Chancela oficial da ABRAFAC confere reconhecimento e qualificação
Um grupo composto por seis profissionais da mesma empresa – A.B.I.J.C.S.U.D. (Associação Brasileira de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias) – Departamento de Operações e Manutenção, concluiu o processo para certificação, conquistando o selo C11.FM – chancela oficial para o setor de Property, Workplace e Facility Management no Brasil – que atesta a competência dos FM´s que atuam no mercado.
Regina Umetsu, Diretora de Certificação ABRAFAC e Frederico Behmer, membro da Diretoria de Certificação destacam: “em agosto/24 finalizamos mais uma turma de candidatos certificados que se dedicou com empenho para atingir as metas e lograram total êxito nos exames aplicados.”
Passo importante na carreira para obtenção de reconhecimento e destaque profissional, a certificação impulsiona o currículo, deixando-o mais atrativo para os contratantes. “Além disso, é um benefício pessoal para aqueles que conquistam a chancela”, enfatizam.
Certificação para FM
Com base nas normas da série ABNT ISO 41000, que trata dos processos a serem desenvolvidos pelos profissionais de FM no ambiente construído visando uma melhor performance em suas atribuições, a ABRAFAC lançou em 2023 um processo de certificação para valorizar especificamente o profissional de FM.
A Certificação C11.FM avalia desde o histórico profissional até a realização dos exames que abordam as competências fundamentais que um Facility Manager deve ter.
“No processo de certificação o candidato tem a responsabilidade de relembrar as atividades que não são de rotina, bem como a importância da sua função, a qual envolve suporte ao negócio principal, a criação e a manutenção de ambientes construídos que propiciam a satisfação e o bem-estar dos colaboradores e dos usuários destes, trazendo, como consequência, uma maior produtividade dos colaboradores e a harmonia ao conjunto”, explicam Regina e Behmer.
Além disso, é importante que o profissional esteja apto a garantir a conformidade com as normas e regulamentos vigentes. “Uma estrutura com uma boa gestão alcança redução de custos operacionais, mantendo a eficiência dos equipamentos utilizados, aumentando a eficiência energética e consequentemente garantindo melhor sustentabilidade ao negócio, por exemplo”, acrescentam Regina e Behmer.
A série de normas ABNT NBR ISO 41000 trata dos processos a serem desenvolvidos pelos profissionais da área de FM no ambiente construído visando uma melhor performance em suas atribuições demandadas, melhores desenvolvimento de estratégias, definições de políticas com a antecipação e mitigação de riscos, a adaptação a mudanças e inovações tecnológicas, contratações, introduzindo ações de sustentabilidade e procurando implementar as soluções que apóiam os objetivos de médio e longo prazo das organizações.
Conheça mais sobre a Certificação C11.FM
ABRAFAC parabeniza os novos profissionais certificados:
Anderson Clayton Silva
Genivaldo Antonio dos Santos
Hugo Weinert Neto
Rafael Vicentini Candia
Renato Bernardo Lopes
Vando Augusto Diniz
A lista completa está acessível no site: