fbpx
Publicado em 10 de julho de 2024

Paulo Eduardo Antonioli, Conselheiro ABRAFAC

Sócio-fundador espera ver a ABRAFAC mais valorizada

Paulo Eduardo Antonioli é um dos sócios-fundadores da ABRAFAC, proveniente da USP (Universidade de São Paulo), onde atua como professor do MBA Gerenciamento de Facilidades Corporativas desde 2002.

Mas antes é preciso relembrar a história de Antonioli no mercado de Facility Management. “Em 1999 iniciei meu curso de Pós-Graduação na Escola Politécnica da USP, orientado pelo Professor Moacyr Eduardo Alves da Graça, que, inclusive, já pesquisava o assunto que despontava nos EUA e Reino Unido naquela época”, lembra.

Engenheiro Civil, o Conselheiro trabalha com todos os ciclos de construção: do projeto à construção propriamente dita, passando pela operação. Daí para a sinergia com o universo do Property, Workplace e Facility Management foi um pulo. Tanto que sua monografia, de 09 de abril de 2003, é considerada a primeira do Brasil a tratar do tema.

Potencial do setor

Para Antonioli, entre os maiores desafios encontrados no setor está o desconhecimento do potencial que o gerenciamento estruturado e proativo dos recursos corporativos pode oferecer às organizações para que elas atinjam suas metas estratégicas.

No entanto, ele também aponta que o tema FM se tornou mais conhecido na atualidade – e os profissionais mais valorizados – despertando o interesse das corporações pelos benefícios proporcionados: sustentabilidade (ambiental, econômica e cultural); acessibilidade; uso racional de insumos; energia limpa e ESG (governança ambiental, social e corporativa), entre outros.

Em sua opinião isso também foi possível graças ao papel determinante da ABRAFAC: “para agregar os profissionais da área, gerando e divulgando conhecimento para valorização do setor”, destaca.

Para tanto, ele lista algumas das iniciativas da Associação como cruciais para fomentar o segmento no Brasil: a realização do Prêmio Melhores do Ano ABRAFAC, a Certificação C.11FM, além da realização de eventos online e debates sobre assuntos atuais.

Desta forma, ele conta que em sua lista de prioridades como integrante do Conselho ABRAFAC estão dar suporte à Diretoria, além de participar de comissões e outras iniciativas desenvolvidas pela Associação.

“Espero, ao final desta gestão, ver a ABRAFAC reconhecida e valorizada como a única organização de gerentes de facilidades do Brasil, com maior reconhecimento internacional”, arremata.

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This field is required.

This field is required.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.