Publicado em 04 de abril de 2025

Evento marcou o lançamento de ebook elaborado pelo Comitê de Facility Management em Serviços de Saúde ABRAFAC

O Comitê de Facility Management em Serviços de Saúde ABRAFAC promoveu em 04 de abril a live IoT: aplicabilidade prática para o FM em Instituições de Saúde. Com transmissão ao vivo pelo canal oficial da Associação no Youtube https://www.youtube.com/live/W6CIw_FhWl8?si=zADeR20M7z6LnBPv, o vídeo contou com moderação de Marcelo Boeger, Diretor de Comitês e participação dos membros do Comitê de Saúde: Abel Moreira da Costa, Conselheiro ABRAFAC e Diretor da InfraSpeak (empresa patrocinadora prata); e Leandro Simões, CEO da Evolv (empresa patrocinadora prata).

Com grande audiência, a transmissão marcou o lançamento do e-book “Impacto do FM nas certificações em instituições de saúde”link do E-Book. A publicação é resultado do trabalho realizado pelo Comitê de Saúde para apurar dados relevantes do setor.

Aberta aos associados e ao público em geral, a live contou com as boas-vindas de Regina Umetsu, Diretora de Certificação, e explorou como a Internet das Coisas (IoT) tem impactado diretamente a atuação dos Facility Managers, além de discutir a aplicabilidade nos ambientes hospitalares.

Além de explorar os usos da IoT, a live também abordou como a ferramenta pode transformar a eficiência operacional e a qualidade da percepção de excelência por parte dos usuários dos ambientes de saúde.

Segundo Marcelo Boeger, “compreender o impacto das ferramentas tecnológicas auxilia os profissionais enxergarem as não conformidades e gargalos nas operações”, reforçando a importância da multiplicação de informações relevantes e acessíveis para que o mercado de FM possa tirar melhor proveito das inovações e transformações em curso na atualidade.

Para Abel, “o propósito é ir a fundo em pontos importantes do IoT, que cada vez mais está fazendo parte das operações, facilitando o dia a fim de ajudar as pessoas que estão inseridas no Facility Management a terem ações mais efetivas”. Segundo ele, quesitos como redução de custos, visibilidade real de dados são fundamentais para a tomada de decisão. 

Leandro completa que Facility em saúde é um tema complexo e estratégico para os profissionais de FM em ambientes de saúde. “A onda mais recente do IoT conectado diretamente à IA potencializa a coleta e compreensão dos dados, com grande eficiência operacional”.

A pesquisa que serviu de base para a publicação do ebook apontou que 77% dos profissionais respondentes estão alocados em hospitais da região Sudeste do Brasil. Deste contingente, 56% dispõem de mais de 200 leitos e 20% mais de 100 leitos. 

A partir daí, as principais questões abordadas na pesquisa foram destacadas com comentários e considerações valiosas dos convidados enriquecendo o debate:

– Qual das soluções de Iot (sensores) aplicáveis na área de Facilities e Manutenção em Saúde a instituição em que você trabalha já possui em operação?

– Na sua instituição, as equipes de Facilities e Manutenção têm a sua disposição alguma ferramenta?

– Na sua percepção, como são feitas a gestão e a tomada de decisão sobre as atividades de Facilities e Manutenção na sua instituição?

– Qual das soluções de IoT (sensores) você acredita que trariam maior ganho de eficiência para a gestão das atividades de Facilities e Manutenção da sua instituição?

– Na sua opinião, qual o maior desafio para justificar a evolução das tecnologias de IoT? 

Confira a íntegra da live:

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This field is required.

This field is required.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.