Encontro entre grupos de ESG e Desafios do Workplace resultou em inspiração e troca de experiências
Recém formatado, o Comitê de ESG ABRAFAC acaba de realizar sua segunda reunião com a participação de Verônica Mori e Claudia Jiamelaro, respectivamente coordenadora e integrante do Comitê de Desafios do Workplace. O encontro proporcionou inspiração e troca de experiências entre os presentes.
Liderado por Rodrigo Sávio, o Comitê de ESG trata o abrangente tema da governança social, ambiental e corporativa e os desafios dessa pauta na atualidade. “Daí surgiu a idéia de apresentar aos membros do grupo o trabalho desenvolvido pelo primeiro comitê da ABRAFAC – Desafios do Workplace, com o intuito de inspirar e demonstrar as etapas na elaboração de conteúdo”, explica Sávio.
Ele segue lembrando que, como as atividades estão começando é fundamental a aproximação com um comitê responsável pela produção de documentos relevantes para o setor de FM.
Para Regina Umetsu, diretora de Comitês da ABRAFAC, o encontro foi positivo para o aprendizado e também para estimular a melhoria contínua. “Apesar de ser a primeira experiência, a reunião foi muito motivadora e trouxe dicas valiosas sobre como elaborar materiais úteis para os profissionais da área”, enfatiza.
Relevância das publicações
Outro destaque do encontro foi o tema trazido pelas convidadas: a responsabilidade das publicações geradas pela ABRAFAC. “Isso é fundamental tanto para os autores, como para a própria associação, que coloca à disposição do setor material para consulta e inspiração no dia a dia”, indica Regina.
Um exemplo foi a elaboração da publicação “Gestão do uso racional da água”. Encabeçado por Claudia Jiamelaro. O material advém das informações extraídas da vivência profissional e também dos resultados comprovados na prática com base em normas e legislações.
Ao ouvir a experiência dos colegas do Comitê de Desafios do Workplace, os integrantes do Comitê de ESG também puderam comprovar que o esforço individual contribuir para os bons resultados coletivos. “O resultado final é muito compensador. Um exemplo são os trabalhos já publicados e disponíveis para download.
“Saímos desse encontro bastante motivados, com a clareza da importância da produção de um documento que servirá de consulta para os FM´s”, diz Sávio, para arrematar: “agradecemos a participação de Verônica e Claudia, por apresentarem de forma impecável o trabalho desenvolvido pelo comitê de workplace”.