Com o tema ‘Construindo o Futuro – Celebrando o Ambiente’, evento foi gratuito em prol do setor e transmitido totalmente online
A edição 2020 do Congresso Brasileiro de Facility Management, Property & Workplace foi sucesso de realização. Superando as expectativas, o maior evento de FM do Brasil passou dos 2 mil inscritos. Com o tema “Construindo o Futuro – Celebrando o Ambiente”, o congresso aconteceu, nos dias 6 e 7 de outubro, em um modelo híbrido de transmissão, ao vivo, com participações presenciais e online dos maiores especialistas do setor.
Com formato inédito, o evento teve a característica de ampliar a participação do público em geral, neste período de isolamento social, com participantes de todo o país assistindo gratuitamente aos painéis.
As palestras tiveram cerca de 400 pessoas, com participantes de todo o país. Além disso, o modo online de transmissão permitiu alcance internacional do congresso, com espectadores do Peru e de Portugal acompanhado os painéis.
Na manhã desta quarta (7), o presidente da ABRAFAC, Thiago Santana, comemorou os 2.030 inscritos no evento.
“Realizamos o congresso em um período em que estavam sendo feitas inúmeras lives de altíssima qualidade, concorrendo em termos de data, horário e atenção. A gente pensou ‘se a gente conseguir ter 1.200 inscritos para o nosso evento, vamos ter cumprido bem nossa meta’, contou ele. “Hoje de manhã, por volta das 10h, batemos 2.030 inscritos, superou completamente todas as nossas expectativas. Quem acompanhou a audiência viu que as palestras não diminuíram de 400, 390 pessoas o tempo todo, o que mostra a força do que a gente se propôs, a seriedade da associação e a abrangência. Um dos legados que esse evento deixa é a democratização do acesso em tudo aquilo que a gente faz”, destacou Thiago Santana.
Associados e não-associados da ABRAFAC puderam fazer parte desse momento, que foi uma verdadeira conexão entre profissionais do setor, acadêmicos e organizações em todo o país. Tanto para os que estiveram pessoalmente no local do evento quanto para quem acompanhou tudo virtualmente, de casa.
O primeiro dia foi marcado por diversos temas, como melhores formas de trabalho durante a pandemia, organização no processo de adoção e certificação da NORMA ISO 41000, tendências em Workplace, o futuro do mercado de trabalho, limpeza, tecnologia para o espaço construído, entre outros assuntos.
Por sua vez, o segundo dia trouxe assuntos de extrema relevância para o setor, como investimentos em Property através de uma boa gestão de ativos, FM no setor público, home office, vivência híbrida dos escritórios, gestão de ativos e missão crítica, tendências para o setor de higiene profissional, prédios inteligentes, ganho de produtividade e otimização de recursos e o protagonismo do profissional de FM.
Doações
Durante o congresso, os participantes ainda foram incentivados a fazer doações para arrecadar fundos ao Instituto da Criança e do Adolescente. A instituição reúne as especialidades pediátricas do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP (Universidade de São Paulo).
Para doar, os participantes utilizaram um QR Code divulgado ao longo do evento. O auxílio será destinado à compra de novos equipamentos ou medicamentos que auxiliem crianças e adolescentes em tratamentos médicos. Saiba mais aqui.
Até o dia 15 de novembro de 2020, os novos associados (Pessoa Física) terão um desconto de 50% na anuidade. Deste valor promocional, que visa a atrair novos membros, metade será destinada ao instituto. Novos sócios Pessoa Jurídica também terão desconto de 10% na anuidade. Neste caso, 20% dos valores recebidos irão para a instituição.
Depoimentos
No encerramento do Congresso Brasileiro de Facility Management, Property & Workplace 2020, alguns depoimentos resumiram a experiência de participar de um evento de tamanha importância para o setor de FM.
“Esse ano é especial por vários motivos, por a gente ter conseguido fazer o congresso dessa forma e por tantas pessoas que fizeram networking no chat. O pessoal estava se confraternizando, se conectando e eu fiquei muito feliz. Dizem que não existe networking em evento virtual, está aqui a prova de que existe”, disse Fátima Sousa, CEO da FS Educa.
