Conselheiro Luciano Luizetto é voluntário no grupo, representando a associação.

A Associação Brasileira de Facility Management, Property e Workplace – ABRAFAC integrou a primeira reunião do comitê gestor do Plano Nacional de Qualidade do Ar Interno – PNQAI. O encontro foi realizado de forma virtual na tarde desta quarta-feira, 31 de março. O engenheiro e conselheiro da ABRAFAC Luciano Luizetto é voluntário no comitê gestor do PNQAI e esteve presente nesta primeira reunião. Também participou do encontro a presidente da associação, Irimar Palombo, e o engenheiro Rodrigo Savio, membro da ABRAFAC.

“Somos uma associação referência para os profissionais, para as empresas e para os agentes relacionados a esse mercado. A gente quer promover o desenvolvimento e reconhecimento da atividade. A missão da ABRAFAC é a de promover a capacitação e o reconhecimento destes profissionais de Facility Management, Property e Workplace. A gente quer atuar como protagonista e catalizador do desenvolvimento desse setor. Em virtude deste posicionamento estratégico, desta missão da associação, entre outras, a ABRAFAC sente-se muito honrada de fazer parte deste comitê”, afirmou Luizetto.

“Para nós, o ponto principal são edifícios comerciais e escritórios. Está relacionado diretamente com o nosso trabalho e a qualidade do ar relacionada diretamente ao conforto, saúde e bem-estar dos ocupantes, oferecendo diretamente produtividade. Isso é o que para a gente de fato vem bem à tona, porque a gente sabe que o absenteísmo gera bastante prejuízo para as organizações e a gente ainda tem uma preocupação de lidar com aquela famosa ‘Síndrome dos Edifícios Doentes’”, disse também o representante da ABRAFAC.

O grupo é de natureza deliberativa, portanto, tem poder de decisão sobre os assuntos estratégicos relacionados ao PNQAI. Os principais objetivos dos trabalhos do plano nacional incluem ampliar a consciência da sociedade para a qualidade do ar em ambientes internos e os efeitos na saúde quando abaixo dos padrões recomendados, além de desenvolver ações para promover ambientes internos saudáveis, com ganhos na saúde e qualidade de vida.

Entre as principais atribuições do comitê do qual agora participa a ABRAFAC estão gerir e acompanhar as ações de Qualidade do Ar Interno no Brasil; ser um órgão de interlocução com o governo federal; e realizar reuniões periódicas para planejamento e acompanhamento de ações do Plano Nacional de Qualidade do Ar Interno.

Nesta primeira reunião, o cronograma de atividades do comitê gestor do PNQAI foi apresentado por seu idealizador Leonardo Cozac, que é diretor de operações e finanças da Associação Brasileira de Refrigeração, Ar-Condicionado, Ventilação e Aquecimento – ABRAVA.

Segundo Cozac, o primeiro passo para a criação do comitê gestor consiste em algumas etapas administrativas que visam formalizar o grupo. A próxima reunião está marcada para 26 de maio, às 14h. Confira abaixo o cronograma inicial de ações:

 

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Associe-se
Área de Associado