chamou a atenção para os quatro usos do data analytics: análise descritiva; análise de diagnóstico; análise preditiva e análise prescritiva. Com isso há a redução do custo total de propriedade; extensão da expectativa de vida útil dos ativos; redução de eventos adversos e uma melhor experiência para os usuários.

No entanto, problemas de má utilização ou acesso limitado aos dados podem impactar na funcionalidade da ferramenta. “Dificuldades na gestão de manutenção ou no controle de custos e outras ocorrências provenientes de diversas fontes podem causar baixa visibilidade da instalação, criando dificuldades no gerenciamento e controle dos custos”, alertou.

“Em Deus, nós confiamos; todos os outros tragam dados”, disse o especialista em alusão ao célebre pensamento do estatístico William Edwards Deming. “Uma das novidades é o uso de BIM, que padroniza os dados do projeto e facilita a implantação e manutenção”, enfatizou.

BIM no FM

O BIM (Building Information Model) é uma ferramenta de projeto, construção e manutenção que integra todas as informações relevantes de uma instalação. “No mundo o uso disso é uma grande novidade. Na Europa é empregado a cerca de 10 anos, nos EUA há cinco e no Brasil há apenas um ano”, pontuou.

No Brasil, o BIM a ser instituído pela NBR 15965 contará com: terminologias e estruturas; características dos objetos da construção; processos de construção; recursos da construção; resultados da construção; unidades e espaços da construção e, por fim, informações da construção.

Com isso, as perspectivas para integrar o BIM à rotina do FM é revisar o foco nos requisitos; criar um guia; coletar os dados e um grande desafio: como manter esses dados atualizados, considerando que novas informações podem surgir e ser acrescentadas a qualquer momento.

Para Fontebasso, é imprescindível maximizar o ROI do data analytics com o emprego de sensores para coleta de dados sobre a condição e desempenho dos ativos. Além disso, é importante a integração dos sistemas através de tecnologia de conexão. “Aplicação da quadra de análises (descritiva, preditiva, diagnóstica e prescritiva) é fundamental para a obtenção dos melhores resultados”, explicou o palestrante.

Como complemento ele apontou ainda o uso dos insights de melhoria para fazer atualizações necessárias, assim como a otimização dos canais de comunicação através da utilização de softwares de gestão de manutenção.

Logo após foi aberto espaço para interação e perguntas da audiência. O FM Debate conta com apoio dos patrocinadores Neowrk (Diamante); AKMX, Guima ConSeco, Sodexo e Verzani & Sandrini (Ouro); Athiê Wohnrath; Atlas Schindler; Bona, Grupo Brasanitas; Deskbee, Infraspeak, Orion, Space e Work Place (Prata).

Confira a íntegra em: https://www.youtube.com/watch?v=LE4GKUzgW8I.

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This field is required.

This field is required.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.