Apresentação foi realizada na noite desta quinta-feira (20), durante encontro online
O FM Debate – Cases desta quinta-feira, 20 de agosto, contou com a participação do escritório de arquitetura Athié Wohnrath, que detalhou o sucesso em um trabalho com o Colégio São Luís. O encontro online foi realizado pela Associação Brasileira de Facilities – ABRAFAC.
“Esse é mais um encontro do FM Debate – Cases, uma série de apresentação de cases de sucesso ligados à inovação. Mesmo sendo de sucesso, os cases não ficaram livres de ter adequações agora na retomada, porque tudo foi assolado por essa pandemia, mas agora todo mundo começa a voltar e a gente vai vendo as práticas que estão acontecendo”, afirmou Irimar Palombo, sócia-fundadora da ABRAFAC e head de Facility Management no SESC, que mediou o debate.
O case do Colégio São Luís foi apresentado por Alexandre Mirandez, diretor de Arquitetura Predial da Athié Wohnrath, e Maria Regina Ramos, head de Arquitetura de Educação da empresa. O tema da apresentação foi “a arquitetura a serviço da geração aprendente”.
“É um projeto que começou há dois anos e meio atrás, fez parte de um concurso de arquitetura com participação de cinco escritórios, nós fomos um dos convidados e saímos vencedores. Ficamos praticamente um ano fazendo os projetos e teve mais um ano de construção”, relatou Alexandre.
O diretor detalhou que, apesar de o colégio estar de portas fechadas atualmente por conta da pandemia de covid-19, as obras foram entregues dentro do prazo. Ventilação natural, valorização dos espaços e flexibilização do layout estão entre os destaques do projeto, de acordo com Alexandre.
“A escola foi inaugurada no começo do ano, foi um desafio muito grande. A gente conseguiu realizar o projeto em cerca de um ano e a obra em um prazo de mais ou menos 12 meses, a tempo da inauguração, que era muito importante, pois foi uma transferência de endereço da Avenida Paulista para a Vila Mariana”, detalhou.
Outro destaque apresentado no case do Colégio São Luís é que foram consideradas as diversas mudanças pelas quais as escolas passaram ao longo dos anos. A comunicação, a tecnologia, o tipo de ensino, o local como um ponto de encontro e de interação foram aspectos levados em conta ao longo do projeto.
“A gente teve uma integração muito forte com a escola. A participação deles foi sensacional. Eles tinham um comitê dedicado para isso e a gente teve reuniões mais de uma vez por semana para acompanhar cada detalhe, foi tudo sempre muito discutido e a escola sempre teve a meta de 2020. Quando começamos o processo, o nome do colégio não foi divulgado e não teve o envolvimento de muitas pessoas. A gente começou com um comitê pequeno, mas com muito poder de decisão e que definia muito bem os ambientes”, afirmou Maria. O vídeo do webinra está disponível no YouTube da ABRAFAC, acesse aqui.
Série de debates
A ABRAFAC deu início em 13 de agosto de 2020 a uma série de webinares denominada FM Debate – Cases. O objetivo é permitir o compartilhamento de cases de implantação de serviços, tecnologias e processos, preferencialmente que geraram algum tipo de resultado positivo para seus clientes.
O momento para a realização foi escolhido por ser um período de desafios que exigem soluções criativas. Assim, em meio à pandemia de Covid-19, as empresas poderão discutir formas de se reinventar e obter sucesso.
Os eventos online ocorrem sempre às quintas-feiras, com uma hora de duração. As apresentações das empresas serão abertas aos profissionais do Setor de Facility Management e ao público em geral, que pode participar por meio de um chat.
Por Jéssica Marques/Foco 21 Comunicação