fbpx

Evento online foi realizado pela Abralimp na noite desta quarta-feira (20).

A ABRAFAC – Associação Brasileira de Facilities participou nesta quarta-feira, 20 de maio, do webinar “O profissional de limpeza bem capacitado: protagonista da saúde e bem-estar”. O evento online foi realizado pela ABRALIMP – Associação Brasileira do Mercado de Limpeza Profissional.

O debate foi mediado pela diretora de marketing da entidade, Andrea Cerqueira. De acordo com a profissional, o objetivo do webinar foi falar sobre pessoas. Assim, abordando o que clientes e profissionais de facilities estão passando neste momento, por conta da pandemia de Covid-19, o bate-papo teve como foco a capacitação dos profissionais de limpeza e a disseminação de informações neste período.

“Vendo essa situação da Covid-19, a gente percebe que no passado o pessoal de limpeza ficava nos bastidores, muitas vezes na margem, e agora eles são protagonistas de tudo isso. Muitos deles estão na linha de frente, pegando ônibus para ir para o trabalho, sem poder ficar em casa em quarentena”, disse.

“A gente está em um ambiente onde a mídia está falando muita coisa sobre o assunto. A gente vê o medo sobre tudo isso. Por isso trouxemos experts no assunto para fazer um bate-papo”, afirmou também Andreia.

A superintendente executiva da FACOP, Cássia Almeida, falou no webinar sobre os processos de capacitação, preparo e conscientização de equipes de limpeza, considerando a velocidade das demandas da atual pandemia.

“A educação, quando bem efetivada, gera algo extremamente necessário para o nosso setor, que é a autonomia de fazer correto, independentemente de quem esteja vendo e se tem alguém observando, que é a limpeza. Nesse momento de pandemia, nós estamos orientando algumas etapas que são necessárias para a relação desse aprendizado e o repasse disso de forma eficiente”, contou Cássia.

Por sua vez, a docente da FS Educa Meire Carvalho Costa, falou sobre como é ser um facilities manager e se relacionar com os profissionais de limpeza neste período de pandemia do novo coronavírus.

“Quando a gente vai para dentro da operação, o serviço de limpeza é um dos carros-chefes dos facilities, está entre os principais e hoje está na linha de frente. Quando se fala dos hospitais, eles já tinham processos de limpeza e desinfecção, mas no mundo corporativo e áreas administrativas, a gente teve que implementar estes procedimentos e intensificá-los”, disse Meire.

Falando de Portugal, o key account manager do Grupo Higiene Global Orbis (INPACS), Jorge Louro, enfatizou a visão que tem sobre a capacitação de profissionais de limpeza no país. Além disso, o profissional defendeu a tecnologia como facilitadora do trabalho destes agentes. “Primeiro temos que mudar a mentalidade de quem está por cima. Isso para que as pessoas que trabalham nesta área tenham a vida mais facilitada, para fazer uma limpeza mais rápida e melhor, sem precisar andar com baldes d’água ou com mops”, opinou.

Por fim, o diretor do comitê de cursos da Uniabralimp, Sandro Haim, falou sobre a importância da ajuda psicológica gratuita para os profissionais de limpeza, que estão atuando na linha de frente nesta pandemia.

“Foi criada uma rede de apoio com psicólogos para dar um suporte para médicos, enfermeiros e para quem está na linha de frente na faxina. O mal que a gente pode gerar nessas pessoas está sendo gerado agora, o medo de pensar ‘não tem ninguém vindo para o escritório e eu tenho que estar aqui’, essa comparação faz com que isso fique mais óbvio, porque quando a pessoa volta para casa tem medo de passar essa doença para as pessoas amadas. Essas angústias vão se refletir lá na frente, então se a gente puder ajudar agora, esses possíveis traumas podem ser mais leves”, detalhou.

O webinar está disponível na íntegra no canal do YouTube da ABRALIMP (acesse aqui).

Por Jéssica Marques/Foco 21 Comunicação

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This field is required.

This field is required.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.