Conselheira Márcia Ferrari
Expertise em prol dos objetivos da ABRAFAC
Com relevante experiência profissional adquirida na atuação em conglomerados globais como RICS, Hilti e Cushman & Wakefield, levaram Márcia Ferrari, arquiteta com pós-graduação em Marketing e mestrado em Finanças Internacionais pela Sorbonne Business School, a uma sólida especialização em gestão e desenvolvimento de negócios, formação de equipes e relacionamento de mercado.
“Ingressei no mercado de Facility Management no início dos anos 2000, quando atuei na Cushman & Wakefield. Lá tive a oportunidade de trabalhar com Business Development, fazendo propostas para gerenciamento de operações em todo Brasil e também em Benchmark de edifícios multi-tenant”, relembra, para acrescentar: “foi uma época deliciosa na minha vida”.
A vivência na área e a atuação na Royal Institution of Chartered Surveyors (RICS) acabaram levando Márcia a se aproximar da ABRAFAC em 2011. Na ocasião, as associações se aproximaram para desenvolver a profissão de FM no país. “Realizamos vários eventos em conjunto, muitas vezes trazendo profissionais de fora do Brasil para palestrar”, lembra Márcia.
Tais afinidades resultaram em 2021 na filiação à ABRAFAC. Na mesma ocasião Márcia, que é Presidente da Infra Women Brazil, Head of Consultant Business na Neowrk e Membro dos conselhos do IREE, foi convidada a atuar como Diretora de Certificação e encabeçar a criação da Certificação C.11 FM.
No entanto, apesar da evolução do mercado, a Conselheira relata que desinformação – tanto por parte do contratante, quanto por parte dos profissionais da área – muitas vezes resulta no aprendizado empírico de como é trabalhar no FM.
“No início da minha jornada na área havia pouquíssimo material didático que estruturasse o entendimento sobre esta importante profissão. Muito do que tínhamos vinha de operações de fora do Brasil e nem sempre se adequava a nossa realidade.”, conta.
No entanto, o mercado vem evoluindo e se profissionalizando. “Hoje em dia encontramos cursos de MBA, técnicos e profissionalizantes, além da Certificação ABRAFAC (C11.FM) e o reconhecimento formal da profissão através da CBO (Classificação Brasileira de Ocupações)”, destaca.
“Daí a importância de uma Associação como a ABRAFAC para desenvolver a profissão, coordenar estudos e trazer conteúdo para os associados visando o bem público”, acrescenta.
Segundo Márcia, outras iniciativas como a criação de Comitês Técnicos e a realização de eventos também são ferramentas estratégicas para impulsionar o setor de FM no Brasil. “Elas promovem o reconhecimento, trazem conteúdo e estimulam o networking”, enfatiza.
Com uma visão apurada do setor, Márcia enfatiza que sua prioridade junto ao Conselho na atual gestão: contribuir ativamente para que a Associação cumpra seu propósito para com associados e sociedade em geral. “Espero que a ABRAFAC continue a ser uma associação que as pessoas tenham orgulho de fazer parte”, finaliza.