fbpx
Publicado em 19 de fevereiro de 2025

Autoras detalharam os projetos ganhadores

Dois trabalhos vencedores do Prêmio ABRAFAC Melhores do Ano 2024, reconhecimento à excelência e inovação dentro do mercado de Property, Workplace e Facility Management, foram destaque na primeira edição do FM Debate de 2025, transmitida em 18 de fevereiro. 

Com apresentação de Ricardo Sansone, Diretor de Eventos; saudação de Amílcar João Gay Filho, Diretor do Prêmio ABRAFAC; e mediação do Conselheiro Glaucio Tomaz Cirne, o evento online FM Debate: Apresentação dos trabalhos ganhadores do Prêmio ABRAFAC 2024 contou com a participação de Valdireni de Oliveira Crippa, Gerente de DM – Regional Norte da Suzano e Ione Gomes, Analista de Facilities da Suzano, que apresentaram o trabalho “Módulo Conecta”. Também participou Keila Hanashiro, Head de Hospitalidade na Tools Digital Services (uma empresa Santander), com o trabalho “Alimentando Vidas”.

Módulo Conecta

Inicialmente a audiência acompanhou um breve panorama do Congresso ABRAFAC 2024, além de informações sobre a Associação. Em seguida, Valdireni Crippa iniciou a apresentação do trabalho “Módulo Conecta” destacando as escolhas diárias feitas na companhia Suzano para moldar as sementes do futuro que está sendo construído.

A associada ABRAFAC relembrou o início do projeto em 2016, na cidade de Mucuri (BA), onde foi proposta uma mudança de paradigmas começando pela reforma dos banheiros da área operacional. 

“Em 2018 houve um novo movimento para revitalização de copas, com mudanças arquitetônicas”, relembrou. A partir de 2022, com o Projeto Conexão Ambiental, os profissionais foram novamente desafiados a transformar ambientes, conectando módulos remotos de operação.

Valdireni destacou que desafios, como o projeto piloto e o impacto das iniciativas junto aos colaboradores, diretoria, sindicatos e demais stakeholders foi determinante para o sucesso do projeto. “Decidimos celebrar conectando as áreas de negócios, mostrando o impacto na vida dos colaboradores e as transformações nos ambientes remotos”, afirmou.

Na sequência, Ione Gomes detalhou o passo a passo do projeto vencedor na categoria Pessoa Jurídica com a exibição de um vídeo sobre o conceito “juntos e misturados” e o impacto das ações na vida de todos os envolvidos.

Alimentando Vidas

Vencedor em primeiro lugar na categoria Pessoa Física, o projeto “Alimentando Vidas” foi apresentado por Keila Hanashiro, que representou as demais autoras: Cíntia Saade Abud Torquato Jardim e Natali Alves Duarte Feitosa.

Keila relembrou que o projeto nasceu a partir da Lei 14.016/2020, conhecida como Lei da Boa-Fé Alimentar, que protege os doadores de alimentos contra responsabilidade civil e criminal em casos de danos causados pelas doações.

“O projeto promove a doação de alimentos excedentes e sem valor comercial a entidades assistenciais, garantindo a correta destinação dos resíduos alimentares, minimizando a emissão de CO2”, explicou.

A iniciativa teve início a partir do redesenho do modelo de serviços de alimentação nos prédios administrativos do Banco Santander em São Paulo, com o objetivo de elevar o nível de satisfação dos colaboradores, adoção de melhores práticas e otimização dos espaços. “O grande desafio foi sair de uma posição centralizada para acolher novas empresas prestadoras até conseguir começar a plantar a semente do ESG”.

Com isso, foi possível pular de 2,6 mil refeições para 4 mil, além de elevar o nível de satisfação dos usuários. “No início do projeto, a redução de resíduos alimentares foi primordial, para depois alcançar entidades receptoras, garantindo o cumprimento das boas práticas da ANVISA”, explicou.

A associada ABRAFAC relembrou que a escolha das ONGs receptoras dos alimentos considerou um raio de 5km de distância. “Passamos a dar valor aos alimentos e passamos a ter um olhar diferente – inclusive para a gestão dos serviços”, relembrou, citando os inúmeros benefícios da iniciativa como o combate à fome; contribuição para uma sociedade mais justa; redução na emissão de gases de efeito estufa; promoção da economia circular; incentivo a uma cultura corporativa mais sustentável, entre outros.

Ao final, o público teve a oportunidade interagir com as convidadas, enviando perguntas sobre os projetos apresentados.

FM Debate conta com apoio dos patrocinadores Diamante: Sodexo e Workplace; Ouro: Guima Conseco, Pitney Bowes, Space, Verzani & Sandrini; Prata: Aditiva/Prisma, Athie Wohnrath, Atlas Schindler, Belgotex, Conforlab, EcarFleet, Engemon, Evolv, RL Higiene, InfraSpeak, MaxiService, Monitory, Neowrk, Orion, Tennant Company, Unilever, WiseOffice. 

Confira a íntegra do FM Debate:


Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This field is required.

This field is required.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.