fbpx

Norma influenciará o comportamento das organizações para obtenção de melhores resultados

Acaba de ser publicada a norma ISO 41015:2023 Facility Management– Influencing Organizational Beaviours for Improved Facility Outcomes (em tradução livre: Facility Management – influenciando comportamentos da organização para melhora da operação) 

Mais nova integrante da família ISO 41000, a norma é resultado do trabalho incansável ao longo de três anos de diversos especialistas e do conselheiro e representante da ABRAFAC, Thiago Santana.

O principal objetivo da norma é fornecer diretrizes sobre como a organização de FM pode influenciar as dinâmicas corporativas dos mais diversos espaços: indústrias, hospitais, shoppings ou  escritórios. “Tudo isso, de maneira que estas dinâmicas possam gerar melhores resultados para aquele negócio”, explica Santana.

Ainda segundo ele, “por dinâmicas, podemos entender a maneira como engajamos os usuários de uma edificação, a maneira como os empoderamos dos temas e elementos daquela unidade e como podemos influenciar usuários, prestadores e visitantes durante sua jornada melhorando sua experiência durante a relação com aquele ambiente construído”, explica.

Importante para o mercado de FM, property e workplace, o documento vem somar às demais normas já publicadas ABNT ISO 41011, 41012, 41013 e 41014.  “Em conjunto com a ISO41001 – Facility Management – Sistema de Gestão, forma-se um arcabouço cada vez mais robusto de recursos, diretrizes e ferramentas para uma melhor gestão do processo de Facility Management em uma organização”, finaliza Santana.

A ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) já iniciou o processo de formação de um grupo de trabalho que cuidará da tradução do documento para português para futura publicação. Espera-se que o processo seja totalmente concluído até o final de 2023

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This field is required.

This field is required.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.