Conselheiro Luciano Luizetto
Foco do Conselheiro é ajudar na abertura de novas frentes para o setor
Luciano Luizetto ingressou na ABRAFAC em 2010, através da empresa na qual atuava na época. Logo em seguida, em 2011, se filiou como Pessoa Física. Desde então, o Conselheiro vem se envolvendo cada vez mais nas atividades da Associação.
“Meu ingresso na área foi natural, em decorrência da atuação em manutenção predial em um condomínio multiusuário”, relembra. A partir daí, o envolvimento com as mais diversas disciplinas presentes em um empreendimento comercial fez o profissional ‘virar a chave’ para o FM.
Apesar disso, alguns desafios estiveram presentes na jornada. Entre eles Luizetto destaca a interação com pessoas. “A experiência do usuário é o termômetro, assim como a sua percepção e avaliação também são a nossa avaliação do nível de serviço”, explica.
Atualmente ocupando cargo de gerência na LG Eletronics, o Engenheiro Elétrico de 48 anos foi percebendo a evolução do mercado de Property, Worplace e Facility Management.
“O uso da tecnologia transformou bastante o nível de exigência do mercado. E isso me parece natural com o decorrer do tempo. Basta fazer um esforço para se lembrar como atuávamos antigamente sem os telefones celulares e agora com ele no bolso. A velocidade e a qualidade das informações mudaram muito! Estamos praticamente online e com imagens onde quer que estejamos”, relata.
Valorização do profissional de FM
No entanto, para Luizetto, a ABRAFAC desempenha papel determinante no setor e tem colaborado muito para a promoção e valorização do profissional. “O desafio é constante, pois a Associação deve sempre alavancar a imagem do FM no Brasil”, reforça.
“Penso que iniciativa como o Prêmio ABRAFAC Melhores do Ano é muito importante para o segmento, pois oferece destaque para os profissionais que trabalharam duro, planejaram e colocaram em prática tudo aquilo que poderia trazer benefícios para sua companhia”, acrescenta.
Além disso, Luizetto cita outros dois pontos: o reconhecimento oficial da profissão de Facility Manager através da publicação da CBO (Classificação Brasileira de Ocupações) e a Certificação C.11FM ABRAFAC.
Entre as prioridades do Conselheiro está ajudar na abertura de novas frentes para desenvolvimento e promoção da carreira de FM. “O trabalho é constante, sempre em evolução, mas espero ver a Associação como uma entidade brilhante frente ao mercado, com o destaque e o reconhecimento merecidos”, conclui.