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Publicado em 11 de novembro de 2024

Relatório de Gestão ABRAFAC

Publicação apresenta um apanhado das principais realizações durante a gestão 2021/2023

Em busca do constante compartilhamento de conhecimento e boas práticas, a ABRAFAC acaba de lançar o Relatório ABRAFAC Gestão 2021 a 2023. Escrita a várias mãos, a publicação traz um compilado das principais atividades realizadas pela Associação no período.

De forma simplificada para facilitar a leitura, a publicação faz um apanhado da história da ABRAFAC e do setor de Property, Workplace e Facility Management no período, registrando fatos relevantes para a posteridade, assim como o reconhecimento ao empenho de associados, voluntários, patrocinadores, parceiros e apoiadores.

Marcados por profundas mudanças em todas as esferas em decorrência da pandemia de Covid-19, os anos de 2021 a 2023 foram determinantes para o destaque do segmento de FM, que se viu alçado ao protagonismo dentro das organizações devido as demandas impostas pelas medidas sanitárias.

Papel estratégico

Cada vez mais estratégico, o FM passou a lidar com uma nova realidade: o trabalho remoto X o trabalho híbrido em substituição ao modelo convencional. Justamente neste período, a ABRAFAC, sob a Presidência de Irimar Palombo, Vice-Presidência de Mauro Campos e demais integrantes da Diretoria, manteve a missão de promover o desenvolvimento, a capacitação e o reconhecimento profissional do setor.

Entre os destaques nesta jornada figuram a consolidação da ABRAFAC como um ponto de convergência para profissionais, contratantes, consultores, administradores, empresas e prestadores de serviços de FM. 

Não obstante, a Associação se manteve como uma relevante plataforma para compartilhamento de conhecimento e experiências, promovendo networking de alto nível em um ambiente colaborativo e amigável para profissionais, empresas e formadores de opinião.

Além disso, sob a Gestão 2021/2023, a ABRAFAC  atuou como articuladora para o reconhecimento oficial da profissão através da CBO (Classificação Brasileira de Ocupações), juntamente com o apoio do Ministério do Trabalho e da FIPE (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas) da USP (Universidade de São Paulo) e Cebrasse (Central Brasileira de Serviços).

No mesmo período foi lançada também a Certificação C11.FM (link), primeira chancela oficial de Property, Workplace e Facility Management lançada pela ABRAFAC. Alinhado às certificações internacionais, o selo C11.FM ABRAFAC é dividido nas categorias C11.FM1 (mínimo de três anos na área com atuação como analista, técnico (com segundo grau ou curso técnico completo) ou engenheiro; C11.FM2 (mínimo de cinco anos na área com atuação como coordenador, supervisão ou chefia com curso superior completo) e C11.FM3 (mínimo de oito anos com atuação como gerência, diretoria ou CEO com curso superior completo). 

Também foram criados Comitês Técnicos visando a estimular o conhecimento individual e coletivo, bem como a produção e publicação de materiais didáticos disponíveis para consulta e download gratuito. 

Organizado por capítulos para facilitar a leitura e busca de informações, o Relatório apresenta um Raio X da ABRAFAC, listando os aspectos determinantes da Associação para a evolução setor no Brasil, além de perpetuar a história de engajamento dos associados em prol do fortalecimento da área.

O Relatório já está disponível para download gratuito.



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