fbpx

Projeto ganhador é sobre segurança de frota. O prazo para inscrições na edição 2020 da premiação termina na próxima segunda, 18 de maio.

A vida profissional do engenheiro de segurança do trabalho e meio ambiente Tiago Domingos Forte mudou completamente depois da edição de 2018 do Prêmio ABRAFAC Melhores do Ano. Após ter sido vencedor com um projeto sobre segurança de frota, ele iniciou sua atuação coordenador de Safe Fleet em uma das maiores multinacionais da área de saúde.

“É importante porque todos ganham, Facilities com uma concorrência saudável que promove a evolução das empresas, dos profissionais e equipes que se tornam protagonistas de seus projetos e o mercado com empresas mais eficientes e inovadoras”, disse Forte.

O objetivo da premiação, realizada pela ABRAFAC (Associação Brasileira de Facilities), é promover conhecimento e valorização de projetos feitos por profissionais e empresas do setor de Facility Management. Além disso, o prêmio estimula a produção e disseminação de casos de sucesso dentro do segmento.

O praz para inscrições no Prêmio ABRAFAC Melhores do Ano 2020 termina na próxima segunda-feira, dia 18 de maio . Acesse aqui para inscrever o seu trabalho.

A participação é totalmente gratuita para associados da ABRAFAC. Ao todo, são mais de 100 empresas e 3 mil membros na associação.

Confira a entrevista, na íntegra, com Tiago Domingos Forte:

Portal ABRAFAC – Que fatores você acredita que te levaram a ser vencedor do Prêmio ABRAFAC?

Tiago Domingos Forte – Acredito que escrever de forma detalhada cada etapa do projeto foi muito importante, me concentrei em tentar detalhar cada etapa do processo de implantação, utilizando a metodologia dos sistemas de qualidade PDCA. Começamos explicando o P (Plan/Planejamento) para definirmos a estratégia, incluímos o D (Do/Execução) com as ações práticas realizadas pelo time, o C (Check/Verificação) para avaliar se o plano estava de acordo com o resultado alcançado e o A (Act/Análise) com análise crítica para adequação dos plano para garantir a melhoria contínua das ações do programa.

Portal ABRAFAC – Você foi vencedor do prêmio em 2018, com um projeto sobre Safe Fleet (segurança de frota). Qual a importância deste segmento no mercado?

Tiago Domingos Forte – Quando falamos em frota logo pensamos em operações de logística, porém, diversos mercados utilizam veículos como ferramenta de trabalho para atividades comerciais ou como política de benefícios para cargos de liderança. Todos esses profissionais estão sujeitos aos riscos de acidentes de trânsito que podem causar prejuízos pessoais (para funcionários), materiais, imagem etc. Ao controlar esses riscos é possível reduzir custos, afastamentos, processos jurídicos e melhorar a cultura de segurança e meio ambiente com melhora da imagem da organização.

Portal ABRAFAC – Poderia falar um pouco sobre o seu projeto vencedor?

Tiago Domingos Forte – O projeto foi “Como Criar um Sistema de Gestão de Segurança de Frota” através de um estudo de caso de uma empresa da indústria farmacêutica com frota aproximada de 900 veículos leves explicando passo a passo como criar um sistema de gestão, desde a apresentação do projeto para a liderança, a metodologia, itens para políticas e procedimentos, comitês estratégicos, plano de comunicação, avaliação de resultados e melhoria contínua. A principal ideia foi demonstrar que é possível implementar um sistema assim em qualquer segmento que tenha frota própria ou alugada em suas operações.

Portal ABRAFAC – Em sua opinião, qual a relevância do Prêmio ABRAFAC no setor?

Tiago Domingos Forte – A importância está no compartilhamento de boas práticas de diferentes empresas, onde concorrentes podem demonstrar para o mercado a eficiência de sua equipe e aprender com iniciativas inovadoras que não seriam apresentadas em fóruns diferentes. É importante porque todos ganham, Facilities com uma concorrência saudável que promove a evolução das empresas, dos profissionais e equipes que se tornam protagonistas de seus projetos e o mercado com empresas mais eficientes e inovadoras.

Portal ABRAFAC – Que mudanças profissionais você notou em sua vida após o recebimento do prêmio?

Tiago Domingos Forte – Primeiro o reconhecimento do mercado e outros profissionais que passaram a me procurar como referência e para avaliar situações similares, melhorando muito minha rede de contatos profissionais. Mas a mudança mais significativa é que fui convidado para trabalhar como Coordenador de SAFE FLEET em uma empresa maior reportando diretamente para o corporativo global com responsabilidade pela frota em toda américa latina.

Portal ABRAFAC – Além disso, de que forma o prêmio acrescentou em sua vida pessoal?

Tiago Domingos Forte – Além de iniciar uma carreira me especializando em segurança de frota numa empresa referência no tema, reportando diretamente para os Estados Unidos, eu passei a organizar melhor todos os meus projetos, melhorando minha forma de pensar e executar minhas atividades. Me demonstrou também que mesmo projetos que podem ser considerados menores podem ser reconhecidos pela qualidade do trabalho desempenhado.

Portal ABRAFAC – A premiação é feita baseada na competência dos profissionais. Como você avalia esse diferencial da premiação?

Tiago Domingos Forte – Sempre pensei que em um prêmio de uma associação de Facilities um projeto de segurança nunca seria ganhador, mas me surpreendi com a avaliação criteriosa da organização e o feedback foi muito positivo e me ajudou muito. Essa premiação me demonstrou que o tamanho do projeto não é o mais importante, pois o foco é a qualidade do trabalho e o desempenho obtido para a organização.

Portal ABRAFAC – De modo geral, que benefícios a premiação pode trazer ao mercado de facilities, em sua visão?

Tiago Domingos Forte – Acho que a inovação e desenvolvimento dos profissionais e projetos proporcionam uma melhora contínua para o mercado de Facilities, demonstrando que não está limitado a obras e serviços e sim auxiliar as empresas na manutenção de suas atividades para que elas possam se concentrar na atividade principal de seu business.

 *Por Jéssica Marques/Foco 21 Comunicação

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This field is required.

This field is required.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.