fbpx
Publicado em 23 de maio de 2024

Conselheira Márcia Ferrari

Expertise em prol dos objetivos da ABRAFAC

Com relevante experiência profissional adquirida na atuação em conglomerados globais como RICS, Hilti e Cushman & Wakefield, levaram Márcia Ferrari, arquiteta com pós-graduação em Marketing e mestrado em Finanças Internacionais pela Sorbonne Business School, a uma sólida especialização em gestão e desenvolvimento de negócios, formação de equipes e relacionamento de mercado. 

“Ingressei no mercado de Facility Management no início dos anos 2000, quando atuei na Cushman & Wakefield. Lá tive a oportunidade de trabalhar com Business Development, fazendo propostas para gerenciamento de operações em todo Brasil e também em Benchmark de edifícios multi-tenant”, relembra, para acrescentar: “foi uma época deliciosa na minha vida”.

A vivência na área e a atuação na Royal Institution of Chartered Surveyors (RICS) acabaram levando Márcia a se aproximar da ABRAFAC em 2011. Na ocasião, as associações se aproximaram para desenvolver a profissão de FM no país. “Realizamos vários eventos em conjunto, muitas vezes trazendo profissionais de fora do Brasil para palestrar”, lembra Márcia. 

Tais afinidades resultaram em 2021 na filiação à ABRAFAC. Na mesma ocasião Márcia, que é Presidente da Infra Women Brazil, Head of Consultant Business na Neowrk e Membro dos conselhos do IREE, foi convidada a atuar como Diretora de Certificação e encabeçar a criação da Certificação C.11 FM.

No entanto, apesar da evolução do mercado, a Conselheira relata que desinformação – tanto por parte do contratante, quanto por parte dos profissionais da área – muitas vezes resulta no aprendizado empírico de como é trabalhar no FM.

“No início da minha jornada na área havia pouquíssimo material didático que estruturasse o entendimento sobre esta importante profissão. Muito do que tínhamos vinha de operações de fora do Brasil e nem sempre se adequava a nossa realidade.”, conta.

No entanto, o mercado vem evoluindo e se profissionalizando. “Hoje em dia encontramos cursos de MBA, técnicos e profissionalizantes, além da Certificação ABRAFAC (C11.FM) e o reconhecimento formal da profissão através da CBO (Classificação Brasileira de Ocupações)”, destaca. 

“Daí a importância de uma Associação como a ABRAFAC para desenvolver a profissão, coordenar estudos e trazer conteúdo para os associados visando o bem público”, acrescenta.

Segundo Márcia, outras iniciativas como a criação de Comitês Técnicos e a realização de eventos também são ferramentas estratégicas para impulsionar o setor de FM no Brasil. “Elas promovem o reconhecimento, trazem conteúdo e estimulam o networking”, enfatiza. 

Com uma visão apurada do setor, Márcia enfatiza que sua prioridade junto ao Conselho na atual gestão: contribuir ativamente para que a Associação cumpra seu propósito para com associados e sociedade em geral. “Espero que a ABRAFAC continue a ser uma associação que as pessoas tenham orgulho de fazer parte”, finaliza.

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This field is required.

This field is required.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.