fbpx
Publicado em 05 de julho de 2024

Expectativa da Conselheira é ver o crescimento e fortalecimento da ABRAFAC ao término da atual gestão.

A Engenheira Civil Veronica Mariko Mori conheceu a ABRAFAC por intermédio do Grupo Mulheres em Facility Management e Workplace, entre 2018 e 2019. Mas, na verdade, a interação com o setor já vinha de longa data.

“Inicialmente ingressei em um estágio onde permaneci por dois anos na área de Manutenção Predial na área industrial. Mais tarde, busquei outra oportunidade em Administração Predial em instituição financeira e acabei ficando na área”, relembra. 

Desde então, a profissional soma mais de 20 anos de experiência nos segmentos de manutenção e operação predial, gestão de contratos e serviços nos setores industrial, financeiro, startup, condomínios, aeroviário, alimentício e hotelaria.

Múltiplos aprendizados

Entre os desafios encontrados ao longo da jornada, ela se deparou com a necessidade de conquistar múltiplos aprendizados. “Normativas além da construção civil, legislação, financeiro, gestão de pessoas, comunicação, entre outros”, aponta.

Mas ao longo do tempo a paulistana Verônica foi percebendo a evolução do mercado de FM. “Cada vez mais os profissionais passaram a buscar conhecimento, além de se tornarem mais estratégicos”, destaca, para prosseguir: “até conquistarmos, no ano passado, o reconhecimento enquanto profissão”, diz, em referência à CBO (Classificação Brasileira de Ocupações).

Na opinião da atual Suporte Técnico e Gestora de Propriedades e Manutenção na Accor Hoteis, a ABRAFAC desempenha papel determinante para o setor de FM, já que é referência em apoio e compartilhamento de conhecimento e networking para os profissionais do segmento. 

Segundo Veronica, as iniciativas da Associação são estratégicas para impulsionar o mercado de FM no Brasil. Entre elas, ela destaca: o Congresso ABRAFAC e a Certificação C.11 FM ABRAFAC, por promoverem o reconhecimento dos profissionais de Property, Workplace e Facility Management.

“Os Comitês Técnicos são outra importante iniciativa, que, além estimular o acesso ao conhecimento, compartilhamento de cases de sucesso, cria oportunidades para a atualização das referências no setor”, enfatiza.

Integrante do Conselho ABRAFAC, Veronica destaca: “minha meta é seguir contribuindo para agregar valor nas discussões inerentes à evolução e permanência da Associação, bem como fortalecer a participação feminina no corpo de voluntários”. A expectativa, de acordo com ela, é ver um maior crescimento e o fortalecimento da ABRAFAC ao término da atual gestão.

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This field is required.

This field is required.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.