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Publicado em 16 de julho de 2024

Conselheiro Marcus Braga

Conselheiro espera que a ABRAFAC impulsione o crescimento do setor de FM 

Marcus Braga, 59 anos, conheceu a ABRAFAC em 2019 quando atuava como Diretor Executivo em uma grande corporação. Naquela época participou de algumas reuniões com a Associação e mais tarde, em 2021, se filiou como pessoa física. 

A partir daí, estreitou sua participação nas atividades da ABRAFAC, em especial, no Comitê Facility Management em Serviços de Saúde. “Entendi que podia contribuir e participar para agregar conhecimento”, explica.

“Estou no mercado de Facility Management há 27 anos, sempre atuando no segmento de prestação de hard e soft services, além de segurança patrimonial. Passei pelas três maiores multinacionais no segmento: GRSA, ISS e G4S, que me proporcionaram um grande aprendizado, já que o setor está sempre em mudança, com transformações tecnológicas e processuais”, pontua.

No entanto, Braga relembra que o mercado era muito diferente cerca de 30 anos atrás. “Por isso, o meu maior desafio foi me manter atualizado com informações e tendências – cruciais para um setor em constante movimento e modernização”, acrescenta.

Mercado em transformação

Ao longo do período como Associado ABRAFAC, Braga constatou várias transformações. “Houve uma crescente digitalização e adoção de tecnologias nas operações de facilities, como sistemas de gestão predial (BMS) e internet das coisas (IoT) para monitoramento em tempo real e automação de processos.”

Neste ínterim, a preocupação com a sustentabilidade aumentou significativamente, levando a práticas mais ecológicas e eficientes em termos de energia nos edifícios e instalações. “As empresas estão dando mais importância à experiência do usuário em seus espaços físicos, buscando criar ambientes que promovam o bem-estar, a produtividade e a satisfação dos ocupantes.”, explica.

Na visão do Conselheiro outro ponto que tem se diversificado são os modelos de contratação dos serviços – cada vez mais diversificados, com empresas optando por soluções integradas e contratos de desempenho.

“A pandemia de Covid-19 destacou a necessidade de flexibilidade e resiliência nas operações de facilities, levando a reavaliação dos espaços de trabalho e das estratégias de gerenciamento”, diz.

Outro ponto destacado por Braga é a análise de dados. “Tem se tornado fundamental para a tomada de decisões estratégicas nas operações, permitindo uma gestão mais eficiente.”

Na opinião do Conselheiro, a ABRAFAC desempenha um papel de destaque no setor de FM, atuando com representante dos profissionais e empresas do setor, defendendo interesses perante governo, instituições regulatórias e demais stakeholders relevantes. “Isso inclui a promoção de políticas públicas favoráveis ao desenvolvimento do setor e a defesa de padrões éticos e profissionais”, destaca.

Ele prossegue acrescentando que a Associação atua no desenvolvimento e na promoção de padrões de excelência e melhores práticas em Facility Management. “Tudo isso feito por meio de treinamentos, cursos, eventos, publicações e outras iniciativas que visam aprimorar o conhecimento e as habilidades dos profissionais de FM”.

Representatividade

Além disso, Braga ressalta a valiosa oportunidade para networking entre os profissionais do setor, permitindo a troca de experiências, insights e melhores práticas. “Isso ajuda no fortalecimento da comunidade de FM e no compartilhamento de conhecimento e inovação”, reforça.

“A ABRAFAC também desempenha papel determinante na coleta, análise e disseminação de dados relevantes para o segmento através de pesquisas, estudos de mercado, relatórios e análises que ajudam a entender as tendências, os desafios e as oportunidades”, explica, para acrescentar: “é fundamental também iniciativas como o fortalecimento e o avanço do setor de Facility Management no Brasil através da promoção do desenvolvimento profissional, a representação dos interesses e melhores práticas.”

Como integrante do Conselho na atual gestão, Braga tem como prioridade colaborar na impulsionamento do crescimento e relevância da Associação. “Não somente em São Paulo, mas em âmbito nacional”.

O Conselheiro almeja que a ABRAFAC chegue ao final desta gestão seguindo sua vocação representativa da entidade junto a órgãos governamentais, instituições acadêmicas e demais organizações. 

“Oferecendo também novos serviços aos Associados, focando em práticas sustentáveis e de responsabilidade social corporativa, refletindo as preocupações crescentes da sociedade e do mercado em relação ao meio ambiente, além de atuar ativamente para o fortalecer a expertise e a competitividade dos profissionais de Property, Workplace e Facility Management no mercado.”, finaliza.

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