fbpx

A norma em questão descreve o escopo, conceitos-chave e benefícios do FM, além de fornecer um contexto para o uso e aplicação dos termos definidos na ABNT NBR ISO 41011

Nesta quinta, 12 de novembro, a ABRAFAC – Associação Brasileira de Facility Management, Property & Workplace, integrou um webinar promovido pela CEE-267 FM – Comissão de Estudo Especial de Facility Management sobre a ABNT ISO/TR 41013, norma que descreve o escopo, conceitos-chave e benefícios do Facility Management (FM), além de fornecer um contexto para o uso e aplicação dos termos definidos na ABNT NBR ISO 41011. A associação é membro da CEE-267 FM.

Na ocasião, o tema foi abordado por Irimar Palombo, head of Facility and Property Management no SESC e relatora da ABNT ISO/TR 41013.  A palestra foi transmitida online no canal da CEE 267 FM no YouTube e pode ser conferida na íntegra aqui.

Os mediadores do evento virtual foram Celso Toshio Saito, CKO na Facilities-Insight; Frederico Behmer, sócio proprietário da ABRAFAC e proprietário da BLUE Treinamento e Desenvolvimento; João Romero, consultor na Solarplex; e José Pedro Carpinelli Perozzi, gerente de Propriedade na BRPR Administradora de Ativos Imobiliários. Todos trouxeram perguntas para a palestrante e fizeram contribuições ao debate.

“Não dá para falar da norma sem falar do histórico da nossa profissão. Quando eu comecei a trabalhar na área de FM, no ano 2000, eu achei que estava sendo contratada para ser engenheira de Manutenção” disse Irimar Palombo. “Na verdade, eu estava coordenando toda a área de FM da unidade para onde eu fui contratada. Toda a gestão integrada dos serviços de suporte, manutenção, limpeza, vigilância, segurança, montagem de eventos, enfim. Já ouvi vários relatos de profissionais que entraram na área sem saber que estavam trabalhando com Facility Management”, relatou

“Esse é um panorama dos últimos 20 anos e com o tempo a gente foi definindo alguns limites da profissão e ganhando esse reconhecimento. Essa área sempre existiu, mas careceu de algumas definições. A publicação internacional da NBR ISO 41001 começa a trazer esse novo momento para nossa profissão e para o mercado de FM. A 41013 é um technical report que nos ajuda a definir escopo, conceito-chave e benefícios”, completou Irimar.

Na oportunidade, Irimar falou também sobre os benefícios em se adotar as práticas recomendadas na série ISO 41000 na Gestão de Facility Management para tornar o trabalho mais estratégico. Além disso, a palestrante detalhou os mais diversos aspectos da ABNT ISO/TR 41013.

“O primeiro ganho, o mais e claro da norma, foi o nome dessa área. A gente estudou bastante e usou o nome que o resto do mundo usa: Facility Management. Se um recrutador internacional está aqui, ele vai procurar o profissional e você vai se identificar com o nome daquele profissional. Tudo isso era uma grande dificuldade e a norma já chegou padronizando o mesmo nome que o resto do mundo usa”, ressaltou Irimar, ao falar sobre a importância da norma.

“É importante lembrar que a norma padroniza, ajuda, mas tudo isso vai ao encontro de contratação de profissionais. É você sempre ter o profissional certo cuidando do assunto de cada serviço que está no escopo. Participar da norma foi bom, gostoso e divertido, porque a gente acaba conhecendo e encontrando muita gente e ficando amigo das pessoas. A gente ainda tem muito o que lutar e desenvolver, o próximo passo são as certificações e a gente está em um caminho de grande desenvolvimento. A área de FM é vitrine e com a pandemia ainda mais, todo mundo está trabalhando mais e sendo mais necessário ainda”, finalizou Irimar.

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This field is required.

This field is required.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.