fbpx
Publicado em 06 de setembro de 2024

Maristela Serpejante Porfirio, Conselheira ABRAFAC

Uma das prioridades da Conselheira é garantir que as ações desenvolvidas estejam alinhadas aos interesses dos associados

Com mais de 30 anos na liderança de equipes multidisciplinares em grandes empresas, Maristela Serpejante Porfirio ingressou no mercado de Facility Management em 2019 pelas mãos de Fátima Sousa – uma das sócio-fundadoras da ABRAFAC, para atuar como desenvolvedora e treinadora de profissionais de FM.

Mentora de carreira e negócios, palestrante internacional, desenvolvedora de líderes e equipes, analista de perfil comportamental e responsável por projetos para troca de melhores práticas entre instituições e empresas do Brasil e países da América Latina, a Conselheira ABRAFAC aponta: “Um dos maiores desafios no setor de Property, Workplace e Facility Management foi ser reconhecida como referência para os profissionais da área”.

“Pelas exigências impostas devido às responsabilidades do dia a dia, há um nível elevado de análise crítica sobre os temas”, aponta Maristela, para prosseguir: “a régua é alta quando falamos de Faclity Managers. Mas isso foi muito bom, pois me desafiou a fazer entregas de forma mais eficiente e qualitativa.”.

Ao longo dos anos de interação com o setor, Maristela foi percebendo a importância do profissional de FM para a criação de condições e ambientes organizacionais que incentivem uma maior produtividade dos colaboradores. 

“Parte desses profissionais já compreendeu o quão estratégicos devem ser, e se reconhecem como protagonistas na relação empresa X colaboradores, além de sua  importância para a obtenção de resultados diante dos desafios que virão nos próximos anos.”, explica a Conselheira.

“Será preciso um grande esforço para o desenvolvimento das novas competências desses profissionais para que eles consigam atender as demandas futuras e serem mais reconhecidos”, acrescenta.

Segundo ela, o fato de a ABRAFAC ser a instituição oficial que representa os interesses dos profissionais de Property, Workplace e Facility Management no Brasil faz com que a entidade seja um amplo pólo de troca de experiências e conhecimento. “Uma rede de relacionamento confiável e geradora de oportunidades”, aponta.

Conteúdo qualificado

Na visão de Maristela, iniciativas como o selo C.11 FM ABRAFAC, o Prêmio ABRAFAC Melhores do Ano e o Congresso ABRAFAC & Expo FM inserem o profissional do segmento no âmbito nacional e internacional, além de fomentar a geração de negócios importantes para o setor.

A Conselheira também aponta a relevância dos Comitês Técnicos. “Eles proporcionam a troca de conhecimento, estimulam o relacionamento e permitem a entrega ao mercado de conteúdo relevante”, diz. “Além disso, os participantes desses grupos se destacam no mercado.”

Inovação e eficiência

A expectativa de Maristela ao término da gestão é grande: “temos um time muito qualificado na gestão da ABRAFAC, empenhado em trazer inovação, eficiência e mais participação para os associados no dia a dia. Com isso, entendo que a Associação ficará mais moderna, mais atuante em nível nacional e internacional e muito mais próxima dos associados”, almeja.

Para tanto, entre as prioridades da Conselheira estão garantir que as ações desenvolvidas pela Associação estejam alinhadas com os interesses dos associados. “E sigam as melhores práticas de ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) e ESG (governanta corporativa)”, aponta, para concluir: “e claro, criar tempo na minha agenda para participar de um dos Comitês Técnicos e colaborar na produção de conteúdo para o programa de Certificação – da qual sou uma das docentes.”.


Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This field is required.

This field is required.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.