Conselheiro Cristiano Mantovani
Jornada de Desenvolvimento e Reconhecimento no Facility Management
A história de Cristiano de Carvalho Mantovani no universo do Facility Management começa em 2008 quando foi convidado a gerenciar uma nova área que recém criada na empresa na qual atuava como Gerente de Tesouraria.
Ali teve início a um processo de reestruturação que marcaria também a carreira profissional do atual Conselheiro ABRAFAC. Em 2009, essa empresa foi adquirida pela gigante farmacêutica Pfizer.
Naquela época, Mantovani, 48 anos, conta que “a nova área integraria parte da estrutura de Finanças e o Diretor Financeiro me lançou o desafio de liderar o processo de centralização dos serviços que estavam distribuídos entre várias pessoas, principalmente entre os colegas de Recursos Humanos”, relembra.
O momento representou um ponto de virada na carreira, exigindo que o profissional mergulhasse de cabeça em um campo ainda desconhecido, mas cheio de potencial. Dali até chegar à ABRAFAC, foi um pulo!
Filiação no mesmo dia
“Fui apresentado à Associação em 2009”, relembra. “Coube então a Mateus Passos – então gerente comercial em uma empresa parceira – me convidar para participar de uma reunião para me aprofundar sobre Facility Management. Não só aceitei, como também formalizei minha filiação naquele mesmo dia 27 de maio”, conta.
“Desde que fui introduzido às atividades da ABRAFAC passei a compreender a dinâmica da gestão de contratos com terceiros, as expectativas da liderança, a cobrança de resultados e a melhoria de processos foram determinantes para que pudesse me organizar e assumir de vez a tarefa de gerenciar uma área totalmente nova”, explica.
“A redução de custos e a melhoria de processos se tornaram metas constantes na minha rotina profissional, impulsionando-me a buscar continuamente maneiras de otimizar e aprimorar as operações”, acrescenta o Conselheiro.
Além disso, na opinião de Mantovani, compreender os diferentes níveis de profissionalismo entre os fornecedores e buscar melhores entregas de resultados foi, sem dúvida, o começo da jornada.
“Ao longo dos meses os resultados foram sendo entregues com êxito, ao passo que fui me aprofundando mais no escopo de atuação desse novo segmento e percebi que eu também poderia expandir muito mais minha atuação”, conta
A partir daí, Mantovani passou a se dedicar ainda mais à área. “Definitivamente o FM está em constante evolução e transformação, o que me obriga a estar atualizado e conectado com pessoas e entidades como a ABRAFAC”, enfatiza.
Mudanças significativas
Ao longo de seus 15 anos como associado, Mantovani testemunhou uma mudança significativa na percepção e no reconhecimento do FM perante os demais players e organizações. “O que antes era conhecido como uma simples área administrativa agora hoje é reconhecido como Facility Management. E a ABRAFAC desempenhou um papel fundamental promovendo a profissionalização do setor”, destaca.
Com um olhar voltado para o futuro, Mantovani espera ver a Associação cada vez mais fortalecida e reconhecida como entidade líder que apoia e representa as áreas de Property, Workplace e Facility Management. “Acredito firmemente em seu papel como catalisadora no desenvolvimento do setor, contribuindo para o crescimento e reconhecimento perante outros setores, o governo e a sociedade”, diz.
O Conselheiro aponta que o mercado tem exigido cada vez mais a profissionalização. “E a ABRAFAC tem apoiado fortemente nesse sentido. Desta forma, cada vez mais as empresas buscam por soluções integradas – não somente entre os serviços administrados pelo FM – mas também por maior sinergia e alinhamento com as melhores práticas globais”.
De olho no futuro
Segundo Mantovani, várias iniciativas importantes ao longo dos 20 anos da ABRAFAC merecem destaque: ISO 41000, CBO (Classificação Brasileira de Ocupações) e Certificação C11.FM ABRAFAC. Já o Prêmio ABRAFAC Melhores do Ano tem lugar especial na lista: “Fui, por duas vezes, agraciado com muito orgulho”.
Além disso, ele lista o Congresso & Expo ABRAFAC e a realização de eventos presenciais (FM Debate) e online (FM Tactics), entre outros. “Este composto de ações e conquistas eleva cada vez mais a importância do FM no contexto das organizações”.
Há quase 10 anos atuando como voluntário, o Conselheiro aponta como prioridade o apoio à Diretoria Executiva – tanto na condução da Associação, como no desenvolvimento de atividades e ações para difundir a importância e abrangência da entidade enquanto representante do FM.
“Espero ver a ABRAFAC cada vez mais fortalecida perante todos os agentes atuantes em Property,Workplace e Facility Management, ampliando ainda mais a base de associados e reconhecida como entidade formal, protagonista e catalisadora na consolidação do setor frente a mercados, governo e sociedade”, arremata.