“Foi um imenso prazer participar do painel de ontem, é um assunto que está tão em alta, para nós arquitetos já vem há muito tempo, mas tomou um nível muito maior agora com essa questão da pandemia, porque a gente está tratando de pessoas. Foi muito legal planejar tudo isso. Valeu cada minuto que a gente se reuniu para dar certo. O resultado desse congresso foi extraordinário, porque muitas pessoas que nem participaram de um congresso presencial tiveram essa oportunidade”, afirmou Terezinha Santos, sócia proprietária da Universo Facilities.
“Quando nós começamos a planejar esse congresso, houve a dúvida de ‘será que vai ter parte presencial ou só parte online?’ e ver o resultado com essa quantidade de participantes e ainda maior de inscrições, é muito bom. Ser humano é assim, queremos estar perto um do outro. É bom quando vemos tudo isso acontecendo, palestras muito bem coordenadas, o palestrante anterior falando e o posterior mencionando o que o anterior falou, nos ajudando a sedimentar o conhecimento para a gente poder propagar”, considerou Regina Yuri Umetsu, conselheira da ABRAFAC.
“Foi uma oportunidade muito boa para a gente, participar desse seleto grupo que teve que se reinventar, assim como nas empresas, que tivemos que replanejar tudo o que já havia sido pensado em um congresso presencial. Fazer esse congresso de forma virtual foi realmente um desafio”, disse José de Andrade Sandim Neto, também conselheiro da associação.
“Esse é um dos invisíveis. Se a ABRAFAC, nesses últimos seis anos, tem o caixa, o vigor e o detalhe de finanças para viabilizar esse evento, deve a ele, Cristiano Mantovani”, salientou Luciano Brunherotto, sócio diretor e fundador da empresa de Consultoria e Tecnologia ARO.
“A questão financeira é importante, viabiliza tudo isso, mas é resultado da gestão de muitas pessoas, do comprometimento de um grupo de pessoas, conselheiros que estão nos bastidores. Muito orgulho de fazer parte, é um orgulho que reflete a dedicação de muita gente em um proposito que é levar o FM ao nível que ele merece”, disse Cristiano Mantovani, diretor tesoureiro da associação.
“Foi sensacional, orgulho de fazer parte”, resumiu Christina Langenfeld, gerente comercial na Millicare Brasil.
“O evento superou todas as minhas expectativas, assim como o conteúdo das palestras, dos painéis. Eu agradeço ao pessoal do backstage, ao conselho, aos convidados que foram brilhantes em suas palestras e falas, a audiência e foi muito bom para todos”, disse Alexandre Ventura, conselheiro da ABRAFAC.
“Foi maravilhoso o congresso e foi vida de facilities. A gente começou com um modelo, foi mudando, todo mundo apoiando e deu um resultado maravilhoso. Teve um resultado excelente e foi muito divertido, todo mundo se divertiu no processo”, celebrou Irimar Palombo, sócia-fundadora e head de Facility Management no SESC.
“Foi espetacular. A gente se superou. A gente sempre quis ter a oportunidade de ter pessoas do Brasil inteiro participando e foi uma oportunidade ímpar. Isso é fruto do trabalho que todos nós tivemos”, afirmou Andréa Cerqueira, gerente de Relacionamento com o Cliente na Allia Higiene e diretora de Marketing da ABRAFAC.
“Esse evento é resiliência. A gente saiu de algumas reuniões do Armagedon com o sucesso que a gente teve aqui. Teve gente de fora do país, pessoas do Peru, de Portugal. O que faz uma associação é fazer para o associado”, finalizou Ricardo Crepaldi, pesquisador, professor, palestrante e consultor internacional de Facilities e Sustentabilidade.
#OrgulhodeserFM
Para celebrar a edição deste ano, a ABRAFAC convidou seus associados e profissionais da área de facilities a participar da campanha #OrgulhodeserFM enviando fotos para serem publicadas nas redes sociais da associação. O intuito da iniciativa foi valorizar o setor e reconhecer os profissionais e os esforços para atuação nesta nova realidade. Confira aqui a galeria de imagens.
Por Comunicação ABRAFAC