fbpx

Ministério do Trabalho acaba de incluir a profissão de gerente facility management na CBO (Classificação Brasileira de Ocupações)

O Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), em conjunto com a FIPE (Fundação Instituto de Pesquisa Econômicas) da Universidade de São Paulo (SP) acaba de dar continuidade ao Projeto de Atualização da CBO (Classificação Brasileira de Ocupações) com a inclusão da ocupação de gerente de facility management no mercado de trabalho brasileiro.

Imprescindível para a consolidação da profissão no país, a CBO é um documento que classifica e descreve todas as profissões, reconhecendo, nomeando e codificando os títulos e respectivas ocupações.

Além disso, com a CBO a profissão de FM passa a ser oficialmente reconhecida no mercado de trabalho e contar com todo o amparo legal. Dividida em famílias de ocupações, a classificação também permite um amplo levantamento das atividades realizadas pelos profissionais.

Família Ocupacional 1421.40 – gerente de facility management

A partir de agora, a ocupação passa a constar na Família Ocupacional – FO 1421, destinada a gerentes administrativos, financeiros, de riscos e afins, com código CBO 1421.40 – Gerente de Facility Management.

Compõe a família as ocupações de: gerente de infraestrutura (facility management); gerente de propriedade (facilty management); gerente de workplace (facility management); profissional de facility management.

As descrições e detalhamento de cada família ocupacional e respectivas ocupações podem ser conferidos em:

Conquista

A conquista só foi possível a partir de uma solicitação protocolada em Brasília e pelo empenho irrestrito da ABRAFAC, sua diretoria e membros do conselho, e, a partir de agora, passa a ser compartilhada com os profissionais que fazem do FM uma das profissões que mais cresce na atualidade.

O processo de reconhecimento da profissão foi iniciado em 2018 com a ABRAFAC – representada por seus associados – participando de reuniões com a equipe do Ministério do Trabalho em Brasília e se envolvendo em todos os estágios do processo desenvolvido pela FIPE para a classificação CBO.

Desde o preenchimento de inúmeros formulários até a presença em longas reuniões para estudo das famílias de ocupações e avaliação do enquadramento da profissão de FM. Todas as etapas contaram com o envolvimento e atuação de especialistas que compõem o quadro da Diretoria, do Conselho e Associativo da ABRAFAC.

Além disso, ABRAFAC contou desde o início do procedimento com o apoio irrestrito da CEBRASSE (Central Brasileira de Serviços), cujo papel preponderante no pleito – e atuação destacada em Brasília – foi determinante para levar a solicitação do mercado de FM adiante.

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This field is required.

This field is required.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.